segunda-feira, junho 05, 2006

Os famosos...

Feijões com Couves

Um bom molhe de Couves-galegas
Feijão Vermelho (pode ser usado feijão catarino e substituição)
Cenoura
Cotovelinhos ou esparguete (partido pequenino)
Orelha de Porco
Chouriço de Carne
Morcela de Arroz de Casegas (temos hoje, quem fabrique e venda boa morcela de arroz em Casegas)
Farinheira
Chispe (podemos também usar ossos do espinhaço, rabo de porco, etc.)
Entremeada (se bem que a que o meu avô utilizava, era um toucinho mais para o gordo que para o entremeado, antigamente os porcos de pia era muito mais gordos, mas também mais saborosos)

Coloque-se o feijão a demolhar e temperam-se as carnes com sal, com um dia de antecedência.
Coloque, as carnes e o enchido a cozer numa panela com água temperada de sal (ter em conta que a carne já está temperada).
Junte-lhe o feijão e deixe cozer (esta processo de cocção requer alguma experiência em cozinha, uma vez que os ingrediente têm tempos de cozedura distintos)
Verifique se o feijão está quase cozido e entretanto o enchido já está cozinhado e pode ser retirado.
Junte as couves cortadas em Juliana grossa (tiras de 1cm aprox.) e a cenoura cortada em quatro, no sentido longitudinal, e posteriormente, "migada" em pequenos triângulos.
Logo que a couve e a cenoura estejam quase cozidas, junte a massa e mexa para que não agarre ao fundo. E deixe cozinhar.
Rectifique o tempero escorra o “entulho” com uma escumadeira deixando ficar algum, que irá dar origem a uma deliciosa sopa: o “Caldo do Cimo e do Fundo”.
Sirva os feijões com couves temperados com o bom azeite de Casegas e com as carnes e enchidos trinchadas, regadas com um pouco de caldo da cozedura.

Sugestão: Em Casegas, os feijões com couves também são muito apreciados com sarinha assada...tudo regadinho com azeite...Hummm, já andava...!

Nota: Há quem opte por não por massinha, eu pessoalmente gosto, fica o prato mais agradável ao paladar e á vista!
Para os menos experientes, cozam a tudo por partes, ou cozam a carne com antecedência e depois utilizem o caldo de carne para cozinhar os restantes ingredientes. O importante é usar o mesmo caldo, ficando desta forma com os sabores mais concentrados e com um caldo mais nutritivo.
Não tenho foto,mas da próxima vez que fizer, tiro e coloco depois. Se alguém fizer antes e quiser enviar, agradecemos todos!


Bom apetite!

1 comentário:

MUL@ disse...

Oh,oh! De se lhe arredar o queixo|