quinta-feira, agosto 24, 2006

"Artistas de Casegas"



Falo de Artistas, gente que se afirmava como artista, que sabia o que isso era, que tinha orgulho em o ser e que o mostrava deixando obra.
Embora Casegas tivesse gente que trabalhava bém a madeira e que se poderiam chamar de artistas dentro da sua arte, nem todos foram Artistas, no sentido de se abalançarem a determinados seviços ou a terem a noção do que é isso de ser artista.
Gostava de poder falar do "Pinta Cristos", do pai do Sr. Joaquim Nunes, que fazia portas entalhadas, mas ficam para outras ocasiões. Hoje vou falar do meu tio José Dias "Velho", Pai do meu tio José Dias, carpinteiro e músico toda a sua vida. De todos estes artistas que falei, foi o único que nos deixou uma imagem de si. Um auto retrato. Na porta de sua casa, no batente central, o seu busto encima essa coluna torça que é o batente. Não o conhecí, mas gostaria de o ter conhecido e me ter aproveitado dos seus conhecimentos. Outra obra deste artista que ainda se pode ver em Casegas, é o altar do Senhor da Amargura na Capela das Almas.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que a gente descobre e aprende nestes blogs. No Sobral também ouve
bons artistas e haverá por lá algumas obras deste estilo...uma delas é a da capela de Sta. Barbara,que ouvi este ano dizer que
foi preservada por esse motivo. Sem
querer tirar o mérito do artesão. quem sabe ela não foi importada de
Casegas? Há l0 anos fiz umas vinte e tal fotos, não das portas antigas mas das suas fechaduras e aldraves.