segunda-feira, agosto 14, 2006

Etnografia III



Francela
Este objecto de madeira, foi feito por Joao André Dias, em data incerta no sec. XX, para que sua mulher, Esperança Antunes Pereira, fizesse queijos para a casa. Do meu avo passou para minha mae, que sempre a vi a fazer o queijo nela, mesmo quando já pingava por deixar passar o soro pelas rachas da madeira. Já adulto, pedí a minha mae que lhe desse a reforma que eu a guardaria. Sem Francela nao há queijo corno.

5 comentários:

TONHO disse...

Acho interessante a divulgação que estás a fazer. Estes objectos associados ao queijo podem aparentemente ter pouca importância. Mas não há dúvida que têm ou devem ter grande importância afectiva para muitos Caseguenses. Era bom que as cabras continuassem a dar leite e que as francelas continuassem a ser fabricadas. Era bom sinal: tinhamos de certeza queijo corno.
Mas este mundo cada vez mais globalizado e neoliberal está a impingir-nos, em vez de queijo corno, amburguers e outras porcarias que só dão cabo da nossa saude.
Continua assim ATUM estou a gostar do teu trabalho.

TONHO disse...

E já agora ATUM guarda bem estas relíquias. Bem me arrependi já, muitas vezes, de não ter "gamado" estes e outros apetrechos, que devem ter acabado "arrumados" em qualquer canto. Enfim ... mas valha-nos ao menos as tuas imagens.

finadamina disse...

atumnespereira, faço minhas as palavras do tonho.
Guarda bem essas relíquias.
Procura avançar com a ideia do Museu.
Bem hajas por estas bonitas imagens!

Unknown disse...

João não sei se leste o meu comentário no teu blog.... Se não, reafirmo aqui: porque é que não colocas também estes teus posts por lá? É que aqui no Casegas vai nua como há sempre alguém a postar as coisas acabam por se perder um pouco...

Quanto ao resto só tenho a concordar com o Tonho, que tá imparável este Verão!, e com a Finadamina: tens feito um trabalho magnífico na divulgação das poucas perolas de Casegas.

Abraço e vê lá se não te perdes ai por madrid que nós precisamos mais de ti.

Anónimo disse...

ATUM , a m/ mãe que chegou a fazer muitos anos ( no inverno )2 queijos por noite não usava francela mas achei engraçado ver a
m/ tia usar uma dessas "guitarras"
como eu lhe chamava para fazer o queijo. Imagino agora que seria de madeira de castanho, porque se fosse de pinheiro deixaria no queijo o sabor a resina o que não deveria ser o caso. e também não
teriam durado até aos n/ dias.
Bom trabalho.