segunda-feira, abril 03, 2006

Os Transformistas do século XXI e o desperdicio dos inertes...

Torre do tombo

O Cortiço


Em cima - podem observar a Torre do tombo, inspirada num projecto dum calabouço a torre como muitos poderão pensar de forma errónea, nada tem a ver com os arquivos nacionais sitos na Alameda da Universidade em Lisboa. O nome prende-se ao facto da catacumba ter sido idealizada com vista a dificultar o acesso dos idosos e deficientes ás assembleias de freguesia, normalmente realizadas no último andar (quem disse que eram burros quem foi?). O nome depois foi mais fácil, o próprio povo se encarregou de baptizar mais uma obra do estilo Ramosino com os berloques Alfrepidescos, que aquando das assembleias dizem idosos e deficientes motores, com toda a razão: “… não posso lá ir porque eu tombo”, vai daí e pimba, “Torre do Tombo”! Um lugar escuro e mórbido e acanhado comparável ao interior da torre da igreja á noite, realmente medonho, não tem corujas mas de vez em quando vagueiam por lá alguns fantasmas que costumam fazer umas horitas extras a assombrar as mesas de voto. Deveras arrepiante.

Em baixo – Mais um edifício do estilo cujo nosso leitor já reconheceu…exactamente, esse mesmo! Uma garagem de dumper e arrumação da brigada “dumper trash and fred” disfarçada de posto médico. O nome, mais uma vez o povo se encarregou da tarefa do baptismo: “O Cortiço”! E pergunta o nosso leitor “Porquê?”. -E pergunta muito bem, se ainda lá não entrou. Depois de tarefa árdua e campanhas de denegrimento do posto médico antigo da Casa do Povo (que boicotou e fez boicotar durante anos), o actual executivo lá consegui trazer para aqui o posto médico e disfarçar a antiga garagem e sala de chuto canina em posto médico, é de facto de uma criatividade de louvar bem como a capacidade sobrenatural de metamorfosear instalações que funcionam em instalações de funcionamento precário, querem ter só por ter, são como os menino, possessivos, enfim, coisas de imperialista…Dizem que se entram as macas, os maqueiros já lá não cabem e que nos crucifixos lá colocados o JC tem de estar de braços fechados…vá-se lá compreender…irra que é dose!

15 comentários:

MUL@ disse...

Quem malhar os quatro degraus, aquilo é vais ser uma "tpadela"!

MUL@ disse...

Pois...quem aprovou a aberração, sem que o mesmo fosse projectado segundo as a normas técnicas presentes Decreto-lei?
oh, e as placas de auto-elogio, ah ah ahahahahah. Hió!

Anónimo disse...

Pois é, uma vez as obras feitas é que se fala dos decretos leis!!! isto ta a andar pra traz burra - Casegas ta cada vez + ridiculo

MUL@ disse...

Homessa! Eu não sei se aquilo tá legal ou não, mas já se viu "esborralhar" muita obra feita!
Se está ilegal, é pq os serviços de fiscalização camarária e provavelmente ministério da Saúde só funcionam para alguns...

MUL@ disse...

Não tarda nada estão a abrabatar-se da Rua do Forno e unem a Torre com o Cortiço e fica tudo num, o Centro de dia e Lar estão é longe...senão tb entravam...Os massons é que ficam pior, têm que ir à volta com as urnas...Hió!

Anónimo disse...

Vocemessês ainda não entenderam qual é a estratégia para diminuir as listas de espera na saude? Eu explico, fazes um centro com acessos dificeis de maneira a que os velhotes ao subirem meia rampa tenham logo vontade de ir para casa (e até a dor nas costas já lhe passou).papaqui

Anónimo disse...

Parece que a obra da Rua da Eira vai sofrer alterações.
Alguém com ouvido de tísico ouviu o Presidente Carlos Pinto no regresso dum funeral no Sobral a suspender via telemóvel os trabalhos de reposição da calçada e mandar introduzir alterações à obra. Dizem que deu ordens para "enterrar" as linhas de telefone e electricidade . Assim é que é Sr. Prersidente . Mostrou que é quem manda. Simultâneamente provou que é o "dono" da obra , o Engenheiro e também o fiscal.
É caso para perguntar para que servem os Engenheiros .
Pelos vistos vamos ter o trânsito condicionado/interronpido por tempo indeterminado.
Já agora Sr. Presidente . Por acaso não viu que é urgente resolver o estrangulamento da estrada dentro da Freguesia ? Não viu também que perto do estrangulamento da rua da Eira , entre o café concerto e a casa dp Paulo Matos ,existem terrenos onde ainda é possível construir uma "variante" ?
Será também que quando passou no caminho agrícola Casegas Paúl também parou para telefonar para os Serviços Camarários para taparem os buracos e crateras daquele estreito e sinuoso percurso , cuja obra nova já nos foi prometida em campanhas eleitorais ?

Anónimo disse...

Parece que não fui bem compreendido. Estou plenamente de acordo que se " escondam " no subsolo tubos e fios . Apenas quis dizer que a Câmara ao lançar a empreitada devia logo prever esses trabalhos.É que agora passaram a ser trabalhos a mais e pagos como tal...(vicíssitudes das obras públicas é bem verdade )
Mais, não fosse o acaso (triste) do Sr Presidente ter ido a um funeral teríamos a calçada reposta e pronto...
Mais ainda , é legítimo questionar a forma pouco democrática de funcionamento da Câmara como Órgão colegial. Deliberações para quê ? Manda o Sr Presidente e mais nada ...
E já agora pergunto - Será que vão esburacar o que já fizeram para "esconderem" os fios que ficaram por fora ?

Anónimo disse...

Peditório.
Só espero que não digam que já deram para esse peditório .
Não é que o Alfredoski anda a dizer que já estoirou um carro ao serviço da perfeitura ?
Vamos montá-lo no corta relvas , comprar-lhe um popó ,ou calçar-lhe uns patins em linha ? O Sr asno não arranja um mano ou mana para o montar ? Coitado ,dá pena vê-lo a gastar as solas dos sapatos pelas ruas fora e pela calada da noite .

Anónimo disse...

Já agora sabiam que um homen inteligente como era o Tio João do Pigeiro apelidava essa figura amarela e sinistra ( Alfredoski) de burro ?

Anónimo disse...

Mais.
Sabiam que o dito cujo Alfredoski é tão sério e honesto que nas Franças ao passear com um primo encontraram uma carteira e logo se apreçou a dizer que metade dos Francos eram dele?

Festivaleiro disse...

almocreve o que tu ainda não percebeste é que aquilo são obras de pessoas com visão. coisas muito à frente.

Daqui a uns séculos os gajos da arqueologia chegam lá e classificam aqueles cúbiculos como património da humanidade. Tipo génios: odiados no seu tempo e estimados e adorados durante os anos vindouros.

são estes pequenos pormenores que fazem do sr doutor e do sr engenheiro gajos de futuro.

Festivaleiro disse...

e ainda falta o ´cubículo do lado. ñ iam fazer por lá um museu?

Pormenores almocreve... tu e esta cambada de asnos que por aqui andam é que ainda não toparam

Anónimo disse...

Óh calhondra estás a referir-te às ruínas entaladas entre a Perfeitura e a casa do txquim da aurília? É que eu sugeria para aquele espaço um "barbecue" colectivo para os moradores da rua.
Ou então a sala de espera do posto médico Charles Chicken onde o Orico de Vasco Esteves ( sim a terra do Zé da Dornas e do Vermelhito)faz voluntariado .

Anónimo disse...

ó anónimo, o Orico é o que "inspecciona" as mamografias antes de chegarem às destinatárias?