sábado, maio 27, 2006

De boas intenções está o inferno cheio


Ou, "o que esperar quando o elefante vai à loja de cristais". Ou "quem te manda sapateiro tocar mal o rabecão".



Todos, mais ou menos, sabia-mos que as paredes e açudes da ribeira de Casegas estavam assentes sobre toros de pinho verde. Sabia-mos, não de ver mas de ouvir contar aos nossos pais que assim era. Sabia-mos que não era boa notícia ver esses toros. Quando os toros ficam fora de àgua o tempo suficiente para secarem, quando voltarem a ficar submersos, vão iniciar o processo de apodrecimento. Logo que estejam podres deixam de sustentar as paredes construidas sobre eles e estas entram em derrocada. Em frente do lameiro da ribeira aquilo que sabia-mos que estava lá mas que sabia-mos que não era para ver, está agora à vista devido ao abaixamento do leito da ribeira. Aquela parede tem então os dias contados. Um ano, talvêz dois, mas vai cair e a culpa é de quem intervem na ribeira sem atingir as consequências dos seus actos. Os exemplos de más intervenções que resultaram em paredes derruidas e chães desaparecidos ou encascalhados todos conhecemos. Infelizmente...

É caso para gritar, não oh da guarda! mas guarda rios onde estão!

4 comentários:

MUL@ disse...

Oh Bescas, será que não te enchergas, arre, que é massadora! De ques gostas ru, vá diz-me! Vai dar um mergulho a ver se refrescas as ideias, até está calor e tudo!

MUL@ disse...

Não me amoles o juizo oh Becas, ala, ala, que se faz tarde. Chato do caraças!

finadamina disse...

Digam-me uma coisa, não se pode fazer nada por esse muro?
Coisas dessas já se não fazem. Tenho para mim essas construções como autenticas obras de arte.

atumnespereira disse...

Esta parede, quanto a mim está condenada (se os toros de pinho já secaram, claro). Há uns anos atrás, num ano de seca, as pessoas tiveram que bombear àgua da própria ribeira para acabarem de criar o milho (ainda as regadias estavam todas a funcionar)a ribeira tinha inclusive deixado de correr e só havia a àgua dos pegos. Então as pessoas bombearam-na. Em vários sítios os toros ficaram à vista e secaram. Não nesse ano mas nos anos seguintes essas paredes entraram em derrocada por não terem suporte. Duraram o tempo de os toros apodrecerem. Que não é muito.