quinta-feira, junho 22, 2006

VALE A PENA PENSAR

E porque Casegas é importante, mas por não poder ser o centro de tudo, convirá alargar também horizontes, nomeadamente ao que à nossa volta se passa. E já que todos os dias temos de dar uma vista de olhos pelos Diários da República, será importante saber o que por vezes se passa a nível da vida pública e quão contraditórias são as ideias e os planos dos responsaveis governamentais.
»»»»»»»»»»»»
O anúncio é simples, intrigante e surpreendente.
Segundo o aviso n.º 6186/2006, publicado na página 7495 do n.º 101 de 2006-05-25 da II Série do nosso Diário da República, o Instituto Nacional de Administração – com a autorização do Sr. Ministro das Finanças – abriu um concurso para o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública com 104 vagas.
O prazo para inscrições terminou no dia 9 de Junho. Até aqui tudo parece normal, mas depois começam as surpresas. Há quatro vagas para funcionários públicos e 100 para candidatos não vinculados à função pública. Os candidatos não vinculados que concluam o curso com aproveitamento, adquirem a qualidade de funcionários públicos com a categoria de técnico superior de 2.ª classe. Mas há mais Se tiverem a classificação de Muito Bom, são promovidos à categoria de técnico superior de 1.ª classe ao fim de um ano. E agora uma de sadismo.
Os candidatos que pretendam frequentar este curso devem pagar uma importância de 5000 euros a título de propina para suportar as despesas do curso. Alguém ouviu dizer por aí que não havia mais admissões na função pública? E que era fundamental reforçar a formação dos funcionários públicos? Ou terei eu feito confusão sobre as recentes afirmações do Sr. Ministro das Finanças relativas ao excesso de pessoas na administração pública? Depois dos supranumerários, dos excedentes, dos disponíveis e dos dispensáveis da administração pública, agora temos uma nova classe: São os SUPERNUMERÁRIOS!

TONHO

4 comentários:

Asno disse...

Pois pois, o choradinho do costume, seguido de ataques desferidos pela sanguessugas do costume.
O que mais me admira é que já há uns trinta anos que o povo anda nisto e continua a embarcar na barca do inferno...
Distraiem-se a ver a bola e a missa e quando dão conta já foram pilhados mas não viram ninguém...

Caesar Place disse...

Não são de certeza ilusões, essa parte fica a cargo Cooperfield sim o David, é a realidade Lusa!
O compadrio e os ‘Job for the boys’ á esquerda á direita e ao centro (politicamente falando é claro), faz com que quem inicia e quem esteja a terminar a sua vida profissional se encontre com problemas semelhantes, uns estão a mais, outros não tem lugar.
Bem ditas as Brizida’s deste pais que não se calam e não deixam cair por terra o protesto contra o que se instituiu nestes 30 anos de dita democracia. Os que antes ( no tempo da ‘velha senhora’) comiam, são os mesmos que agora comem, talvez com outros nomes, ou outras famílias mas sempre os mesmos. Só com uma diferença eles aprenderam e não vão tornar a cair no mesmo erro….
Talvez a curva da Chouriça seja um eco de tal...(É verdade! Já terminaram as obras?)

TONHO disse...

Caro ceolino, na administração pública cabem muitos mais e deveria caber muita mais juventude. Mas sabes neste país e para a vida pública não interessam os mais capazes ou qualificados. Estes, muitas vezes, por tentarem levar uma vida profissional com moral e ética, são arrumados na parteleira. A vida é para os oportunistas e pouco qualificados, os que têm várias caras.Lembras-te quando havia erôs em Casegas, para os apanhar não era fácil, escorregavam pelos dedos das mãos. Para os erôs de hoje temos que ir de garfo.
Pois é ... alguns servidores do Estado deveriam ser corridos~. Para Os que não prestam e que estiveram a dormir todo este tempo, não deveria haver lugar para eles.

Asno disse...

Hiiiiii-óóóoóó!!!
lol
Ai que este tonho parte-me todo!