domingo, junho 11, 2006

AI SE EU FOSSE MENINO ! ...

De vez enquando faz -nos bem ler um pouco de poesia. Para além de nos elevar um pouco e fazer bem à alma, também apura o nosso sentir. E porque não também escrevê-la? É absolutamente essencial, por vezes, cortar com as nossas rotinas diárias. E o meu "Relax" é mesmo a poesia. E porque não postar aqui também música e harmonia?
Este poema, embora um pouco virado para o passado é muito da consciência colectiva por que passaram muitos de nós. Não foram momentos ou vivências tristes. Casegas, nesse tempo, apesar dalguma pobreza e da dureza da vida, consequência também do fascismo e que todos na pele sentiamos, era bem mais sentida. No antigamente na vida, além da envolvente natureza e da sua beleza, a convivência entre a juventude era bem salutar. E este poema é muito dessa alma, desse sentir.



Ai se eu fosse menino ...
Se eu fosse criança ...

Nesta Primavera,
Sofregamente, eu correria pelos campos fora
No ervaçal me envolveria
E por entre pampilhos e leitugas
Me deliciaria com o sabor acre das azedas

Ai se eu fosse menino ...
Se eu fosse criança!
Nesta Primavera ,
Me embrenharia por entre o cheiro forte
Da urze, do rosmaninho, das giestas e carqueijeiras
E removendo a terra bem junto das estevas
Deleitar- me- ia com o resinífero sabor de pútegas

Ai se eu fosse ... Se eu fosse menino!...
Nesta Primavera ,
Pediria: Mãe, hoje não ...
Hoje não me mandes deitar a água da presa

E vestido com a minha nudez,
Perto do bater da roupa pelas lavadeiras, e das barrelas
No Portal do Meio, nas suas águas me refrescaria

E, bem já pela tardinha ...
No SQUEIRÔ ou na EIRA,
Nas covinhas da terra batida,
Com os outros meninos,
Ao jogo da berlinda brincaria.

Tonho, 12 de Junho de 2000

1 comentário:

finadamina disse...

Eh Tonho ! Lindo!
Eu bem comia agora uma pútega!
Nós costumavamos dizer que as pútegas eram o "cuspinho" que o Cuco deixava cair junto das estevas.