sábado, março 29, 2008

GESTÃO POR OBJECTIVOS

NB: Num mundo globalizado em que tudo parece girar à volta de objectivos ou resultados, em que o tempo nos é comprimido para sentir e amar a vida, face ao momento que profissionalmente se vive em muitos serviços da nossa administração, valerá a pena trazer à colacção a célebre anedota sobre o sacerdote e o taxista.

Era uma vez uma aldeia onde viviam dois homens que tinham o mesmo nome: Joaquim Gonçalves. Um era sacerdote e o outro,taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao Céu, São Pedro esperava-os.
- "O teu nome?" -"Joaquim Gonçalves."
- "És o sacerdote?"
- "Não, o taxista."
São Pedro consulta as suas notas e diz:
- "Bom, ganhaste o Paraíso. Levas esta túnica com fios de ouro e este ceptro de platina e rubis. Podes entrar."

- “E tu qual o teu nome?"
- "Joaquim Gonçalves."
- "És o sacerdote?" - "Sim, sou mesmo sacerdote. "
- "Muito bem, meu filho, ganhaste o Paraíso. Levas esta bata de linho e este ceptro de ferro."
Diz o sacerdote :

- "Desculpe, mas deve haver engano. Eu sou o Joaquim Gonçalves, o sacerdote!”
- "Sim, meu filho, ganhaste o Paraíso. Levas esta bata delinho e..."
- "Não pode ser! Eu conheço o outro senhor. Era taxista, vivia na minha aldeia e era um desastre! Subia os passeios, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 75 anos pregando todos os domingos na paróquia."

- "Como é que ele recebe a túnica com fios de ouro e eu … isto?"
- "Não é nenhum engano" – responde S. Pedro:
- "Aqui no Céu, estamos fazer uma gestão mais profissional, do que a que vocês fazem lá na Terra."
- "Como assim!..."
- "Eu explico. Agora orientamo-nos por objectivos. É assim: durante os últimos anos, cada vez q ue tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ele conduzia o táxi, as pessoas começavam a rezar.
- Resultados! Percebeste? Gestão por Objectivos."

IN http://reginot.no.sapo.pt/

Sem comentários: