segunda-feira, abril 10, 2006

Casa do Povo


Caros bloggers e caseguenses,

Gostava de lançar mais uma farpa, além da já usual problemática relacionada com a inactividade e incompetência da Junta de Freguesia... O que acham do trabalho desenvolvido pela Casa do Povo nos últimos anos?!

Eu pessoalmente acho que se poderá fazer muito mais e melhor. Além disso, por enquanto, nós, mentes livres, ainda temos hipóteses de tentar mudar algo, de fazer mais e melhor... até que os tais que nós sabemos decidam também meter-se por lá e matar definitivamente a nossa terrinha.

O pequeno contributo de todos acabará por fazer uma grande diferença no somatório final. Pensem nisso!!!

Saudações caseguenses

42 comentários:

Anónimo disse...

Qual trabalho desenvolvido egas?

Anónimo disse...

chibinha mé, és tu fred? hummm também já andas nestas paragens?? é pra te ires chibar lá pro povo né??

MUL@ disse...

Pois pode Egas, mas sem ovos não se fazem omoletes. Que apoio dão aqueles "trambolhos" da junta? Que se pode fazer sem dinheiro, com promessas da Câmara, que não passam mesmo de promessas, e enquanto continuarem a a ir para lá dizer..." não dêem nada para lá que aquilo é só comunistas. Fizeram-se boas Jornadas Culurais fizeram, mais uma vez, quando o Presidente da Junta da altura era inteligente...agora assim não dá!

Anónimo disse...

Realmente aquilo anda de mal a pior, é só operações de embelezamento...Obras estruturais, organização de eventos (como torneios, exposições e outras actividades que na maioria não carecem de grande "disponibilidade financeira"), não desenvolvem como lhes compete. Penso que estamos perante a pior direcção da C.P.C alguma vez vista, curiosamente composta por pessoas mais influentes, e aparentemente competentes que a anterior (o senhor presidente é exemplo disso. Alguém o vê?!), não se reflectindo estas mesmas qualidades no seu desempenho ao serviço dos sócios, uma vez que para isso foram eleitos.

Dão os rebuçaditos aos sócios com mais uma festa da canção (um sucesso ao qual devemos dar o total apoio) e das jornadas culturais (quase assassinadas pelo actual executivo da Junta de Freguesia ao extinguirem o concelho cultural), que foram substituídas por aquelas festitas ranhosas no Largo do Adro, também cognominadas pelo povo, de “Expo-Ramos”.

Porque é que as pessoas não se deixam de “baloquices”, sim, porque pelos vistos o Balocas é bode expiatório para tudo o que acontece na C.P.C., “o comuna”. O senhor tem defeitos como todos nós temos, mas também vai fazendo alguma coisa, mas isso ninguém vê (típico Casegense!), não há homens maus, há é maus lideres! O mesmo se passa com o senhor Alfredo que tanto aqui tem sido criticado, o homem tem muitos defeitos (inclusive o do acerto com o 25 de Abril que ainda não fez), mas tem um grande problema…É mal orientado…é que o homem até trabalha, mas que interessa isso, se quem decide, decide mal?

Porque não se organizam a pessoas e constituem uma lista alternativa? Podendo passar pelo “aproveitamento” de alguma pessoas válidas que dirigem de momento a C.P.C.
O mesmo se aplica á Junta, eu não tenho grandes dúvidas que elementos como o Quim Tó, ou o senhor Alfredo (não digo o senhor Rui porque toda a gente que pensa sabe que não tem disponibilidade para trabalhar e que candidata-se porque ajuda com a imagem), não pudessem desenvolver um bom trabalho integrando qualquer uma das listas apresentadas como oposição á actual, são dinâmicos, mas quando o problema vem de cima, não há nada a fazer…Mas isto já é a fugir ao assunto, foi só uma comparação.
Espero que o meu contributo faça meditar muita gente.

Anónimo disse...

