terça-feira, junho 20, 2006

Casegas 1965





Por esses anos, o Padre nicolau resolveu iniciar uma grande procissão nocturna que corria todo o povoado da altura. As ruas e bairos juntavam-se para enfeitarem o local de passagem e a rivalidade era grande. Tudo em segredo, reuniam-se as pessoas nalgumas lojas vários meses a cortar papel para as flores, bandeiras e outros enfeites. as despezas corriam por conta dos aficionados. Toda a gente trabalhava. Uns cortavam outros vincavam outros ainda colavam com cola de cerejeira ou de farinha centeia. Os bairros do S. António, Plomes e Adro ditavam as "modas" para o ano seguinte. No final tinha-mos uma aldeia completamente alterada, em que os sentidos da visão, do tacto, do olfacto se juntavam ao gozo do paladar e da música que são apanágio das festas. Era um acontecimento artístico do mais moderno. Em Paris, Nova Yorque, Munique, Londres, etc. experimentavam-se as primeiras "instalações", que eram intervenções artísticas que pretendiam envolver o espectador e implicar todos os seus sentidos. Eram acontecimentos efémeros, pois também surgiram contra a idéia de mercantilização da arte. Na nossa ancestralidade estávamos a ser pós-modernos...

P.S. (Já depois do 25 de Abril, o padre Nicolau acabou com a procissão e justificou esse acto perante as pessoas dizendo que durante aqueles anos todos a tinha feito por ter prometido à Virgem que faria uma procissão que corria toda a povoação, enquanto durasse a guerra colonial para que nenhum dos soldados de casegas perecesse no ultramar.)

6 comentários:

finadamina disse...

Eu digo e repito:
É UM "CRIME" SE CASEGAS NÃO FAZ UMA PÁGINA ONDE PONHA TODAS ESTAS MEMÓRIAS.

Está lindo! e aquela Nossa Sra com os pastorinhos "AO VIVO".

e o centeio e a cevada nascidos ao escuro em latas que eram forradas com papel "lindo". Atumnespereira Bem haja por este bocadinho.

Lembrei-me agora, anda aí um rapaz que , dá-me a ideia, tirou um curso de criação de página na web... Não pode ele fazer a página de Casegas?

Caesar Place disse...

Oh almocreve, no fim não é a morte que está representada nesses actos ditos religiosos mas sim a vida.
Essas procissões eram apenas a esperança de que os pais ,irmãos,filhos esposas não teriam de chorar a morte dos seus.
Essas demontrações de arte , como o asno afirma serem e que eu concordo não eram mais do que a pura demonstração do sentimento de um povo marcado pela simplicidade e pelo desejo de viver. O 25 de Abril, marca o fim de essas procissões mas tambem marca o inicio da VIDA.

Caesar Place disse...

Já agora é seria uma boa ideia a criação de uma memória foto-histórica de Casegas, quanta historia de Casegas não estara perdida nos baús das avózinhas....

atumnespereira disse...

A minha intenção não foi a de glorificar ninguem. Foi a de apresentar um facto, mostrar a nossa terra do passado (que por um lado é uma pena estar tão parecida e por outro é pena estar tão mudada. Mas, é a voragem do tempo e contra isso não há remédio...)sem saudosis-mos ou juizos de valor. Naquele tempo era mais fátima hoje é mais futebol. o Fado mantem-se.

finadamina disse...

Oh Becas tu já viste a "trabalhera" que é chegar lá?
Não para mim e nem para ti, porque sabemos que as coisas lá estão e vamos à procura, é para quem nos visita ...

Natalina disse...

Engraçado! Não é que me reconheci nestas fotos? No canto inferior direito: a cabecinha do anjinho...e ainda na foto, a menina do capéuzinho!