domingo, fevereiro 25, 2007

Prémio "O maior bosta"

(clique sobre a foto para aumentar)

(in Jornal do Fundão)

18 comentários:

Anónimo disse...

Grande filho da puta! Perdoem-me a linguagem, mas um cão destes não tem outro nome!

atumnespereira disse...

Chamar-lhe filho da puta não me parece melhor que dar-lhe o prémio de maior bosta. O primeiro insulto vai directo para a mãe da criatura, enquanto que bosta é exactamento e que esse excremento fez de Portugal durante grande parte do sec xx.

Unknown disse...

Não sou, nem pretendo ser um defensor de Salazar. Longe disso, Salazar é responsável por um dos piores períodos da nossa história e isso jamais deveremos esquecer.

Agora não pactuo com os epítetos que aqui lhe atribuem. É que não posso deixar de reconhecer que para o bem ou para o mal, Salazar foi um homem honesto e frontal nos seus princípios.

Há filhos da puta bem maiores por aí que enriquecem à custa do "Zé" e que nos mentem todos os dias à descarada. Montes de bosta que não olham a meios na pressecussão dos seus interesses. Mas como isto é uma democracia a coisa já é mais aceitável, por isso não passam de caganitas.

Peço desculpa se ofendo alguém, mas esta é a minha mais sincera opinião. E daí que talvez o objectivo seja ofender...

Unknown disse...

Já agora, aproveito para dizer que o meu voto para melhor português vai para Camões.

Saibam as minhas razões em:
http://docadotempo.blogspot.com/2007/02/o-maior-portugus-de-sempre.html

Podem também ler uma crítica minha ao Top 100 em:
http://docadotempo.blogspot.com/2007/02/melhores-portugueses-onde.html

@lm0creve disse...

A ganda corno! Quem enfiava este bandido num calabouço era eu!Este e outros bufos cum havia in Casegas, uns dsfarçaram-se de alfaiates que fujirem pá frança, e outros de outros animais. E inda lá andem alguns...

Unknown disse...

Almocreve, não sei se essa do corno é para mim... Se for temo que me tenhas interpretado mal.

Eu não questiono a culpabilidade de Salazar. Apenas não concordo com os baptismos que aqui se fizeram. Ditador, opressor, isso sim, são epítetos que lhe assentam.

Mas filho da puta e monte de bosta não. Não só porque a mãe do homem era uma daquelas católicas fervorosas para quem a mera ideia puta devia ser um ultraje, mas também porque essas são designações mais adequadas a outros comportamentos (por exemplo, os bufos...).

Continua a afirmar que para o mal ou para o bem o raça do Homem foi íntegro e honesto nos seus princípios. Fazia o que dizia e dizia o que fazia. E não enriqueceu à custa do Estado, ao contrário de muito larápio que pr'ai anda.

atumnespereira disse...

O Egas, não posso estar mais em desacordo contigo. Ha coisas que não se podem relativizar dessa forma. Por esse caminho ainda acabas a dizer que o Filho de puta do Hitler até era boa pessoa e que nunca matou um judeu ou sequer uma barata. Que quem fazia o trabalho de atirar com os judeus gazeadoa para os fornos crematórios até era feito por outros judeus e que quem tocava a música que os deportados ouviam ao entrar no campo de estremínio também eram judeus fazendo pela vida (não é um eufemismo).Que levava as contas da economia de sua casa em linha e pagava os impostos.
Não querendo aqui entrar em comparações que são absurdas como comparar o "Bosta" com o "Senhor Bosta". O nosso Bosta é responsável por acabar com inovações que vinham da Primeira República, e mergulhar o País num torpor de 50 anos (meio século) onde como qualquer campónio acumula ouro em aneis e colares e pulseiras e ... que na festa anual do seu povo a sua mulher luz na procissão. Se o valor de 900 toneladas de ouro (onde existe a suspeita de haver algum ouro extorquido a judeus nos campos de extermínio. dentes, aneis, alianças e outras coisas), Que é o que se diz que existia nos cofres do Banco de Portugal, se tivesse aplicado em investimentos que desenvolvessem o País que herdamos, hoje possivelmente não estaríamos na famosa "Cauda da Europa". Já agora faz um esforço e informa-te sobre o que Franco, O Bosta de nuestros Hermanos fez ao desenvolvimento de Espanha na mesma altura e compara e verás que até nisso ficamos com a fava. Por Cimquenta anos de atrazo e retrocesso, só pode ganhar uma figura nesse pódium e essa figura é Salazar.
Já agora uma poesia

