quinta-feira, julho 20, 2006

Para que depois não falem em direitos adquiridos...





O acesso a ribeiros, ribeiras, rios, lagos, lagoas, barragens (mesmo as particulares) e ao mar, tem que estar desimpedido. Não pode ser negado o direito de passagem e de acesso às margens de qualquer curso de àgua ou a qualquer praia. Esta Lei, bém antiga está na origen de que não haja em portugal nenhuma praia particular, por exemplo. O motivo invocado para esta Lei, não foi a sujeição a qualquer "Lobi" poderoso da altura (os pescadores por exemplo), mas sim o tratar os cursos de àgua e o mar como forças rebeldes que de tempos a tempos deixam um rasto de destruição à sua passagem (lembram-se do que se passou à dias no nosso visinho Piodão) e daí vém também a não construção em leito de cheia, só consentida para construções especiais (lagares, moinhos, pisões, etc), que necessitavam das forças das àguas para o seu funcionamento. Foi tudo então pensado para que em caso de desastre, o socorro se possa fazer de forma fácil e o menos demorada possível pois nesse tempo como agora se pensava que um segundo pode salvar uma vida.
Vém isto a propósito de umas construções nos quartos, que não respeitam qualquer regulamento ou lei e que impedem (aliás foram feitas para isso mesmo) o acesso à ribeira para o Socorro, o desfrute ou a pesca. A Associação de caçadores e Pescadores de Casegas já viu? comeu e calou? Já fez alguma coisa? Se não fez espero que faça e se não fizer alguém terá que fazer...


P.S.
A bandeira asteada deve ser para dizer que isto é uma república das bananas...

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas o que que ali foi construido?

atumnespereira disse...

Um muro (de 3 blocos de cimento de altura com postes de ferro prontos para levar rede)que impede a passagem de qualquer pessoa sobre o muro da ribeira. Nimguem pode impedir a passagem sobre os muros que ladeiam a ribeira, da mesma forma que ninguém pode impedir outrem de passar num caminho público. Os muros da ribeira são, para todos os efeitos salvo raríssimas excepções, caminhos públicos.

atumnespereira disse...

Além de que, ao fazer um muro mais alto do que o vizinho do lado oposto da ribeira, vai provocar que em caso de cheia, a corrente vai ser desviada contra o vizinho podendo este ser prejudicado. Se reparar na estrutura dos chães à volta da ribeira, salvo nos casos em que existem acidentes naturais (Rochas na maior parte dos casos) as paredes têm alturas mais ou menos iguais.

Anónimo disse...

Mas que tipo de edificio esta dentro dos muros? Eu passava por ali muitas vezes para ir ate a fazenda; isso, agora parece uma monstrosidade.

O atum, tu es irmao do tonho Pereira?

atumnespereira disse...

João josé antunes Pereira. O meu nic é um pouco de ironia com os meus sobrenomes. Antunespereira deu atum nespereira atumnespereira para a net. coitado de quem não sabe rir de si próprio... Como Pessoa, "detesto as flores dos jardins regulares, estão tão certinhas que parece que têm medo da Polícia."

aH! já agora, tenho muito orgulho em ser o irmão do Tonho Pereira.

MUL@ disse...

Oh Becas, finalmente algum comentário de jeito, tava a ver que não. Ah, não te conhecia essa veia, estás a revelar-te!

Asno disse...

Isso é o que estou a pensar?
Um Castelo romano?

Anónimo disse...

Oh "AGUIA" dedicate a pesca ou a IBM (instituto de baldes de massa)
morcão

Anónimo disse...

uma arrochada levas tu ,nao vai tardar muito almocreve a dor de ;;;;; e grande , mas la te vai passar