terça-feira, maio 02, 2006

DOR

Como diz o ASNO, é " bom que leiam". E mais um poema ...Este é triste e talvez pessimista, mas não deixa de ser realista. O que dói e nos mata é mesmo a desertificação da NOSSA BEIRA, e em particular da NOSSA ALDEIA. Por uma má ideia economicista, fecham as maternidades e qualquer dia até encerram a escola da terra. Quando se fecham portas, fecha-se a nossa ligação à vida. E nós que estamos longe observamos tudo isto com muita dor e tristeza. É caso para perguntar: Para onde é que caminhamos?






Ai esta dor que se eterniza
Que nos mói, castiga
E mata

Ai a perenidade desta angústia,
Perante um país conquistado
E sempre
E ainda à beira mar plantado!..


Ai a bruma, a nebulosidade de todas a manhãs,
De todos os dias
Que nos estupidifica e empederniza
Nos impede e obscurece no rumo a tomar

Já não temos homens,
Campos,
E animais para criar!...

O meu povo adormece
A gente da minha terra envelhece
E as casas estão a desmoronar!...

Já não temos mar,
Os navios deixaram de poder ancorar!...


tonho, 8 de Setembro de 2000

5 comentários:

Asno disse...

É que nem mais...andamos de cavalo para burro, qualquer dia apenas restam os da minha espécie...e uns tufos de palha a rebolar nas ruas "á Farwest"...
Aaaaah estava-me a esquecer, também se vai ouvir o citroen saxo a assapar rua abaixo rua acima a fazer borralheira.

Festivaleiro disse...

Temos poeta...

Oh tonho isso é mm teu ou limitaste-te a fazer um exercicio de plágio?

Asno disse...

Olha que te enganas calhondra...

Anónimo disse...

Não há plágio meu caro Zé Tó Calhondra. Sabes, em tudo o que se escreve está a nossa vida, a nossa experiência, e fundamentalmente é preciso nascer, sentir e sofrer. Não me considero poeta, nem tenho obra publicada, mas todos os dias escrevo. Dá saude e faz crescer!... Poderei aqui de vez em quando publicitar algumas coisas, mas este BLOG, que tem uma função importante, sem dúvida, não me perece que esteja virado para o sentido poético da vida.

Anónimo disse...

Pois não, aqui é mais corte e costura!!lol