quinta-feira, junho 08, 2006

Silhas



Para os mais novos, "Silha" é uma palavra um pouco estranha ou até longínqua, alguns já ouviram falar de um tal de "Vale das Silhas", lá para os lados do Pigeiro, bem no limite de Casegas, mas já não sabem o que essa palavra quer dizer ou melhor dito o que ela nomeia.
A Silha, era uma construção, para resguardar as colmeias dos texugos e raposas que iam ao mel. Se consultar-mos a Enciclopédia ou outros registos sobre Casegas ficamos a saber que um dos seus rendimentos principais era o mel e o mel, ou melhor , as colmeias tinham que ser protegidas e orientadas em relação com o sol, para que as abelhas trabalhassem o máximo e então rendessem também em produção. Tanto o Pigeiro como o vale das Silhas estão orientados a Nascente e são territórios de muito mato de flor que dá um optimo mel. As imágens que junto são de duas Silhas no Pigeiro Grande. Infelizmente, não têm colmeias em produção. Outra curiosidade do Pijeiro, era que lá existia um núcleo de sobreiros, que os incendios já devoraram e cuja cortiça se destinava a fazer os cortiços de toda uma grande família. Que hoje deve andar perto dos cento e muitos descendentes. E o mais certo é que uma grande percentagem deles não sabe destas histórias.

4 comentários:

finadamina disse...

As fotografias, estão uma maravilha. De facto a nossa gente fazia surgir o "pão" do meio das fagras e dos calhaus, à custa de muito trabalho e engenho.
Alguém será capaz de me tratar mal, mas cá vai:
Atumnespereira porque não "metem" as informações dos usos e costumes num outro sítio?
Vocês (caseguenses) têm aqui valorizado, lembrado os usos e as pessoas de Casegas, têm feito bom trabalho,e tenho receio que se percam nas "páginas" e "páginas" dos blogs.
Valia a pena um pouco mais de esforço e guardar tudo num mesmo local, sem ondas (outras informações) pelo meio...

finadamina disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
TONHO disse...

Pois é Finadamina, este problema poderia ser resolvido com a criação de um saite, uma página sobre Casegas que incluisse inclusive um blog e por exemplo um forum. É claro que haveria espaço para tudo:para notícias, artigos de opinião, hábitos e costumes de Casegas, Hisória de Casegas Etc.
Eu já lancei esta ideia. É claro que havia necessidade de arranjar um webmaster, mas eu penso também que entre os que contribuem e comentam o blog há gente capaz para fazer este trabalho.Concordas ou não? Se conheces o pessoal que aqui escreve e comenta incewntiva-os a criar essa página. Tonho

finadamina disse...

Eu cá se soubesse construir uma página na internet, oferecia-me ...

Não há ninguém que se ofereça?