quinta-feira, agosto 24, 2006

Campanha "The Oneseat"

"Unida na Diversidade", eis o lema da União Europeia e que pretende significar a união de todos os europeus na construção de uma Europa próspera e pacífica.

Europeistas ou não, é nosso dever respeitar todas as culturas, tradições e línguas. E enquanto cidadãos da UE compete-nos não só fomentar a prosperidade da UE como também lutar pela salvaguarda dos nossos direitos. É também nosso dever participar activamente na discussão de temas fracturantes da sociedade europeia e denunciar injustiças e situações anómalas

Foi neste âmbito que surgiu a campanha "The Oneseat" (tradução: Assento Único), e que passo a explicar. O Parlamento Europeu (PE) é uma instituição comunitária que representa os povos dos Estados-Membros da União Europeia. Contudo, ao contrário dos restantes parlamentos do Mundo, o PE não tem uma sede, mas sim duas. Assim, todos os anos, o PE vai intercalando a sua actividade entre Estrasburgo (França) e Bruxelas (Bélgica), um processo que custa cerca de 200 milhões de euros aos contribuintes europeus.

A campanha "The Oneseat" pretende acabar com esse desperdício e implantar definitivamente o PE em Bruxelas. Mas, para obrigar a Comissão Europeia a discutir esta temática é necessário um milhão de assinaturas, pelo que se pede a todos os interessados para visitarem o site www.oneseat.eu e subscreverem este manifesto.

Por uma UE mais justa...

9 comentários:

Unknown disse...

WWW.ONESEAT.EU

atumnespereira disse...

Penso que deveria ser criada uma terceira sede do Parlamento Europeu em Portugal em geral e em Casegas em particular. Ou há moralidade ou pagam todos. Porque é que as sedes do parlamento Europeu têm que ser em cidades? Porque não num representante do mundo rural? Casegas, já agora. È que o mundo Urbano já está representado por Bruxelas. O mundo rural é sempre esquecido por estas instituições. Vamos lutar por uma sede do Parlamento Europeu em Casegas.

(Peço desculpa mas não sei o que me deu...)

Unknown disse...

Becas isto tem a ver com Casegas porque todos nós somos cidadãos da UE.

Atum acho que se o parlamento europeu viesse para Casegas, a nossa aldeia passava rapidamente a cidade!!!! Só a cambada de deputados enchia uns poucos de quarteirões.... Já para não falar do séquito de chupistas que anda sempre atrás deles...

Mesmo assim duvido muito que certas pessoas tivessem interessados na vinda do mesmo para cá...

Anónimo disse...

Diz lá egas k não davas o cú e 3 tostões para seres um desses deputados ou um dos chupistas que anda sempre atrás deles?

Asno disse...

Anónimo,
o nick, tá onde?
Restringimos os comentários outra vez?

Anónimo disse...

Como deve(ria) saber Egas, a explicação para tal dualidade de sedes tem uma explicação histórica. Mas mais importante do que isso é a questão da necessidade de uma maior descentralização das sedes das instituições eoropeias. Só assim se aproxima a UE dos cidadãos.

Quanto à representação do mundo rural importará referir a existência do Comité das Regiões q tem competências em matérias regionais e locais.

Unknown disse...

Anónimo as razões historicas que alega (e sim, que eu conheço!!) não são justificação para o desperdício de recursos em causa. Nem nunca o serão, a meu ver.

Julgo também que a aproximação dos cidadãos à UE não passa obrigatoriamente pela descentralização das sedes como refere. Os cidadãos ja têm acesso localmente aos serviços prestados pela UE. Além disso, as presidências rotativas já são uma boa forma de descentralizar o poder e incrementar o envolvimento de cada país!!

Julgo também que a maior participação dos cidadãos passa antes pelo acesso a mais e melhor informação e também pela credibilidade do poder político.

Só não percebo o que o leva a comentar "anónimo" um tema como este.

Anónimo disse...

Egas,
Quanto ao manifesto desperdício que situações como estas acarretam e à necessidade de com elas acabar estamos de acordo.
Simplesmente penso ser mais relevante discutir o tema da descentralização das instituições. Estas são os verdadeiros pólos de poder da UE.Como sabe em Portugal tem sede apenas o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia da Segurança Marítima. Muito embora incidam sobre temas da maior relevância, a verdade é que se tratam de meras agências comunitárias. Seria de todo o interesse a descentralização das instituições (Parlamento Europeu,
Conselho da União Europeia,
Comissão Europeia,
Tribunal de Justiça
das Comunidades Europeias,
Tribunal de Contas)não só como forma de credibizar a União e de a aproximar efectivamente dos seus destinatários.
As presidências rotativas do Conselho são relevantes (com o alargamento a 25 veja quanto tempo cada país terá que esperar...) mas penso que a descentralização territorial teria outro impacto.

Uma simples nota para referir que em matéria de custos eventualmente desnecessários, discutiu-se, a propósito da Constituição Europeia, a questão dos elevados dispêndios em serviços de tradução, dada a multiplicidade de linguas comunitárias. Optou-se por manter todas as linguas dos paises da União como linguas oficiais.No entanto é uma questão interessante que ainda se coloca.

Quanto ao anonimato, digamos que se trata de uma opção de um Caseguense interessado por estas questões.

TONHO disse...

Desta vez vou até me apetecia fazer de conta que era também um anónimo. Se tenho essa permissão, porque raio devo eu inventar um nome qualquer? Eu não sou mesquinho, tanto me faz que seja ATUM, ASNO, TONHO, CALHONDRA FINADAMINA, EGAS OU ANÓNIMO. O importante, meus amigos, é que saibam discutir ou comentar com elevação. Isto é que é importante. Essencial é que as pessoas se respeitem. O que não deveria ser possível era postar ou comentar com baixeza. Sim isto é que não deveria ser permitido. Penso que o anónimo respondeu com elevação, com nível. É preciso ter muito cuidado com aqueles que se arvoram em defensortes da democracia, e depois na prática não passam de uns ditadorzecos. E destes está o Portugal de hoje cheio. É o que mais abunda por aí.