É que não fazem mesmo nenhum, eu já deixei de là por os pés, e enquanto là estiver aquele balocas comuna é que lá não vou mesmo!Parece que aquilo é só de dois ou três...Jà ouvi dizer que agora jà nem sequer limpam aquilo e que està um porcaria! É a da margarida que là està...Olhem, não sai á mãe, que essa é bem limpinha!!
Ai ninguém comenta aqui? É tabu é? Mas aqui o becas jà sabem que não se cala!!

Unknown disse...

O successo de um bom empreendimento não depende da capacidade financeira e muito menos da grandiosidade...

A simplicidade acaba muitas vezes por alcançar melhores resultados do que sonhos demasiado quiméricos.

Isto é: a Casa do Povo só voltará a funcionar quando todos derem um contributo efectivo na pressecução de objectivos. Porque mesmo sem verbas quando boas mentes com espírito de sacrifício se juntam, bons resultados são possíveis de alcançar.

Contudo quando sucessivas direcções apenas vêm a nossa casa do povo como um mero "habitue" ou uma forma de status, e mais não fazem do que sorrisinhos e apertos de mão, é lógico que mais tarde ou mais cedo o outrora bom acabe por degenerar. Como um cancro. E a sociedade chama a isso icompetência...

Caro sócio não vejo da mesma forma que tu o sucesso de semelhantes actividades: os concertos não são tudo. Onde está o resto da cultura. Cultura de qualidade? É que coisas preparadas em cima da perna não passam geralmente de meros fiascos. Mas claro que não devemos deixar de reconhecer o trabalho e empenho do Carlos... um dos poucos que trabalha, mas também ele responsável pela actual situação.

Por exemplo... onde estão os torneios de sueca, damas ou xadrez... uma simples sessão de leitura... tertúlias...

Mas não! É melhor um torneio de futebol que dá prejuízo ou uma "comezaina" para contentar a rapaziada!!!

Quanto ao dinamismo dos outros senhores... Pergunto-me: Andarás com visões? Ou serei eu cego?!!

Anónimo disse...

Egas

estou de acordo contigo, mas também não podes dizer que iniciativas que enchem a casa do povo de povo, não são de sucesso(ainda há pouco tempo, a ultima vez que lá pus os pés vi lá um espectacular concerto de guitarras clássicas tocadas pela turma daquele miúdo, o filho do Magalhães da farmácia, o festival também é engraçado…), poderiam muito bem estar integradas numas jornadas culturais, mas o que queres, aquilo parece que está perro...Aqueles energúmenos desintegraram o concelho cultural...

Depois há mais um aspecto que caracteriza a marasmática direcção, é que para além de ter o obstáculo “Junta de Freguesia” a bloquear verbas, também “trabalha para dentro”, é uma direcção fechada, não deveria ser assim, deveria “trabalhar para fora”, levar os jovens a participar, envolvê-los…Todos sabemos que por vezes alguns jovens são envolvidos, mas há para quem “envolver” significa fazer fretes, limpezas e carregar estrados (também tem de se fazer, é verdade…), então devermos concluir que têm uma noção errónea da palavra. As pessoas quando não são envolvidas e são tratadas como meros executores de planos (feitos em cima do joelho, como tu dizes e muito bem), não se sentem realizadas com o seu trabalho nem sentem que o mesmo seja valorizado, tudo isto, por falta de uma planificação adequada ou ausência total da mesma.

Eu custa-me fazer a comparação mas tenho de a fazer, a C.P.C está para a cultura como a Junta de Freguesia está para o desenvolvimento. E têm os mesmos métodos fechados e arrogantes no desenvolvimento de qualquer iniciativa.

Só, por enquanto…

Anónimo disse...

nana, essas é o outro, o neto da ti branco que anda vuc vuc a organizar!!
Olha, podiam convidar esse pra direcção...Heh, o becas ás vezes até tem umas ideias!

Unknown disse...

Isso é boma 3facadelas... mas são coisas pontuais. E a Casa do Povo tem que ser uma estrutura dinâmica o ano inteiro!!!

