sábado, agosto 05, 2006

Etnografia I



Caçola
As caçolas, eram o item principal da loiça de fogo do trem de cozinha das nossas avós. Serviam para fritar, esturgir e aquecer sob fogo directo, a comida das gerações passadas. As como a da figura, eram feitas na olaria do Telhado, e podem ser mais largas e mais fundas. As mais largas têm por vezes quatro asas e são hoje objectos ráros. Não atirem com as caçolas dos vossos avós para o lixo. Se não as querem, entreguem-nas à Junta de Freguesia ou à Casa do Povo, por exemplo, para ser feito um museu etnográfico. As caçolas colocavam-se nas trempes que estavam suspensas do caniço e recebiam o lume directamente. Tinham que ser feitas com um barro misturado com alguma areia, para aguentar os choques térmicos. O gosto de alguns pratos tradicionais alterou-se devido a muitos deles terem deixado de se fazer em loiça de barro. Neste momento não se faz loiça no telhado, ou se se faz já não tem qualidade. É só decorativa.

2 comentários:

atumnespereira disse...

Bom a esperança é a última a morrer. Poderia até haver um milagre e alguns donativos espevitarem a decrépita autoridade.
A minha prima Esperança já morreu, pode ser que tenhamos direito ao milagre...

atumnespereira disse...

Essa exposicao, foi montada por mim e pela minha Ex mulher e foi feita com os objectos descobertos em dois ou tres dias antes e que se convenceu as pessoas a emprestarem com a obrigacao de serem todos devolvidos intactos e nao trocados. Tudo correu bem mas era uma simples exposicao e que se pretendia que despertasse as pessoas para a necessidade de recuperar essas memorias. Nao Deu muitos frutos. Ainda se sente a falta de um trabalho destes mais serio. Eu na medida do possivel tenho feito recolha de alguns objectos, mas nem a coleccao esta completa, nem eu tenho tempo e dinheiro para a completar. Al'em de que ha em casegas objectos unicos de que as pessoas nao querem desfazer-se. Lembro-me numa exposicao dessas que organizei me veio parar a mao um lencol de tumba que a pessoa pensava que era uma toalha de mesa. Era simplesmente um fabuloso lencol de tumba. Outro que apareceu pertencia a Irmandade das almas e estava cortado ao meio para fazer duas toalhas de altar. Para quem nao sabe, os lencois de tumba, eram uns lencois que seviam para decorar a tumba da Irmandade e em cima deles era colocado o morto. ao chegar ao cemiterio o morto era envolvido noutro lencol e era baixado a terra usando-se duas toalhas de mesa. O lencol da tumba era entregue a familia para servir noutra ocasiao. Eram lencois bordados a toda a volta e esse de que estou a falar, tinha mais de dez tipos diferentes de ponto de bordado. So as familias de proprietarios os tinham. As pessoas comuns nao os tinham e eram sepultados com o lencol da irmandade das almas.
Peco desculpa mas estou a escrever de um teclado que nao tem acentos nem cedilha.