António de Oliveira Salazar
Un nome de qualidades impares
António é um nome
Oliveira é uma árvore
E Salazar é composto de Sal e de Azar
Vem a chuva derrete o sal fica só o azar
(Ó diacho, parece que já choveu)
Fernando Pessoa



O azar durou cinquenta anos

Não ha bém que sempre dure nem mal que não acabe.
(Ditado popular)

Infelizmente não sei o poema de Sofia de Mello Bryner sobre uma determinada manhã que acabou com o azar de que te safaste.

famel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
famel disse...

dsclpe sr. atumnespereira m aparte de todo o mal praticado durante a ditadura salazarista, concordo com o q o egas disse!
Quantas vezes tem ouvido a palavra "contenção" na boca dos nosso governantes? E ver passar das palavras à acção? ah...pois...eu tb n! É mais dificil poupar k gastar, e nestas coisas de politica o poder costuma subir à cabeça! Viagem em executiva, grds bombas c motoristas...upa...upa
Salazar pode ter amealhado e n ter investido, m foi dos pcs q realmente era contido!

atumnespereira disse...

Não posso acreditar no que oiço (neste caso no que leio). Será que por acaso já se preocuparam em gastar algum tempo em informação e de uma vez por todas desmascarar esse mito do Senhor Salazar pobretanas e que quiz ser enterrado numa campa raza e outras peças do mesmo calibre que a propaganda do regime incutiu na cabeça de vossos pais e avós e que ainda não se puseram a questionar?
Será que era assim tão poupado? Ou será que era poupado numas coisas e gastador noutras? Ser poupado é uma virtude absoluta?
Construir os únicos quilómetros de auto-estrada que existiam no país para ligar a Capital com o estádio Nacional, construido à imagem e semelhança dos levantados por hitler e Mossulini e tal como o de estes servir para grandes encenações de demonstração de poder.Não me parece muito poupado
Fundar e manter uma polícia política de controle dos cidadãos para assim se perpectuar no poder, não me parece muito poupado.
Dar à Alemanha do senhor Hitler, todo um carregamento de antiguidades Ejipcias que os alemães tinham pilhado e que portugal tinha aprezado no porto de Lisboa quando declarou gerra à Alemanha na primeira gerra mundial, não me parece muito poupado, ainda mais cvonhecendo a pobreza das colecções ejipcias dos museus nacionais.
A democracia levantou a Expo 98 mas em 1940 tivemos a Exposição do Mundo Português com "pretinhos da Guiné tiritando de frio no inverno de Lisboa à beira Rio nas choupanas construidas onde hoje é o CCB e que antes foi um palácio demolido para a Exposição. O S. Salazar de que vossos pais vos falam, não é própriamente o Salazar real. Vamos informem-se, leiam muito. Um grande pensador dizia que quem não conhece os erros cometidos está condenado a repetir-los. Não quero dar lições de superioridade seja em que sentido for, mas não me posso calar quando vejo gente jovem falar do que fez esse homem como se fosse um bém.
Por acaso Famel, sabesque o carro em que se deslocava sua excelência era possivelmente o único blindado que existia no país? Nas viagens que fazia pensas que utilizava o transporte público? (ou concideras que era transporte público por ser pago por todos os contribuintes) Pensas que ele de poupado prescindia de motorista e de escolta policial? Que filmes andaste a ver? No que diz respeito à representação do estado fez o que qualquer governante tem por obrigação fazer. Dignificar o país. E o País põe à disposição dos governantes, os meios para que não sintamos vergonha, quando por motivos de Estado têm de se deslocar. Não é ingenuidade a tua é mais ignorância que deves combater informando-te. Pensas que quando a Maria Callas esteve no S. Carlos a cantar a traviata isso não foi pago por todos e só alguns assistiram? Não se foi buscar um Coche ao museu para levar a Rainha de Inglaterra quando esta esteve em Lisboa no tempo do ditador?
Por acaso pensas que os jantares no palácio da ajuda eram em pratos de esmalte? Que não usavam a baichela Germain?
Ou seja, usando tudo o que queria do estado e não tendo descendência directa poderia, como fizeram outros ditadores amealhar uma fortuna na Suiça e não o fez, é isso motivo para ser canonizado?
Penso bém que não

famel disse...

