quarta-feira, maio 24, 2006

Património a descobrir/valorizar




SUGESTÃO PARA PASSEIO NO FIM DE SEMANA (aproveitando a catástrofe do verão passado)

Alguma coisa se tem falado sobre a recente descoberta de gravuras mas, no território de Casegas temos mais vestígios que urge conhecer e divulgar. No sitio das "Covas" e na Boça vemos grandes montes de "mancas" (nome que as pessoas dão em Casegas àquele tipo de pedras). Estamos perante uma "conheira" espécie de lavaria, de uma exploração mineira Romana. Conhece-se só outra em Portugal e já começaram os trabalhos para a sua protecção.
Um dia destes mostro aqui no Blog um documento dos anos 20 do séc. passado, onde dois habitantes de Casegas registam a descoberta de uma jazida de chumbo no local. Por lenda, as pessoas de Casegas dizem que era aqui a Vila das Covas que era aonde Casegas pertencia antes de pertencer à Covilhã.

6 comentários:

PÊRA disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
PÊRA disse...

acho esta nuticia muito interesante,e muito importante para casegas, cultura,hestória, sa se ve de ke cidade pertemcia casegas (Penssa-se)e muito imteresante espero que encontrem mais vestigios.

Asno disse...

Achas mesmo que isso vai ser valorizado atum?
Os senhores que estão á frente dos destinos da nossa aldeia, se virem isto, urrarão:
-MANOS FINALMENTE JUNTOS!!!

Asno disse...

speedy, eu não tenho a certeza, mas penso que existem vestigios de um entre Sobral e Casegas via Casal de Sta Teresinha e o atum, que está ausente em missão secreta, conhece essa muralha.

atumnespereira disse...

Proximamente vou colocar fotos de um possível povoado da idade do ferro próximo do porcim.

atumnespereira disse...

O meu mail é atumnespereira@hotmail.com