sexta-feira, julho 28, 2006

Fernão Duque ou dar pérolas a porcos(*)







































Apezar de tudo resiste...

(*) Quando se dá alguma coisa de valor a alguém que não tem capacidade ou visão, ou intuição para compreender esse valor. (ditado popular)

8 comentários:

PÊRA disse...

...

Anónimo disse...

Caro atumnespereira, com todo o respeito e consideração que mereces da minha parte, sei que se o LAGAR fosse teu, certamente teria outro aproveitamento que não o actual. De todas as formas é de convir que o actual proprietário, lhe deu o encaminhamento que melhor lhe dava certo, outro diferente que o LAGAR, tinha enquanto nas mãos dos antigos proprietários (penso que alguns da tua família), certamente neste momento não tínhamos pérolas mas talvez pedras a tapar o leito da nossa ribeira, ou já te esqueceste das vezes que tapávamos ou tentávamos fazer um pequeno dique para, podermos ter água mais funda.
Penso que o proprietário apenas pretende dar um pouco de animo a nossa aldeia, se não vejamos restaurou o edifício, fez parque de estacionamento, arranjou os redutes, por Ex: no nosso tempo, era impensável que aquele lugar tivesse luz e muito menos asfalto.
Atumnespereira, todos nós (a excepção do REX), respeitamos a tua arte, a tua maneira de ser e os teus pensamentos, conhecendo-te como conheço e vido de uma família tão simples e habilidosa, já pensaste em fazer um projecto para o referido local e apresenta-lo aos proprietários, quem sabe os horizontes deles se abram.
Um abraço.

Asno disse...

"lagar cemeiro",
o que tens a dizer da fonte que foi roubada e fechada?
E do baixio onda as familias chapinhavam com as crianças?Que foi feito dele?
Quem autorizou a que se mexesse no leito da ribeira?
Por acaso sabes onde pára a comporta de ferro que foi á ribeira abaixo?
Quem autorizou que esta tivesse sito colocada?
Não andarão os putos do portal do meio a beber pirolitos de água oxidada?
Quem deu autorização alguém para se avançar com cimento dentro da ribeira?
Quem autorizou vedação de levadas?
Quem autorizou a actividade pecuária naquela zona?
Em que te baseias para dizeres que aquele foi o melhor encaminhamento para o lagar?

Fico a aguardar respostas "lagar cimeiro"

Asno disse...

Peço de desculpa se firo a sensibilidade de alguém com intensidade com que critico a destruíção do espaço natural do "Fernambuque", mas faz parte da minha infância e custa-me ver o estado a que aquele antigo paraíso chegou.
Querem cimento e outras bacoradas, façam piscinas e pocilgas, mas ali não por favor!
Ultrapassa de longe o compreensivel. Só quem não conheceu aquele espaço á 20 ou 30 anos atrás, é que não compreende o que eu digo!
podem fazer o que lhes der na veneta, paredes para dentro, mas deixem-se ficar dentro das paredes, é que nem de lá saiam, pois são um perigo para a comunidade!
Espero que não cheguem á Bouça!
Livra!

Anónimo disse...

Olha, Olha falo com o atumnespereira e responde-me o ASNO.
Fora de ironias. Sr. ASNO desculpe lá, pensei em expor um pouco da minha humilde ignorância, ao “atumnespereira”, de todas as formas tanto o “Asno” Como “atumnespereira” e mesmo eu entre outros que se mantêm calados, somos de acordo com tudo o que acabou de mencionar. Aquando do meu comentário não defendia o proprietário, mas sim lembrar ao “atumnespereira”, rapaz de largos horizontes e grande sabedoria, que compartilha-se as suas ideias com mais alguém, afim de se poder quem sabe, reparar o mal feito, que sabe um projecto turístico, reservas de animais, tudo isto que ele também conhece, uma vez que toda a vida lidou com eles, ainda para mais quando se viu envolvido pela sua vida pessoal com herdades.

Anónimo disse...

Fazer por fazer nem sempre é a melhor solução. Dentro de nossa casa podemos fazer o que bem nos aprouver, mas no domínio público não é bem assim!!!
Acho que o atumnespereira não critica o que foi feito no interior do lagar, embora se possa concordar ou discordar. Julgo que ele, tal como eu, discorda sim do atentado ambiental que foi cometido na zona do fernãobuque (nota que o lagar não é o fernãobuque). Porque tal como o asno, também eu sou de um tempo que não este. Se não vejamos:
- A luz se lá está é para bem do lagar e não do fernãobuque;
- Não há alcatrão no mundo que pague a singela beleza da natureja;
- As obras de intervenção no leito da ribeira referidas pelo Lagar Cemeiro além de ilegais fizeram mais mal do que bem. Basta ver que a partir do momento em que uma máquina entrou no leito da ribeira e o começou a modificar nunca mais tivemos água limpa. Isto porque as pedras que anteriormente cobriam o leito foram removidas o que deixou à tona a areia e cascalho que durante séculos se foi inflitrando. Assim, agora bastam 2 ou 3 pessoas a nadar lá durante breves minutos e a água torna-se logo um "lamaçal". Além disso, o afloramento da areia contibuiu para o proliferamento de algas em todo o leito, o que além de esteticamente desagradável ajuda grandemente à turbidez.
- Quanto aos mamarrachos de cimento nem sequer tenho palavras capazes de descrever a minha repulsa e afronta!!!

Infelizmente este é um país em que muitos vivem acima da lei...

Só mais uma coisa, para a próxima contactem um arquitecto paisagista ou um engenheiro ambiental. Para alguma coisa eles existem!

Anónimo disse...

Very nice site! pussy licking orgy pictures free Recovering from a face lift driveway access http://www.discount-camcorder-battery.info/Mexican-oxycontin-pills-pictures.html i30 infiniti part performance subaru Candy samples hardcore Perfume aftershaves ferrari sprays dealer pontiac

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »