domingo, agosto 20, 2006

trânsito caótico.... (ou aprendam a estacionar)

O que me leva a escrever este post é o profundo desagrado que sinto pela forma como nos últimos tempos o trânsito em Casegas se tornou caótico, uma preocupação que resulta não só do meu papel enquanto peão mas também enquanto condutor.

É gritante a forma como a circulação se tornou uma verdadeira corrida de obstáculos: carros parados de ambos os lados da faixa de rodagem, que bloqueiam o normal funcionamento do tráfego e que obrigam o condutor a desenvolver uma pericia acima da média; estacionamento abusivo por parte de algumas pessoas; inexistência de sinalização adequada; falta de fiscalização pelas entidades competentes; e é claro, muita falta de civismo.

Nomeadamente gostaria de destacar duas situações muito específicas: a Rua da Eira e o inicio da Rua Monsenhor Alves Brás (sobretudo na zona próxima ao cruzamento e aos estabelecimentos comerciais).

Não quero com isto criticar as obras realizadas pela JFC na zona, por sinal tão necessárias. Porém, não posso deixar de pensar que talvez devesse ter existido um melhor planeamento das mesmas, associado à implementação de sinais de trânsito reguladores.

Também não posso deixar de salientar duas outras situações: a daqueles que morando a "meia dúzia de metros" da zona, mesmo assim são os primeiros a levar o carro até à porta do café (quanto mais próximo melhor!); e a dos nossos conterrâneos imigrantes que uma vez em Casegas se acham reis e senhores e julgam poder fazer o que querem, sendo eles dos que mais transgridem o código da estrada português.

Aqui, como em qualquer outro lado, existem regras, e as regras foram feitas para serem respeitadas. Isto não é nenhuma República das Bananas.

PS: Já agora, para aqueles que não sabem a JFC construiu há uns anitos um estacionamento do "lado de lá da ribeira"... porque não usá-lo?!

14 comentários:

Unknown disse...

Os comentários seguintes foram feitos por mim no post "É uma dor d'alma esta gente..." e tratam da temática deste post, daí a necessidade que encontrei em republicá-los.

Unknown disse...

Almocreve pensando bem as placas até lá devem estar... É que o estacinamento como está só muito dificilmente um pesado conseguirá atravessar Casegas!!

Nesta República das Bananas não há lei nem ordem e cada um pára onde quer e faz o que bem lhe apetece!!! Uma falta de civismo extrema meus senhores!!!

Até há aqueles que moram a meia dúzia de metros da zona, mas mesmo assim têm que levar o carrinho mesmo para a porta do café!!!

E se os tugas já são maus então quando chega a trupe dos avecs a coisa piora substancialmente... Do outro dia até um parado na curva do carpinteiro encontrei, como se não bastasse já a diminuição da largura da mesma curva!!!

É mesmo caso para perguntar o que faz a GNR!!!

Por uma vez a JFC que meta mãos à obra e espete uma data de placas de "proibido estacionar" na área (eira e rua monsenhor).

É multa-los a todos para ver se aprendem!!!

Unknown disse...

Ministério da Administração Interna
CÓDIGO DA ESTRADA
(Decreto-Lei n.º 265-A/2001 de 28 de Setembro)
__________________________________________________________________

SUBSECÇÃO VI - Paragem e estacionamento


Artigo 49.º - Proibição de paragem ou estacionamento

1 É proibido parar ou estacionar:
a) Nas pontes, túneis, passagens de nível, passagens inferiores ou superiores e em todos os lugares de insuficiente visibilidade (INCLUI CURVAS);
b) A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos ou entroncamentos, sem prejuízo do disposto na alínea a) do n.º 2;

Artigo 50.º - Proibição de estacionamento

1 É proibido o estacionamento:
a) Nas vias em que impeça a formação de uma ou mais filas de trânsito, conforme este se faça num só ou nos dois sentidos;
b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;
c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;
e) A menos de 5 m para um e outro lado dos postos de abastecimento de combustíveis;
g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou semireboques quando não atrelados ao veículo tractor, salvo nos parques de estacionamento especialmente destinados a esse efeito;
h) Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não for cumprido o respectivo regulamento.

ÀS BESTAS IGNORANTES que não percebem o que quero dizer, aconselho a consulta do CÓDIGO DA ESTRADA (pdf)disponibilizado pela DGV em:
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf#search=%22codigo%20da%20estrada%20portugal%22

Unknown disse...

Tenho uma sugestão: porque não começar por criar algumas vias de sentido único (para ligeiros é claro!!)

Caesar Place disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Imigrante é para quem entra em portugal e emigrante é para quem sai.

TONHO disse...

