segunda-feira, maio 15, 2006

Património Vegetal







Dou início à minha colaboração com o Blog, com imagens de um património que, por estar tão à nossa frente acabamos por nem lhe ligar ou até não o ver. Exemplo: Estas três plantas, que fazem parte do património vegetal que herdamos, alguém conhece? Uma delas, por me parecer bastante estranha, levei um exemplar ao Jardim Botânico de Lisboa e lá me disseram que era uma das poucas flores azuis que florecem em Portugal, uma planta rara portanto. A minha mãe, uma senhora de setenta e cinco anos e que quaze nunca saiu de Casegas, nunca a tinha visto ou reparado nela. Polígala de seu nome, parece uma giesta rasteira mas dá flores azuis. Outra, é uma abrótea, uma planta medicinal, e a outra uma ilustre desconhecida. Se alguem souber o seu nome vulgar ou a sua designação botânica agradecia-se que nos informasse.

6 comentários:

MUL@ disse...

Ora aqui está uma coisa boa da nossa terrinha!
Qual é a que não conheces a amarela? Vou investigar...

atumnespereira disse...

As flores brancas são de Abrótea, a azul é a Polígala e a de flor amarela é uma ilustre desconhecida.

Anónimo disse...

Não há dúvida, se os políticos conhecessem bem a nossa Terra, ou melhor a Nossa Região, e é claro todo o interior desertificado, já tinham feito muito mais pelo nosso querido país.Se nós amassemos todos muito mais a nossa terra, talvez fosse possível ... Quem é que fica um dia para contar a hitória destas plantas, destas flores? Ainda me lembro de todas estas belezas, mas os fogos e a acção destrutiva do homem, e escrevo a palavra homem com letra pequena, darão cabo de tudo isto. E foi a pensar no encanto de todas estas riquezas que parecem desaparecer que elaborei o poema "DOR". Ver a nossa terra continuamente a ficar cada vez mais desertificada, as casas abandonadas e outras a desmoronar, dá muito que pensar. Não temos mais navios, barcos, para podermos ancorar.Tonho

Anónimo disse...

Boa colaboração! Posts deste género é que podem vir a transportar este Blog no bom caminho!

Anónimo disse...

ó anónimo és tu messias?Á frente da carroça vao o almocreve, o asno e os seus contributors, 1º mete o anonomato no c´... e lê o post "justo mai justo não hà".
E 2º, o blog sempre foi no bom caminho e por isso tem os visitantes que tem! Ou querias só cá ler o que gostas de ler? Vai pá bicha!

Asno disse...

Ás vezes o becas nem é burro de todo, mas continua com o crónico problema de formação.
Ao senhor anónimo, não vou responder, pelos motivos que toda a gente sabe. Mas vou começar a publicar os gráficos da evolução do blog para evitar estas opiniões tendenciosas.