sábado, junho 03, 2006


E HÁ MAIS E MUITO MAIS
DO SQUEIRÔ E DA EIRA .


Justificava-se efectivamente alguma intervenção nesta parte central da aldeia. Mas foi-se longe de mais, pelo menos na EIRA e no SQUEIRÕ. Não sabemos se o assunto foi efectivamente discutido em Assembleia de Freguesia, ou apenas se tudo aconteceu por falta de sensibilidade dos responsáveis pela governação da aldeia. O certo é que o projecto está em andamento, mas penso que talvez ainda fosse possível atenuar alguns dos erros cometidos.
Não somos contra o desenvolvimento ou pelo emblezamento das nossas vilas e aldeias, o que somos é contra o desperdício de dinheiro público, porque somos todos nós, como contribuintes, que pagamos todos estes desmandos. E era bom que os verdadeiros responsáveis fossem aceitando estas e outras críticas. Ninguém nasce ou é perfeito e é mesmo bom que nem o chegemos a ser. Para se estar de cabeça erguida na vida, com moral e alguma ética, é absolutamente essencial escutar, saber ouvir e conviver com a crítica.
E não estamos aqui para destruir a obra, estamos aqui apenas a afirmar que ninguém é perfeito, mas também humildemente devemos aceitar e corrigir os erros. E a EIRA e O SQUEIRÔ, gente da MINHA RUA e da EIRA, merecia mais respeito. Qualquer pessoa da aldeia, e não é preciso estudos para avaliar a obra, bastando a experiência da vida e o sentir da nossa aldeia, sabe que algo de errado está neste projecto de arquitecto, que só podia ter sido feito por quem não é da aldeia e talvez nem mesmo da Beira.
Tonho

13 comentários:

Caesar Place disse...

PERGUNTO:
A ultima vez que estive em Casegas foi em Abril de 2006 e as Obritas já tinham começado.É verdade que estas Fotos são actuais Junho de 2006???.

Caesar Place disse...

Oh Tonho existe algum projecto da obra, publico, para consulta ?

A Camara da Covilhã deverá ter informação sobre quem assinou e autorizou o projecto e que refira os respectivos custos e prazos da de concretização da obra.
A responsabilidade de segurança, caso o projecto esteja mal elaborado,ou se alguem sem a devida autorização o alterou pode ser imputada judicialmente...

TONHO disse...

Acho eu que que estava em melhores condições para ver o projecto e as respectivas condições de adjudicação da obra eram os elementos da oposição que têm, assento na Assembleia. Eu não sei se as coisas foram devidamente bem explicadas e se mesmo o próprio projecto está disponivel na Junta de Freguesia. Este trabalho deveria ser objecto de algum estudo por parte dos eleitos e que estão na oposição. Eu acho que poderia instaurar-se uma providência cautelar no Tribunal da Covilhã que poderia ser accionada por um grupo de cidadãos. Para isto era necessário quer alguém agisse. E que está em melhor posição para o fazer serão os elementos da oposição que têm assento na Assembleia de Freguesia.Será que será necessário ir ter com aquele advogado e que foi candidato à Câmara de Lisboa pelo B. de Esquerda? Foi ele que travou as obras do Marquês em Lisboa e embargou as obras em Caxias onde iam implantar a cidade judiciária.tonho

TONHO disse...

Em casegas as pessoas ainda têm medo de ser apontadas. Eu não tenho qualquer problema em tirar fotografias, nem de falar e escrever. O importante é saber o que se diz. A liberdade efectivasmente também não nos permitir dizer tudo e de qualquer maneira. Temos que saber dizer as coisas e com responsabilidade. Não se devem atirar postas para o ar de qualquer maneira. Há sempre gente pronta para atacar, o que é necessário é tentar pensar e como tal escrever com alguma rectidão, sem esquecer que temos que respeitar sempre os outros. E essa de as fotografias serem tiradas há noite é um promenor que não tem qualquer interesse. Eu por mim qualquer dia começo a escrever mesmo aqui com o meu nomne do registo civil. Não tenho qualque problema. Tonho

Caesar Place disse...

Realmente as fotos noturnas não beneficiam a obra mas temos de preservar os direitos de autor ....

Asno disse...

O tonho mete-vos cada rolha...o que para mim é um descanso...Acho que vou tirar umas férias...o almocreve também diz que anda para me dispensar por uns tempos e que vai comprar uma gôndola.
Estou feito num inutil, ao que um asno chega...

Asno disse...

Ceolino,
O Maioral
Foi a um funeral ao sobral
E voltou com tudo atrás,
Os fios mandou enterrar
E o Zé povo a torrar...
Mais uma vez a andar para trás
Haverá projecto elaborado
Ou não está a ser respeitado.
Hi-hó, raixparta o capataz!
Hi-hó, que estou farto de ser mamado!

Ò Tonho,e esta hein! Estás lixado, vou-te roubar o lugar de poeta!

Caesar Place disse...

Oh seu grande Asno, para seres poeta tems de respeitar as metricas, não é só rima popular...lolololoo

Asno disse...

querias rendilhada?

Caesar Place disse...

Talvez uma prosa não fosse mal, acompanhado com um serpão então nen se fala lololo

Caesar Place disse...

Já dizia o outro, 'Foram Cardos, Foram Prosas...'...

atumnespereira disse...

Mais uma vêz me parece que se quer meter o "rossio na Betesga", Para quem não é alfacinha, a betesga é um beco pequeno, o Rossio as pessoas conhecem. A minha opinião, é que se está a perder largueza. Estão a tentar dar um ar urbano à aldeia mas falta PANO PARA A OBRA. Pode um dia acontecer o que se passou também perto do Rossio que foi um presidente achar que a Rua do Carmo precisava de ser "mobilada" e "engrandecida", depois quando os carros dos bombeiros quizeram ir apagar o incendio nos armazens do Ciado não podiam passar...No nosso caso, estou para ver onde vão Fazer o mercado Mensal, (ou até disso já desistiram?), ou se vão acabar com a praça de Taxis para poderem estacionar as viaturas de mercadorias que costumam estar estacionadas naquela rua. Uma solução, Ou uma idéia que ainda pode ser implementada: Nos sítios onde as portas ficaram enterradas, rebaixar o passeio, na via, subir, de forma a que o lancil não fique muito alto e os pesados possam em determinadas situações galgar o passeio. Se depois da obra feita tiverem que andar a remendar vai ficar pelo dobro do preço e são sempre os mesmos a pagar...

atumnespereira disse...

Estava só à espera de ter as fotofrafias do teto da capela para poder fazer o post