quarta-feira, julho 26, 2006

Foi ontem e continua no Iraque. É novamente a guerrra, agora mais uma no médio oriente. E quão cruel é ela hoje, e que tende a banaslisar-se na vida da humanidade! ...Vivemos no Ocidente, ainda longe dela, mas ela já está no nosso meio.
E tudo isto me faz lembrar a guerra em Angola por mim vivida e sentida e vertida, se é possível verter, para as palavras que se seguem escritas em 1981.


POEMA EM LÁGRIMAS

Foi na poesia que encontrei um hino
O canto da destruição pela construção

Aqui senti a força de mãos contra mãos
De mãos por mãos...

De homens alimentados pela injustiça injusta
Por choros desfraldados
Risos...

De crianças em homens
A violência pela paz
Os nossos rostos oprimidos na desumanidade
A força!... a morte!... a vida!...
As flores violentamente espancadas na morte
Sepulturas na vida de homens

Sempre homens!...
E ainda esperamos
Os hinos exprimidos como que gritos
Gritos em lágrimas

Lágrimas!...
Todas as lágrimas que já não posso chorar.


Tonho ( Angola - Huambo, 1981)

6 comentários:

Caesar Place disse...

Nunca o orgulho de uma nação deverá justificar a morte de um inocente.

Deverá a Humanidade aceitar quem pratica tais actos?

Nunca vivi a Guerra, não sei qual o seu 'cheiro'espero que todos os conflitos , geridos por dirigentes loucos, terminem a bem da paz e a bem da Humanidade e para que os nossos filhos possam viver num mundo melhor.

atumnespereira disse...

Por vezes as palavras dizem mais do que uma imagem...

Asno disse...

Para o senhor Bush, Blair, Aznar, Burroso, Sharons e afins, sugiro um empalamento.

Para quem não sabe, o empalamento é uma técnica de punição corporal antiga que consistia em espetar através do ânus uma estaca, deixando-a penetrar no interior do condenado até a sua morte.

Esse tipo de tortura foi vastamente utilizada por diversas civilizações no mundo inteiro, sobretudo da arábia e europa. Os assírios da antiguidade, conhecidos por inventarem diversos métodos de tortura dos mais cruéis, séculos antes de Cristo, empalavam rivais derrotados em guerras e civis que cometiam certos crimes. Diz a lenda que Assurbanípal, monarca assírio das antiguidades, apreciava assistir sessões de empalamento enquanto fazia as refeições.

Punição muito utilizada pelo conde romeno Vlad Ţepeş, inspirador de Bram Stocker para seu notório livro Drácula. Vlad também parecia apreciar as empalações nos seus horários de refeições.

Esta forma de punição é aínda utilizada em países do médio oriente para punir violadores de crianças. Penso que poderíamos aplicar este castigo aos a assassinos de crianças como os que referi de inicio.

Por acaso recebi um video de um empalamento, mas é demasiado violento para exibir no blog. Se alguém o quizer ver, para imaginar os ditos cujos que referi a serem empalados, peça o video para o meu mail asno.casegas@gmail.com

Caesar Place disse...

Asno, desculpa mas não concordo.
O empalamento é uma técnica primitiva de punição,violenta e que representa aquilo que não pode acontecer, o retrocesso civilizacional. Não voltemos a defender tb a Santa Inquisição ou a escravatura ou a decapitação.
Hoje em dia os mecanismos são outros, a democracia tem de funcionar e é nos actos que a representam que todos nós temos de os 'empalar ou decapitar ou ...' se não estamos a ser todos iguais.

Qto ao problema que origina estes comentários,a guerra, a sociedade civil, politica e cientifica só tem de arranjar meios de não haver uma tão grande dependencia das matérias primas existentes numa região 'empobrecida'(para a maioria da população) e onde são os grandes interesses ocidentais que permitem a sobrevivencia de grandes familias que gerem paises artificialmente desenhados a regua e esquadro onde os interesses dos povos não foi tido em conta.

Por outro lado, o Ocidente não pode permitir que 'doidos' subam ao poder, não detendo a minima cultura, olhando somente para o seu umbigo, nem aceitando a diferença entre as diversas sociedades ( subscrevo os nomes citados).

Vamos defender sim os principios da democracia e da sã convivencia entre os povos, onde o retrocesso a tecnicas primitivas de punição não pode ter lugar, porque senão estamos a ser iguais aqueles que criticamos.

Caesar Place disse...

Acredito que o teu 'comment' seja apenas figurativo.

Asno disse...

heh! Claro...
Mas olha que a alguns desses senhores, já me passou pela cabeça fazer-lhes coisas parecidas...
Mas para felicidade deles e infelicidade dos outros, estão intocáveis dentro ds suas cuplas
Cambada de anormais!