segunda-feira, agosto 21, 2006

Adro, inícios de sessenta


Mais uma fotografia do adro, na zona do balcao do professor Gascao, tirada no início dos anos sessenta

15 comentários:

TONHO disse...

Caro Atumnespereira:
Como já aqui afirmei acho interessante as imagens (fotografias) que aqui tens postado. Com certeza que imagens como esta e outras deve haver muito poucas em Casegas. Daí a sua importância. É interessante constatar que com a outra imagem que postaste do Adro já eu tinha "sonhado" varias vezes. Afinal era mesmo realidade.Aquela casa lá no alto dos "SPlomes" era real.

TONHO disse...

Aqui nesta a "minina" que tem outro "minino" ao colo parece da tua família.Será?

finadamina disse...

Atumnespereira,
não sou de Casegas, mas olha que eu podia ser uma dessas cachopas. Vestidos cheios de roda e barriga empinada!
Embora distantes as nossas aldeias, têm muitas coisas em comum.

TONHO disse...

Mas, cara Fidamina, tu és de São Jorge da Beira! ... É verdade? Não respondas se achares que estou a invadir a tua vida privada.
do tonho filho de outro tonho, o chamado tonho Alves.

Anónimo disse...

Tonho: o que a finadamina queria dizer é que tb ela, como tantos outros noutras localidades, poderiam ser estas crianças... tudo isto é comum...até os "tonhos"... vou te contar uma "estória", se me permites...eu tinha um tio que queria ser "tonho" sabes porquê??? Pq só os tonhos é que iam para a "moina" a qq hora e para esses havia sp filhoses... por isso o "ser tonho" tb é comum em S.Jorge, no Sobral,...etc... Saudações a todos os "tonhos"

TONHO disse...

É verdade Chenouca. Também eu escolhi este pseudónimo por isso mesmo. Sempre gostei da " boa vai ela", ou como se dizia em Casegas da "bôvaiela". Sempre gostei de ser Tonho e aprendi este gosto com o meu pai, que além de ser António, semptre foi um verdadeiro Tonho.Eu apenas transmiti uma curiosidade: Como a Fidamina escreve mais no Blog de São Jorge, apenas quis saber se é daqui natural. UMa curiosidade, mas sem qualquwer importância. Sinceramente, eu não conheço a maioria das pessoas que aqui escreve e comenta, salvo algumas excepções. Mas, Chenuca ... Vivam os Tonhos! ... Portugal precisa de mais Tonhos. Venham os Tonhos. E há muitos aqui no BLOG. ...

finadamina disse...

Tonho e Chenouca's a vossa "conversa" foi uma delícia!
Adorei!
Tonho, não é muito difícil de advinhar, sou de São Jorge da Beira.Já agora faço a apresentação que fiz no Sobral.
Nasci na Panasqueira, batizaram-me em Cebola, toda a minha família é desta terra do fim do mundo, da terra onde o Sol se pôe e a mais bonita do planeta e arredores.

O meu visavô era do Sobral e Cebola já foi anexa de Casegas, é pois natural que por aí tenha alguma costela. Por isso "sinto-me" como sendo daí ...

TONHO disse...

Concordo contigo Fidamina. Não há dúvida que somos irmãos. Sempre houve uma grande sintonia entre os três povos: Casegas, Sobral e Cebola.O meu pai era ganhão e eu, quando criança, acompanhava muito o meu pai com a junta de bois por esses montes fora. Sempre fomos muito acarinhados nestas terras. O meu pai tinha muitos amigos tanto no Sobral como em Cebola. Todos os anos ia com ele aquela festa que faziam no Casal de Santa Teresinha. Imagina, ia de carro de bois carregado com sacas da batatas para vender neste lugar de Cebola. Aprendi com ele a beber uns traçados e a beber uns pirolitos nessas festas que se fazem por aí conjuntamente com os ganhões dessas terras. Foi o melhor tempo da minha vida. Nunca me vou esquecer daquela capela que fica lá no cimo de um monte no Casal de Santa Teresinha.

atumnespereira disse...

Só falto eu nesta fotografia. O rapazito que está isolado é o "melao". Foi tirada junto do balcao e vê-se o balcao da senhora Dores por detraz. Está totalmente diferente.

finadamina disse...

Eh Tonho tinhas mais sorte que eu.
Ias à festa "a cavalo".
Eu uma vez fui "obrigada" a ir , era costume os garotos e garotas da Escola Primária irem a essa festa, acompanhados pelas professoras. Iamos a pé. Ainda hoje não sei como consegui lá chegar

Agora outra coisa
escreve o meu nome bem.
Não é Fidamina mas sim Finadamina

TONHO disse...

Bem me parecia, ATUM.Só não reconheci o "melão".

TONHO disse...

Desculpa, FINADAMINA, agora com letra grande.

Anónimo disse...

Oh Atum, se o rapazito e o "melao" a fotografia e do inicio dos anos cinquenta e nao de sessenta.

atumnespereira disse...

É sessenta. São os meus quatro irmãos.A bébé ao colo da Cremilda, é a minha irmã Céu (nós temos três anos de diferênça uns dos outros e eu nascí em 63), os outros dois são o Antónioe a Celestina.

TONHO disse...

ATUMNESPEREIRA: Era bom que continuasses a dar-nos ou mostrar-nos alguns dos teus tesouros.Há hoje muitas modernisses que nos são muito úteis, sem dúvida, mas outras que são simplesmente estéréis, de puro consumismo.Mas vale apena consumir o que nos tens mostrado, porque este não faz mal à alma.Não podemos esquecer nunca o que fomos, para sabermos,hoje, o que somos.