Asno disse...

Bem trocado egas.

E como é? Hà listas, não hà? As eleições estão a rebentar...!

Anónimo disse...

ó zé kim tonho manel fernado zé da prêra tonho joly (porra parece o ppd/psd/cds/pp)...desisto...Longe estão todos, isso também os de agora...bah!

Unknown disse...

Mais uma vez Becas da tua cabeça continua a não sair nada de jeito. Pelo menos uma vez dá um contributo de relevo

Unknown disse...

Pelo bem da casa do povo acho que todos os que esperam melhor têm a obrigação de dar o seu contributo...

Espero que essas pessoas apareçam e que não sejam boicotadas pelos "animais políticos" da casa do povo!!!!

Anónimo disse...

sim sim, a começar pelo topo da pirãmide egas, akilo não é alavanca politica de ninguém, e zé mole jà tivémos um e era menos que este. Basta!

Anónimo disse...

ó facadelas, o balocas é um comunista essa é log a 1ª, e a maior parte das vezes "dà ao slide" na hora da verdade e pa não falar dos objectores de consciência à liberdade criativa! Busca facadelas!

Anónimo disse...

repito, já ouve um lista q tava na forja q foi olhada de lado e o balocas bolqueia a liberdade criativa sim senhor. E chupem os dois!

Anónimo disse...

os maiores cegos são os que não querem ver...Perguntem a quem costuma andar por là, se "eles" são receptivos a listas diferentes..perguntem!

Unknown disse...

Almocreve eu é que lamento desapontar-te porque eu estava e era um dos principais promotores dessa lista de jovens... Infelizmente, como não estou permanentemente em Casegas demonstrei à partida a minha impossibilidade em encabeçar o projecto, pois o bom funcionamento da instituição necessita de alguém que esteja mais presente. E a verdade é que neste momento está tudo em águas de bacalhau porque dos referidos "jovens" ninguém quer encabeçar ou então acham que devem manter a sua independência (tradução: estar de bem com todos...), ou então não se acham capazes...

Mas caro/a almocreve se eu vir que algém competente avança então eu mostro a minha disponibilidade para contribuir... Mas se for mais do mesmo, isto é, alguns dos que andam por lá só para ficarem bem vistos e ganhar estatuto, então a minha resposta é não.

Em relação ao Carlos Balocas (aqui referido) tenho duas opiniões. A primeira começa com um agradecimento profundo por todo o trabalho que ele já desenvolveu na CPC... um dos poucos que ainda vai tentando fazer algo!!! A outra é um lamento, já muitas coisas ficam por fazer e também porque muito do que é feito devia ter uma peparação mais cuidada... Mas também compreendo que muitas vezes ele está sozinho!!!

Becas mais uma vez demonstras a tua total ignorância... És um falso: estás restrito ao que ouves no leva e traz e nunca deste uma participação efectiva pela melhoria da situação.... Devias aprender a falar apenas quando tens legitimidade para tal... Mas a verdade é que a única coisa que sabes fazer é cortar na casaca... Não sei se conheces história e se ouviste falar que durante a revolução francesa usaram um aparelho chamado guilhotina para decapitar as pessoas... O meu conselho é que compres uma desses instrumentos e o uses em ti mesmo porque me parece que a tua cabeça estar ou não estar é indiferente...

Anónimo disse...

Enquanto sócio da Casa do Povo informo que segundo o edital a entrega de listas podia ser feita até ao fim do Mês de Março. E acho que o acto eleitoral é agora no mês de Abril. Já agora sabem dizer-me se há listas?

Infelizmente tenho que concordar quando dizem que a Casa do Povo vai de mal a pior e é cada vez menos Casa do Povo. a verdade é que passou por lá uma cambada de incompetentes que mais não fez do que expoliar o património da Casa do Povo. Uns porque entram em conflito directo com outras instituições, outros porque não souberam aproveitar o tempo das vacas gordas para conseguir subsídios.