Caro Egas:

Já reparaste que a linha de frontera com a África não passa muito longe de Casegas? Como sabes é ali mais abaixo. E para baixo mesmo fica Marrocos, não fica a Europa ! ... Do outro lado do Atlântico fica o Brasil e as outras Américas.

Unknown disse...

Caro Tonho,
e se procurares bem quase de certeza que encontras Atlântida ou até quem sabe o fim do mundo...

É curioso como tu, quando se discutem problemas de fundo, preferes ficar sempre a polir a superfície!!!

Quanto a si anónimo, é claro que percebeu a ideia que pretendia transmitir... E também lhe digo que na verdade temos os dois razão: se por um lado devemos considerar emigrantes os nossos conterrâneos que nasceram em Casegas e rumaram ao estrangeiro em busca de melhores oportunidades, também não deixa de ser verdade que muitos deles são já imigrantes (nascidos no estrangeiro e que vêm cá ocasionalmente passar umas temporadas).

Só lamento que este post esteja a ser considerado como uma crítica à migração... Não pretendo criticá-la, pois as migrações sempre foram uma constante das sociedades humanas e continuarão a sê-lo. Apenas pretendo denunciar a falta de civismo de ALGUNS (não todos!!!) indivíduos para quem não existem regras nem leis.

Muitos podem achar Portugal uma República das Bananas mas eu recuso-me a deixar o meu Portugal corroer-se a esse ponto.

Isto ainda não é a Madeira, onde os lobbies põem e dispõem... Ainda há vozes que se agitam e não se conformam!!!

Anónimo disse...

realmente existem problemas de estacionamento,mas convém n esquecer q não são só os e/imigrantes de casegas os culpados,pois a frota Mauro Gaspar e Companhia Lda ocupa a quase totalidade dos lugares disponíveis! assim é impossivel haver estacionamentos suficientes. Ele é q podia ir por metade da frota no estacinamento 1º de Novembro.

TONHO disse...

Caro Egas:
Apenas actuei com um certo sentido de humor.Perante aquilo que eu todos os dias vejo e observo, e eu vivo numa cidade já relativamente grande, e costumo dizer que relativamente à maneira de viver e de estar na vida, os portugueses se aproximam muito mais dos povos do sul. Aliás somos um pouco de tudo, até temos uma costela de Arábe.Percebeste, agora, aquilo que eu quis dizer? Daí a propensão nossa para a falta de disciplina e organização nas nossas instituições públicas e privadas. E quem conhece um pouco de política, ou anda nela, sabe perfeitamente que tudo isto se passa também na super-estrutura do Estado.
E Caro Egas, o sentido de humor também faz parte da vida e a conotação faz parte do sentido das palavras.
Não sou também um superficialísta. Não é essa a minha especialidade. Aliás nem tenho de provar nada a ninguém o que sou. Provavelmente não me conheces muito bem, o que, atendendo às circunstâncias, é natural, ou só me conheces por aquilo que outros dizem. Mas não sou dos que dou à sola.O exemplo está na nossa acção e na luta que diariamente travamos nos locais onde estamos e trabalhamos. O resto são tretas. Mas se quiseres conhecer as minhas "tretas", olha que elas estão publicadas. Muita gente procura conhecê-las.
E digo isto com o respeito que é devido a todos, a ti inclusive, e reconheço que também não te conheço muito bem. Mas por aquilo que aqui publicitaste parece que tens vontade de fazer e agir. E acho muito bem que jovens como tu queiram fazer alguma coisa e reajam ao que não está correcto na nossa sociedade. Sei que é difícil, mas acho que vale apena. Embora com muitas desilusões na vida, continuo a sonhar e reconheço que, apesar de tudo, vale apena sonhar.

TONHO disse...

E Caro Egas, terei de dizer que teremos de criticar abertamente quem concebeu a obra para o SQEUIRÔ.Eu não sei de quem é a culpa. Mas não tenho dúvidas que a Junta de Freguesia se deveria ter oposto ao plano arquitectado pela Câmara. O problema não está apenas na desorem do estacionamento, o problema no Squeirô é que acabaram com a EIRA.

Anónimo disse...

egas, se keres lugar pa stacionar levanta o cu sedo da cama e vai apanhar o lugar!

q cromo!!

Unknown disse...

Becas eu vou a pé... por isso não preciso de me levantar cedo!!! Além disso, a problemática que eu tendo denunciar nem sequer tem a ver com o "eu ter lugar".

Mesmo assim obrigado pela preocupação.

És o maior!!

TONHO disse...

E era bom que a troca de ideias continuasse ... mas infelizmente acabou. Mas porque? Respondammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm !