sábado, novembro 04, 2006

"Marinhoas do Favacal"

Palhinha seca, enquanto nasce a erva...
Depois do diluvio...causou alguns danos...

Eh toro!
A unica para abater de momento...

Chama-se João Paulo, um jovem engenheiro empreendedor, colega de curso da Cristina Nunes (Cristina Carvalha), este aventureiro veio de terras longínquas da Bairrada, arriscar a sua sorte para as nossas paragens.
Adquiriu grande parte dos terrenos do Favacal, lavrou, semeou e povoou-os com estes belos animais de raça “Marinhoa”, cerca de cinquenta de momento.
Desta produção obterá “vitelas de leite”, que são abatidas enquanto ainda mamam, característica esta, que junta ao facto de estes animais serem criados ao ar livre e tenham uma alimentação á base de erva, palha e outra vegetação de natural, faz com que estes aspectos confiram á carne um sabor diferente e bastante agradável! E não é só o sabor…experimente estufar esta carne sem utilizar métodos de confecção à pressão e verá enquanto fica tenrinha e a desfazer-se!

Sugestão:
Faça um fundo, com azeite, alho, cebola, cenoura, louro.
Junte Vitela Marinhoa do Favacal para estufar ou guisar cortada aos cubos e tempere.
Deixe alourar ligeiramente e refresque com vinho branco.
Junte um ramo de serpão e manjerona e/ou salsa, tape e deixe cozinhar cerca de 25 a 30 minutos.
Ao verificar que a nossa vitela do Favacal está quase pronta junte-lhe os míscaros que apanhou esta manhã quando foi buscar o molhe de mato, deixe ferver e rectifique de tempero.
Sirva acompanhado de uma deliciosa batata gratinada, uns grelos salteados e porque não umas castanhas fritas que é tempo delas?
-“Esboladas” e coloque sempre o testo na fritadeira, porque às vezes as castanhas espantam-se como as vacas do Favacal. No final descascam-se com bastante facilidade.
Caso queiram a Receita da Batata gratinada peçam, é fácil de fazer. Saltear os grelos é num instante, é só cozê-los previamente; alourar um dente de alho em azeite numa frigideira ou tacho, juntar os grelos, sal, pimenta e um golpe de vinagre.

Boa sorte para o Eng. João Paulo e obrigado por teres escolhido a nossa terra. Bom apetite para as minhas amigas donas de casa e porque não também para os meus amigos “donos de casa”, pois se fizerem o almoço ás vossas senhoras de vez em quando, também não vos faz mal nenhum!

2 comentários:

Anónimo disse...

fiquei com curiosidade de fazer as batatas gratinadas, mas nunca mais chegou a receita. como é?

MUL@ disse...

Como podemos ter acesso a essa carne? Ou só é vendida a grossistas?