Quem falou em canonização??? Ng está a exaltar super poderes a ng!!! N sou fundamentalista e n kero ser, simples/ reconheço o bem e o mal, tanto dos q fizeram a historia em maio 1173,c os q a fazem em fevereiro de 2007! Falar em informação sim sr. M ja percebeu q a informação k nos rodeia é facciosa, tendenciosa e mts vezs manipulada p/ outros interesses? Podemos viver na ignorância anos e pensar que estamos correctos pk lemos o livro d "sr. tal" ou a "enciclopedia tal". Parece-m uma pessoa + do k bem informada, m um pc mais de neutralidade só ajudaria, pois ao ao "pendermos" p certos ideais, caimos no risco de olhar só do nosso lado!
Mas é o erro geral, não conseguimos avaliar uma questão sem puxarmos p o nosso lado e daí ao fundamentalismo é um pulo.
Nunca defendi Salazar, aliás dificil/ "queimo" as mãos p/ alguém k n viveu no meu tempo!

Agr desculpe mas tenho k ir dar 1 valente sova aos meus professores de historia contemporanea...pelo que me disse eles nem deviam estar na faculdade a leccionar, nem tão pouco ir falar na tv se só m contaram mentiras!

Anónimo disse...

e olhe que o seu ultimo parágrafo, não deve andar muito longe da ralidade, mas isso o(a) senhor(a)
ja percebeu: "a informação k nos rodeia é facciosa, tendenciosa e mts vezs manipulada p/ outros interesses?"
Felicito-a pelo facto, não é para todos. Deixo contudo, os votos para que veja menos TV

atumnespereira disse...

Uma das "virtudes" das ciências Sociais e humanas, é que quem as usa, não só está a analizar o objecto de estudo como está a fazer ao mesmo tempo o retrato de quem estuda.Ou seja, o auto-retrato. O que isto quer dizer, é que simplesmente não se deve fiar num livro só nem num pensador só. Contudo, o saber que eles impossivelmente podem ser neutros não a deve desanimar de os ler a todos.
Se analizar o período de governação desse senhor, vai ver que ao que assistimos, é a uma debandada de portugueses para Argentina,brasil e estados unidos, primeiro, depois canadá, venezuela, as ex colónias para onde só se podia ir com uma carta de chamada, França Alemanha, luxemburgo, etc etc. Se em vez de estar preocupado em juntar 900 toneladas de ouro se se preocupasse com a principal riqueza de um país, que é a sua população, possivelmente portugal estaria mais desenvolvido, mais rico, e não estariamos outra vez repetindo no início do sec XXI a sangria de todo um território, que que vê partir os melhores.
Corra as povoações de todo o interior e o que vê é uma população envelhecida e sem força para mudar o que quer que seja.

Já agora, se quer saber o que é ver a vida toda espiolhada, veja uma película que acabou de ganhar o Oscar de melhor filme estranjeiro e que se chama "a vida dos Outros", A pide era parecida só que com menos meios (sempre fomos um país pobre).
Leia o episódio da invasão do território da India portuguesa e informe-se sobre o comportamento do senhor. Sabendo que o território ia ser invadido retirou para Moçambique parte do armamento (o material mais caro) e quando o território foi invadido enviou mensagens onde dizia que se devia combater até à morte para salvar o solo pátreo. Os soldados portugueses, com o armamento absoleto que ficou, como poderiam ter defendido o que quer que seja? Os capturados pelo exercito da india ainda tiveram processos disciplinares por não terem morrido pela pátria e foram acusados de desertores e abandonados.
Tem orgulho de ter tido Salazar a governar Portugal?
Olhe, eu não. Tenho vergonha.
Tenho vergonha que um homem como Aristides de Sousa Mendes, que salvou muitos judeus dos campos de estermínio, quando era Consul de Portugal em Bordéus, contra as ordens dos ditador, tenha visto toda a sua brilhante carreira arruinada. E como este, muitos outros que pagaram com o exílio, a tortura o desemprego etc, o simples acto de dizer o que pensam e fazer o que a sua consciência dita. Não é por viver numa gaiola dourada que o piriquito tem mais liberdade.
Já agora gostava de saber o porquê de acusar o que digo de faccioso.
Primeiro, tive o privilégio de ter vivido a fase terminal desse período e ter assistido a todas as alterações que se sucederam ao 25 de Abril. Sei o que era o antes e o depois. Ouví muitas histórias na primeira pessoa, e ví o que aconteceu a todo o interior.
Só por isso, e digamos participar num concurso desse tipo (o que não faz o meu feitio)já era suficiente para conciderar esse senhor como o maior bosta que nos caiu em sorte.
E sem vergonha de o afirmar.
Porque agora posso e no seu tempo não.

