quarta-feira, novembro 15, 2006

Quando os notáveis davam valor à terra escrevíam assim:


(...)Contrariando as ordens do Vaticano, a Ressureição chegava a Casegas nas manhãs de Sábado.
Ás dez em ponto, os sinos, durante dias silenciados, atiravam para o vale os primeiros sinais de festa, e a garotada corria para o adro com as campaínhas e os chocalhos que na véspera retirara ás cabras, às ovelhas e aos bois, ou arrancar de alguma porta, de casa ou curral.(...)


Clique aqui para ler todo o artigo

10 comentários:

MUL@ disse...

Nem sequer li o artigo ainda! Apenas sei que esse Senhor podia fazer muito por Casegas, mas limita-se apenas a não pôr lá os pés, como é possível?

Anónimo disse...

simplesmente "esse senhor" tem mais que fazer .o tempo dele nao chegua para tudo(O artigo data demarço 1991).
em vez de criticarem mechao-se e façao qualquer coisa pela voça terra.

Anónimo disse...

Faz, faz! Esse é mais um daqueles senhores que pensa que por ter um nivel de educação acima da média caseguense e que por ter tratado por tu Eugénio de Andradre já é alguém de especial, doutra craveira.

A mim cheira-me mais a carapau de corrida.

Mas diz lá o que é que ele já fez por Casegas Isa.

Anónimo disse...

esse senhor (Professor/Doutor) já disse k não quer saber de Casegas para nada, aliás há uns tempos a trás, num programa de televisão, disse q nasceu no concelho da Covilhã,nem o nome de Casegas mencionou. esqueceu as origens...

MUL@ disse...

Lá ajudou a fazer o documentário "Procissão dos bêbados" e "Chorar o entrudo", há 32 anos, já mais conhecido pelo filme do Tó Luís e já não foi "chita"!

Anónimo disse...

Na verdade o Sr parece que se esqueceu do caminho para a Terra que o viu nascer.
Talvez uma das últimas vezes que por cá andou foi para pedir ao falecido Padre Nicolau um manuscrito/livro de grande valor para a nossa Paróquia numa altura em que preparava a sua tese de Doutoramento e que parece se ter esquecido de o devolver. E querem saber quem mo disse ? O Sr Padre Nicolau num quarto do Hospital Amato Lusitano em Castelo Branco nos seus derradeiros dias de vida. E querem saber quem era o Pároco na altura rresponsável pela nossa Paróquia ? O também falecido Padre Ardérius a quem comuniquei o facto. Talvez o Sr Dr. se lembre que é altura de o devolver pois não sei se já o teria feito.

Anónimo disse...

Julgava que era apenas no Paúl, que a "gente ilustre da terra" não fazia nada por ela, mas estou a ver que em Casegas é igual.
No entanto recebem muitos elogios e louvores por onde andam.

Anónimo disse...

Um dia ainda gostava que me explicassem esse conceito de ilustre.

Ó Arnaldo e se tás a ler isto e se ainda não devolveste o livro então trata de o fazer rapidamente que ele é pertença de todo o povo de Casegas e não o expólio privado de um qualquer.

Não sei que livro é mas nem que fosse uma gramática da antiga 4ªclasse. "Ad Caesar quid est Caesar".

(Vês Asno, aqui o gervásio também sabe citar em latim!! Será que isso faz de mim ilustre?)

Anónimo disse...

Ilustre é aquele\a que defende os valores em que acredita,que luta diariamente pelo pão à mesa,que corre atrás dos Sonhos...e,nunca perde a Esperança de um Amanhã melhor...
Ilustre são todos os que ainda não cruzaram os braços e gritam bem alto:VIVA CASEGAS!

Anónimo disse...

ERRATA do último parágrafo,ou melhor,do seu inicio:ILUSTRES