sexta-feira, outubro 13, 2006

Dantes é que era bom e a valer...

(Os Feijões com Couves )

Esta aldeia, Casegas, situada no sopé da Serra de estrela, faz fronteira com Sobral de São Miguel, Cambões, S.Jorge da Beira, Ourondo, Paúl e Erada. Em algumas destas terras este prato também é confeccionado. Lá se fazem os famosos Feijões com Couves, uma espécie de Cozido à base de carnes e charcutaria de porco.

É considerado um prato de Inverno, devido ao seu valor calórico, se bem que é muito agradável também no verão, tirando os enchidos não é tão pesado quanto parece, estes, os enchidos e a carne podem perfeitamente ser substituídos por sardinha assada, tudo regado com bom azeite feito à moda antiga em Casegas, daquele que ainda sabe a alguma coisa.
Este prato, em Casegas dá também origem ao "Caldo do Cimo e do Fundo", que fica na panela após retirados os legumes com o feijão e as massinhas.
O meu avô, Joaquim Bernardo, quando ia para casa dele, com quatro anitos, ensinou-me a pôr um pouco que vinho nesta sopa para que arrefecesse. E não é que desde aí comecei a cumprir este ritual útil e saboroso! Tinha de me alimentar bem, para ir para a Ferraria na carroça do macho. De manhã, dava-me uma geropiga com passas de "abêbras" (figos pretos), de pêssego ou castanhas secas que se me metiam nos dentes, à tarde era uma tigela de vinho com açúcar (não sei onde foi o meu avô buscar aquela ideia de adoçar sempre o vinho...), enquanto comia um pão de quartos do "Tonho Padeiro", com um torrão de manteiga a que o Ti Joaquim Bernardo (o "avô ali"), chamava de Pançudos.

Aínda o estou a ouvir:-

"Atão quantos pançudos já comeste hoje? Queres uma tjela dele?"- Ficava mais quentinho, e lá ía eu desamolar pregos enferrujados, uma no prego outra nos dedos, uma no prego, outra nos dedos...

Bons tempos em que o pão sabia a pão e carne sabia a carne...


4 comentários:

Anónimo disse...

È bom recordar velhos tempos e saber que nos dias de hoje a juventude não reconhece essas iguarias...o mais belo de ouvir e fico sensibilizada com a forma de falares do teu avô...parabens, por falares dos antepassados...é bom revelar esses sentimentos para que na nossa aldeia não se quebrem as relações familiares.

Asno disse...

lol
Gostavas poco gostavas!
E na cabeça, não mandaste nenhuma martelada?

Anónimo disse...

Que bom prato este de feijao com couve, quando vou a Casegas eu bem como a minha parte, mas depois mais tarde começa a festa do peido com um cheirinho nao muito agradavel.

finadamina disse...

Fiquei com água na boca.

Também comi sopa com broa esfarelada e com um chilarinho de vinho, só para dar côr à sopa.

Nós em São Jorge da Beira, não comemos feijões com couves.

O nosso prato, a~minha delícia, é:
COUVES COM FEIJÕES.