sexta-feira, julho 07, 2006

Aínda a praia fluvial...

Reforçando o que já havia sido proposto neste post, eis que surge mais uma opinião de peso relativa à requalificação do espaço da "praia fluvial":
Carta do nosso sempre inconformado (e bem), Tó Luìs ao JF.
À edilidade local pede-se que coloque esta infra-estrutura na linha da frente das suas prioridades porque o tempo urge!
CASEGAS está confrontada em todos os sectores com a necessi­dade de aproveitar melhor os escassos recursos de que dispõe. E não são muitos como sabem. A tarefa fundamental, fazer mais e melhor com os mesmos meios, obriga-nos a uma exigência maior no trabalho de todos os dias, com todas as forças vivas desta terra sem excepção, para combater a desertificação. Qual­quer que seja o posicionamento ideológico em que nos coloque­mos, dificilmente poderá es­capar a esta exigência. Parafra­seando localmente um político americano da década de sessenta "Não perguntem o que a vossa terra pode fazer por vocês, mas antes o que podem vocês fazer por ela". De vez em quando, bus­camos nos compêndios das fra­ses com história uma ideia inspi­radora que se adeqúe ao estado de espírito do meio local em que vivemos. Isto a propósito do de­ficiente aproveitamento da área de lazer na ribeira de Casegas, transformando-a numa praia flu­vial através de uma candidatura de projecto, integrada no 4.° Qua­dro comunitário de apoio de 2007 a 2013. À edilidade local pede-se que coloque esta infra­-estrutura na linha da frente das suas prioridades porque o tempo urge. A sua candidatura a ser bem sucedida, constituiria um dos alicerces em que assentaria algum desenvolvimento econó­mico, que contribuiria para ren­tabilizar algum pequeno comér­cio e turismo locais. Apelamos para que a edilidade se transfor­me num condomínio de todos os caseguenses descentralizando a sua gestão, exercitando a cidada­nia a níveis de excelência, indo ao encontro de todas as associa­ções e forças vivas, revitalizando o Conselho Cultural para o trans­formar num órgão de apoio ao desenvolvimento do projecto. Sendo a edilidade local o motor político e o representante de to­dos os caseguenses, aquela tem a obrigação cívica de se rodear de todas as sensibilidades para tra­balhar em equipa, de auscultar, de conhecer, de desenhar políti­cas e conceitos adaptados à nossa realidade local, sob pena de num futuro que se aproxima perder­mos a nossa identidade. Se não tivermos visão estratégica, parce­ria e cooperação q.b. estaremos condenados à subalternização (veja-se a proposta do governo para a extinção de freguesias, a extinção da escola a curto prazo). Para vencermos num mundo glo­balizado temos que ser inovado­res, com alguma capacidade competitiva, e a praia fluvial se­ria uma sustentabilidade, que se transformaria numa força mobili­zadora da economia local, de­tentora de uma capacidade de promover o desenvolvimento co­munitário, a coesão social e a identidade cívica desta aldeia desertificada.
ANTÓNIO LUÍS BRANCO ROMÃO
CASEGAS

2 comentários:

TONHO disse...

MUITO BEM ANTÓNIO LUÍS. HÁ MUITO QUE ESPERAVA PALAVRAS TUAS NO BLOG. E HÁ MUITA MAIS GENTE QUE PODE AQUI ESCREVER E COMENTAR. AS PESSOAS DE CASEGAS TÊM DE DEIXAR DE TER MEDO DE FALAR. AR RENOVADO É AQUILO QUE NÃO ME FALTA. E OS CASEGUENSES TÊM QUE ACABAR DE VEZ COM O CACIQUISMO QUE EM CASEGAS AINDA IMPERA. PRÁ PROXIMA NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ELES CONTINUEM A MANDAR NA JUNTA E NAS POUCAS COISAS QUE AINDA É POSSÍVEL MANDAR.
EM CASEGAS HÁ JUVENTUDE. E A HORA É PRA JUVENTUDE. EU SOU P TONHO, MAS O MEU NOME DO REGISTO CIVIL É JOSÉ CARLOS, OU MELHOR ZÉ CARLOS, O FILHO DO TONHO ALVES.

Asno disse...

HEHE,o Zé Carlos com a sua tipica frontalidade. Não falha, é sempre aquele prato!
De facto o Tó Luís aínda não escreve no blog, esta transcrição é do Jornal do Fundão, mas se por acaso alguém tiver o e-mail dele e mo faça chegar, terei todo o gosto em enviar-lhe um convite para contributor, penso que seria uma mais valia para todos.
A não ser que também já te andem a picar os calo...Hein, ó Tó Luís?!