domingo, julho 23, 2006

Novas/Velhas Fontes



Porque:
- Esta pintora aceita fazer uma cópia a partir de uma fotografia em vêz de estudar o original e fazer uma cópia deste em papel vegetal para o poder reproduzir fielmente.
- Não sabe fazer um traço direito.
- Não sabe copiar ou desenhar uma letra.
- não sabe fazer as gradações de claro escuro usando uma côr, mas sim usando duas (amarelo e verde neste caso. Para quem não sabe do que estou a falar, tem os azulejos da igreja como exemplo só que nestes a cor usada é o azul escuro, que aliás são da mesma época).
- Assina com o seu nome uma cópia sem identificar o autor original.
Deve gastar os seus dias a pintar azulejos para turistas e deixar os portugueses sossegados.
De quem encomendou estes azulejos (com a melhor das intenções, mas de boas intenções está o inferno cheio), não esperava nada. Na minha opinião, limitam-se a continuar a mais antiga tradição de Casegas, deitar abaixo o bom para erguer o menos bom (nos casos mais felizes), o mau e o péssimo na actuação corrente.Ou seja, costumam despejar a banheira com o bébé lá dentro.
Exemplifico:
Deitaram a Igreja antiga abaixo (tinha azulejos hispano-árabes, altares barrocos, etc), substituiram-na pela estilo-Estado-Novo-em-Neo-antigo-nem-carne-nem-peixe que nos calhou na sorte; deixaram cair primeiro e depois demoliram a Capela de S. António, com altar barroco e santo em pedra de ançã e substituiram-na por um pombal com um santo de gesso; Soterraram a Fonte de Baixo e afogaram a Ponte, que dizem ser o Ex-libris da freguesia, nas não o suficiênte para ocultar o tubo da trampa. E isto para falar só de edifícios, para não mencionar uma pessoa que por ignorância estava a rasgar livros de 1700 para encher o fundo das velas e estas não cairem dos castiçais, etc. Ou seja, uma enorme lista de boas intenções.
Dizer que os actuais não são culpados dos erros do passado, não os iliba já que têm o mesmo comportamento. Quem não conhece os erros históricos está condenado a repetir-los.
No outro dia, ia a descer a Eira e duas pessoas estavam admirando a velha/Nova fonte e comentavam o quanto esta estava bela e que não merecia os comentários contra que estavam a fazer na internet. Identifiquei-me e disse-lhes que o trabalho estava uma merda. Uma das pessoas muito ofendida disse-me que agora estava mais bonita. Quase que me apeteceu dizer que ela, aliás, nunca estivera tão bonita. É que Há pessoas que não sabem distinguir a joia do pechibeque (não é que eu achasse as fontes uma joia ou um espectáculo, mas eram um trabalho honesto, bem executado e tinham uns azulejos pintados por um artífice que sabia da arte).
Isso só quer dizer que merecem o pechibeque.
E já agora, que sejam muito felizes.
João Pereira

6 comentários:

Asno disse...

lol
O tecto da Capela das Almas ainda não fois desta...

Anónimo disse...

quem foram as lambisgóias q tavam a apreciar a fonte?
Deviam parecer burros a olhar pa um palácio!
lol

Anónimo disse...

concordo plenamente, em vez de recuperar o que é antigo limitam-se a estragar. Infelizmente os representantes da nossa freguesia são uns tacanhos, que não tem sensibilidade nenhuma.

Unknown disse...

Tens toda a razão João!! Infelizmente estes atentados gravíssimos à nossa história continuam a ser o prato forte de um Portugal obsoleto e tacanho!!! E o mais triste é ver que muitas das vezes as próprias autoridades pactuam com estas situações, ou são elas mesmo as grandes responsáveis.

Acho que é o típico: quando as coisas atingem um elevado estado de degradação não se restauram por existir falta de verbas. Depois caiem e toda a gente lamenta não se ter feito nada. E a verdade é que posteriormente a perda é substancialmente maior.

Um pouco da nossa história que se perde... A este ritmo não sei quanto tempo aguentamos.

Só mesmo "nós por cá"!!!

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. flood+insurance+tv+commercial Poster or digital printing undefined Engine optimization performance search Fluroperm 92 contact lens price compare Black 1968 pontiac gto hardtop cell+phone+service+plans http://www.gps-system-for-a-car.info/taking-provigil-with-methamphetamine.html Autoloader barcode reader Alcohol oxycontin Free msn messenger for cellphones airport webcams Tdm conferencing Sportsbooks with $1 minimum wagers Levitra paypal Zip off pants hiking discount Maxtor hard drive reliability Knobs for kitchen cabinets provigil and wellbutrin interaction Scrabble 20 download

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... gmac car loan