Também me podem dizer que o Senhor Balocas fez muito, o que não deixa de ser verdade. Mas também não deixa de ser bem verdade que ele é um dos principais responsáveis pela actual situação. Pelo que sei, muita gente se afastou da Casa do Povo devid à sua personalidade conflituosa. Também ouvi dizer que o foram apanhar a dormir nas antigas macas do ex-Posto de Saúde um desses dias em que tava com uma borracheira pegada, ou que fica até altas horas com os amigos por lá... (quem me diz que no final da noite quãndo o álcool tolda a razão as contas eram saldadas?). E o cavaquinho da CPC que ele partiu quando caiu com a borracheira? E os subsídios que não conseguimos porque o referido senhor arranjou problemas com a Junta ou então não apareceu quando devia em certas reuniões.

A verdade é que todos estes boatos e muitos mais correm por cá na nossa terrinha...

Por tudo isto claro que estou contente.

Anónimo disse...

E há ainda os outros... os que só lá estão, tal como diz o Egas, pelo estatuto e que nunca fizeram nada pela Casa do Povo.

Querem exemplos?: Paulo Matos, Professor Sérgio, apenas para citar alguns...

Anónimo disse...

E o taxista que só por lá andou para facilitar a vida há banda... Esse é que é o verdadeiro come com todos! Quer estar sempre de bem com toda a gente e depois nunca faz nada nem dá a cara à luta

Anónimo disse...

Vês vês Becas, seu facho da treta anti-comuna! Destes não falas tu! Também comes com eles não é?!

Embrulha!!

Anónimo disse...

E eu também sou sócio da nossa CPC. Mas acho que tenho as cotas em atraso!

Também como aquilo tá não vale muito a pena.

Anónimo disse...

não perdes pela demora parra de bagaço...tu debes pensar que eu não soube do laço armado pelo senhor presidente da charanga e o o senhor presidente "zé mole2" com o fim de alienar a charanga da C.P.C.!!!Sim sim, estivesses na assembelia...quase caí de quatro ao ver que apenas o senhor presidente da mesa, o da assembleia e o da charanga (e mais uns lacaios nunca vistos por aquelas paragens) tiveram voto favorável á saída da charanga da C.P.C...o resto dos dirigentes e mesa CONTRA!!!Estranho não? Vês vês parra de bagaço, eu como com eles e tu já almoçaste!

Anónimo disse...

são todos uns comunistas!!
ah, ó parra de bagaço(crispim), o menino paulinho já lá na tà há uns anitos, tàs em plutão?

Asno disse...

ó becas ou alguém, explica lá melhor essa do laço armado...!

Anónimo disse...

ó Becas que é isso de charanga

Festivaleiro disse...

a casa do povo é mas é 1 ganda regabofe. Uma espécie de junta!!

O que aquilo precisa é de uma junta de salvação nacional

Festivaleiro disse...

Já há algum tempo que venho assistindo à parodia caseguense e finalmente decidi intervir. A partir de agora espero poder dar uns açoites nestes burros todos que é pa ver se esta porra anda pa frente.

Agora gostava de me apresentar: meu nome é Zé Tó Calhondra, 30 anitos, profissional do sexo, e uso linic. Tenho também um gosto especial por camones e avecs tenrinhas.

Festivaleiro disse...

ou então em vez da junta d salvacao nacional, um plano tecnologico

Anónimo disse...

a charanga? é a banda ó calhondra, fizeram-na bem feita será que o zé mole2 é o 3facadelas, é que due cá uma nas costa da direcção da C.P.C...nã foi brincadeira...

Anónimo disse...

ó facadelas, tu, exeptuando as vezes em que transcreves, nunca se percebe o que dizes, jà ouviste falar em pontuação? Limita-te ao tema do post, palavreado põe no post do "achas na fogueira" do meu amigo egas.

Festivaleiro disse...

então alguém sabe informar como está o processo eleitoral?

Anónimo disse...

ó calhondra, a casa do povo era como eu tava a dizer, tudo em àguas de bacalhau...assustaram a lista dos jovens e agora é mais do mesmo.Toma que caruncho!

