quinta-feira, julho 13, 2006

"CASEGAS VAI NUA" E A SUA GÉNESE




Não estou na génese do “CASEGAS VAI NUA”, por isso tenho aqui a minha intervenção como simples convidado e comentador. Por considerar interessante o BLOG e por pensar, apesar de alguns excessos iniciais, felizmente já ultrapassados, que o objectivo principal do BLOG era promover a nossa aldeia e deitar o nosso olhar aos que têm por obrigação de zelar pela “ rés pública”, decidi colaborar neste sítio.
Não estou arrependido de o ter feito. Casegas precisava de um lugar destes na Internet. Isto foi uma “pedrada no charco”. E contrariamente ao que alguma intelectualite medrosa possa pensar, com algumas excepções, o “Casegas Vai Nua” vai bem e recomenda-se. Penso que o BLOG tem de continuar, deve continuar, promovendo, no essencial, o debate de ideias sobre a nossa aldeia, fazendo a denúncia responsável e promovendo a terra onde todos nascemos, sem individualismos exacerbados.
E o que afirmamos não visa atingir ninguém em particular, o que nós não podemos é esquecer-nos do apreço que merece a nossa aldeia, e do objectivo fundamental: não podemos deixar que o conservadorismo retrógrado continue eternamente a mandar nos destinos da NOSSA TERRA.

Será este o objectivo do “CASEGAS VAI NUA”, como nos pareceu? Era bom que esta questão fosse esclarecida, por quem teve o mérito e o génio de criar o BLOG?
O Tonho, filho de outro Tonho, o Tonho Alves

6 comentários:

Asno disse...

Nem mais nem menos TONHO. É exactamente como acabas de escrever. Terá havido alguns "exageros" iniciais, uns estratégicos, como forma de aceleramento da divulgação do blog e outros que partiram e ainda partem de vez em quando de "pessoas" contra corrente do Casegas Vai Nua, com o intuito de denegrir o blog mas com esses aguentamos nós bem… Preocupam-me mais os que estão á frente dos destinos da aldeia, esses sim, são perigosos.
Convém dizer, que também cá estamos para equilibrar as forças, e por vezes, como se costuma dizer: “Para grandes males, grandes remédios”, sem descarrilar, claro…

Posso contar aqui que tenho ouvido relatos de conterrâneos que tinham uma péssima ideia do blog (espicaçados pelos contra corrente! VERITAS ODIUM PARIT!) e hoje, após os seus filhos e familiares lhes terem mostrado o que é o Blog “Casegas Vai Nua”, dizem: “Epá, afinal isto não é o que dizem” ou “Olha ali fulano na fotografia de há tantos anos, que saudades…!”, o que me apraz bastante se bem que manifestações destas sejam como que facadas para outros.

Continua com o teu óptimo contributo para o blog e com o teu excelente trabalho no despertar das consciências!

…E QUE NUNCA NOS DOAM OS DEDOS A TECLAR!

Caesar Place disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
atumnespereira disse...

O que eu vi neste blog, logo que tive conhecimento dele, foi o perpectuar de algumas tradições bem caseguenses, o amor à sua terra, expressado de várias formas e uma tradição que quase esteve para se mumificar, tornando-se folclore, e que teve e espero que continue a ter espaço neste blog que é o chorar do entrudo. Para quem não saiba, as coisas escondidas de todos durante o ano eram levadas à praça pública para que todos julgassem. Quem disse que se era sempre justo? Mas sempre se soube viver com isso. Os "senhores" dos dias de hoje é que já não estão habituados...
(Até o anonimato do chorar do entrudo, que é ou pode ser mantido na net, é uma continuação da tradição) Portanto o único exagero não permitido é a falta de exagero ou a falta de "fair play" de quem se sente atingido. Continuem a urrar por muitos e bons anos. Os caseguenses agradecem, mesmo quando torcem o nariz.

Caesar Place disse...

Caro Tonho filho do Tonho, É logico que não me conhece, não sou filho da terra, nem ai vou com a frequência que desejaria mas, essa terra tornou-se tb um pouco minha e motivado por isso tenho acompanhado o crescimento deste Blog, concordo com o que disse,tambem julgo o Blog estava a desviar o rumo mas tambem temos de ter em atenção o seguinte, um pouco de sal e pimenta desde que em quantidade qb, nunca foi demais e por vezes ajuda ...

Asno disse...

Têm de ter em conta que nem todos os contributors escrevem sobre Casegas...Ás vezes não é facil,até porque a pesquisa e investigação, obrigam a uma certa exposição e como sabem, com este sol, não se pode andar muito exposto por causa do "cancro das cangalhas"...
Desta forma, por vezes tem de se fugir um pouco ao tema "Casegas" (se bem que outras questãoes aqui abordadas, tocam a todos e aos Caseguenses também), para que o blog não esmoreça.

Saudações asininas para todos!

TONHO disse...

OS ESCLARECIMENTOS PRESTADOS, PAREM-ME SUFICINTEMENTE CARIFICADORES. NÃO VEJO ASSIM NECESSIDADE DE COMENTAR OS COMENTÁRIOS. E SENDO ABSOLUTAMENTE ESSENCIAL TRAZER AO "CASEGAS VAI NUA" OS ASPECTOS CULTURAIS E TRADICIONAIS DA NOSSA ALDEIA, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O FUTURO DE CASEGAS TEM DE SER GANHO. E OS MAIS JOVENS, DEVIDAMENTE ENQUADRADOS POR OUTRAS GERAÇÕES, ETICA E MORALMENTE, TÊM O DEVER DE LUTAR POR ESSE FUTURO.NÃO PODEMOS DEIXAR QUE A NOSSA ALDEIA FALEÇA NAS MÃOS DO CONSERVADORISMO CADUCO E RETRÓGRADO

TONHO, O FILHO DO TONHO, O TONHO ALVES.