terça-feira, maio 23, 2006

Então aí vai uma...!

Fritada á Moda de Casegas

Compre-se em partes iguais os seguintes ingredientes:
Lombo (ou perna ou pá), de porco, coração, fígado, “entertinho” (também conhecido por redanho) e rim, tudo de porco.
- Corte-se tudo á camponesa (em pedaços de aproximadamente 2 a 3cm de lado).
- Tempere-se com sal, pimenta, piri-piri, cominhos, louro, alho, vinho tinto e um fio de óleo. Deixe marinar, cerca de duas horas (no minimo)
- Frite em azeite bem quente (pode juntar um pouco de óleo ou banha de porco para que dê mais alguma resistência ao azeite).
-Depois de tudo frito, retire parte da gordura, volte a introduzir as carnes e refresque-as com a marinada.
- Deixe apurar e rectifique o tempero.
- Acompanha com batata cozida com pele (tem pior aspecto mas ganha em sabor) e salada
Nota: É aconselhável fritar o entertinho (redanho) aparte, uma vez que necessita de um maior tempo de fritura. Para que obtenha melhores resultados, em caso de se tratar de uma grande quantidade de carnes e tendo em conta que os fogões domésticos têm pouca potência de fogo, frite as carnes em pequenas quantidades, levando desta forma um maior choque térmico inicial que conferirá ás carnes uma crosta exterior de poros contraídos, sustendo assim os sucos no interior da carne, tornado a mesma, mais suculenta e saborosa.


Bom Apetite

3 comentários:

atumnespereira disse...

Pode fritar primeiro o entretinho no azeite que já vai fazer com que este fique com uma boa mistura de gordura de porco e depois de este estar algum tempo a fritar juntar as outras carnes. A minha mãe punha muitas vezes lombinho em vez de lombo mas o que nunca faltava e penso que te esqueceste de mencionar foi de porem tomilho (Serpão) no tempero. O aroma do Serpão é fundamental. Continuo a cozinhar este prato sempre que me vêm saudades do dia da matança. Por isso, em todas as casas onde já morei tive sempre um vaso de serpão, já que o aroma, é ligeiramente diferente do do tomilho normal.

MUL@ disse...

Tudo muito bem, mais cambalhota menos cambalhota, mas a fritada n leva serpão...é opção lá de casa! Mas tb deve ficar bom! Serpão fica bem em quase tudo!

Asno disse...

Pois, isto é a mesma história dos feijões com couves: uns gostam com massinhas outros nem por isso...Mas acho que não é grave, no essencial são feijões com couves e é fritada.
Hmmmm este post deu-me a fome!
Aínda me hei-de arrpender de ter convidado este...já estou cá com uma larica!