Anónimo disse...

Vos sandandes uns invajosos do caracu!!! deixarde la o homem em pase... deichardeo la ter o seu belo taxo e ganhar uns troquitos meus filhos.... ele tamem teem feitu muiuta coisa!! vos tendes a boca cheia de merda!! andais todos os dias na missa. sois um rei avarento o cagão

Anónimo disse...

ALUNOS QUEM SOIS VÓS?



Juventude que passa e me toca aos encontrões,

Juventude que ávida de crescer exige de mim o que a vida já me ensinou.

Nos seus olhos leio a crítica e tenho medo; vejo a alegria e tenho esperança; interpreto o desânimo e mergulho na reflexão.

Analiso e confio. Confio no que posso dar, confio no que eles me ensinam.

Trazem na simplicidade e nas cores a beleza da vida.

Trazem da família os desiquilíbrios, a suavidade dos gestos, a agressividade nas atitudes, a rudeza de linguagem.

Trazem do grupo os Duran Duran, os panks, as drogas, a prostituição.

Dão-nos lições de solidariedade, justiça e amizade.

Transportam consigo abismos culturais e sociais que não entendem.

Tornam-me espectador activo da corrente da vida. Participo nas cheias, nas secas,na construção de barragens, no remar cauteloso dos barcos. Entro nesta aventura sempre presente, sempre verde, sempre renovada pelas enxurradas juvenis.

Emprestam-me os olhos para ler a vida. Emprestam-me o coração para a poder amar.

Levam-me com eles para a vida e deixam comigo a vida.

Partem indiferentes em cada ano lectivo. Mais tarde, num encontro casual, recordam comigo aquela aula, aquela visita de estudo...fez-me pensar que ....

O meu nome ninguém sabe.

È o encanto das coisas simples. Estrela sem nome, entrei com eles no firmamento do tempo para construir a Humanidade.



Há vinte anos era assim!!! ... Que mudou?

Asno disse...

Gostei do poema, pena estar anónimo...

Anónimo disse...

Sinceramente... Uma pessoa acede ao Blog de Casegas, como "neto" de Casegas, filho dum filho de Casegas, que desde pequeno aí vou quando posso, e o que se vê? Apenas que a maior parte das pessoas (restrito aos comentários), em vez de contribuirem para a discussão de ideias, e para o progresso de Casegas, apenas usam para chamar comunas a uns, facistas a outros, e ofenderem-se?? Não conheço a direcção da junta, não conheço a direwcção da CPC, mas sei que Casegas não está a evoluir, e parece-me que com algumas das mentalidades que aqui se lê.. apenas pode regredir...

Anónimo disse...

ó ptjetrg, se cà não estás e ñ sabes o que se passa como é que podes criticar as mentalidades de quem comenta?
É que por cá toda a gente sabe quais são as mentalidades responsáveis pelo estado da aldeia, pelos vistos tu não...não serás tu um dos que recebe a cartinha para vir fazer a cruz?

Anónimo disse...

Carissimo Becas, para teu governo não recebo cartinha para ir pôr aí a cruz, vou aí quando posso porque gosto de Casegas!
quanto ao criticar mentalidades, até agora ainda não li da tua parte NADA que ajude a melhorar, mas dizeres que as coisas estão mal, que o culpado é A ou B, ou que C só aí vai pôr a cruz é facil, criticar é facil, ter ideias, inovar, melhorar, progredir isso é mais complicado... Espero que tenhas a capacidade para entender que isto não é uma critica por criticar, é uma critica para alertar, em vez de mandar a baixo, pode-se contribuir com ideias para evoluir!

Cappicce ou precisas dum desenho?

Anónimo disse...

Alimpa Beca§, E§§a é VALENTE!!

Anónimo disse...

Eu critico ao por a cruz! No caso da associação deste post, não ponho porque não houve eleições porque afuguentaram a lista dos putos!!
CAPICCE?