P.S.
Esta história do concurso de eleição do maior bosta e de o eleito ter sido o nosso ditador, fez-me recordar um acontecimento que teve lugar em Santa Comba Dão nos tempos que se seguiram à revolução. A estátua que se erigiu aí a Salazar foi tomada pelo povo decepada a cabeça e um popular completou o que faltava cagando-lhe no pescoço. Será que era um gesto premonitório?

famel disse...

Bom sr. Caxias resta-lhe fzr uma palestra p nos assistirmos!

famel disse...

Sr. atumnespereira é smp d bom grado k leio e aprendo c td o k partilha connosco no blog. Contudo neste aspecto, posso dizr-lh k td o k escreveu é do meu conhecimento. Vc n percebeu k eu n vim defender Salazar, não encontra deste lado oposição. Encontra alguém k gosta de olhar a história p além dos factos e dos acontecimentos! E não me canso de dizer k a cegueira dos nossos ideiais não nos deixa olhar p além disso. Não sei mais nem menos do q ng, e não vi exaltar nenhuma figura neste post. Mas veja bem se ao ser assim tão linear qd falarmos de outras figuras irá lembrar-se só das coisas más...

atumnespereira disse...

A minha apreciação da figura de Salazar, como em qualquer julgamento, é fruto de várias coisas. Junção de elementos de prova (é o corpo de factos praticados e sobre os quais recai o julgamento), circunstâncias derimentes, circunstâncias atenuantes(Onde podem entrar actos louváveis, comportamentos anteriores, relatados por terceiros, que abonem do bom nome, Acontecimentos estranhos que influenciaram a tomada de determinadas soluções, etc). Tudo o que relatou da figura, como vê cai nas circunstâncias derimentes e nas circunstâncias atenuantes. Isso de ser poupado, gostar dos "pobretes mas alegretes" não se fazer com unhas e dentes aos béns do estado para benefício próprio, etc e tal, não são mais do que circunstâncias atenuantes, quando muito serviriam para reduzir a pena, não para anular o julgamento. O julgamento é sobre se, quando em determinadas situações, em vez de ter tomado determinadas actitudes que conduziriam a determinados resultados, tomou exactamente as opostas e com isso prejudicou o País. O julgamento de que estou a falar é pois um julgamento político e que como bém sabe, foi coisa a que ele nunca esteve disposto a sujeitar-se. Mesmo quando houve todo um movimento para mudar com o general Humberto Delgado, sabe como isso acabou.
Ou seja, não contaram para o meu julgamento dessa figura questões acessórias mas coisas de substância.Não o Salazar da "Flama" e do "Século", mas o da governação, aquele que oprimiu um povo para o benefício de umas quantas famílias a quem concedeu os monopólios e as prebendas.

P.S.
Uma coisa simples que poderia ter sido feita no tempo desse senhor e não foi:
Ter mandado a Academia de Ciências, acabar o Dicionário da Lingua Portuguesa. (Uma das primeiras obrigações da Academia após a sua fundação, foi elaborar o Diccionário da Lingua Portuguêsa. Como tudo neste país ficou parado no A. Foi finalmente terminado no tempo da democracia, mas já não a tempo de influênciar a homogenização de escrita entre o Português do Brasil e o Português de Portugal. Se o Diccionário tivesse sido feito teriam sido desnecessários acordos hortográficos pois este constituia o padrão).
Como esta, encontraria-mos centos de acções que deveriam ter sido tomadas e não foram.

Anónimo disse...

Caros conterraneos caseguenses, vivendo perto de Peniche, aconselho vos em alguma peregrinação que queiram organizar, visitar o forte daquela cidade. Dar vos ha uma pequena ideia do lado honeste do Salazar e da sua politica de repressão ( Egas: Se repressão, medo,ocultação de factos..., fazem do Salazar um homem honeste nas suas ideias e actos cito: « faz o que diz e diz o que faz », historias de prisões politicas tais como as do Tarrafal e de Peniche, relatam perfeitamente o quanto perfide era o Salazar e o seu regime.
Não prestou para nada, nem economicamente ( Podia enfiar o ouro no cul , nem socialmente ( politica de medo e terror ).
Ou seja para acabar Salazar só teve um mérito na vida dele: foi o de morrer.

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ achat cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis achat
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis ricetta medica
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis venta