quarta-feira, outubro 18, 2006

Novo livro com personagens de Casegas




O novo livro do escritor tortosendense Gabriel Raimundo intitulado "Herdeira de Colombo na Ilha Dourada", tem personagens oriundas de Casegas, como poderão verificar no pequeno excerto que publiquei para "adoçar o bico" aos amantes da leitura. O prefácio é do Casimiro que teve direito a dedicatória e teve também, a Carmo, a Diamantina e o José das Neves, espero que não seja o "Abominável Zé das Neves" que ande para os lados de Casegas lol! Estou a brincar, é claro que é o Zé Neves, deve ter sido engano.
O livro poderá ser adquirido brevemente, nos dias de lançamento:
Dia 11 de Novembro, no Restaurante Ovelhita integrado no programa de São Martinho animado pelo trio de guitarras clássicas dedilhadas "Alaúde" ou então no 2º dia de lançamento, durante o concurso/magusto "A melhor jeropiga".
Ai Gabriel, apanhas uma barrigada de castanhas nos dois dias!

Então, aqui levanto um pouco a ponta do véu:

“- De acordo, minha lobazinha do mar!... Então, vou começar pelo que me contou o meu pai lá da terra dele, antes de se decidir a migrar para a Margem Sul do Tejo, concretamente para a Charneca de Caparica...
- Meus ouvidos soam como búzios às tuas palavras, meu querido! - Rafaela abraça-o e imagina assistir ao desbobinar do filme da vida de seu amor, entendível sem legendas...
Olho Azul Júnior tem de saltar em certas passagens da meada, se não tomaria fastienta a narração... Remonta aos tempos em que seu pai Virgílio - o Olho Azul - então rapazinho de escolaridade interrompida, fora mineiro na Panasqueira e conjugava o descanso com os esforços no trato de umas leiras paternas para melhorar a dieta da família, lá em Casegas.
O pescador revela o filão umbilical do progenitor:
- A aldeia de meu pai fica na encosta sudoeste da Serra da Estrela, zona abundante em água potável. O rio Zêzere bebe ali de várias ribeiras, como a do Paul que recebe reforços da zona das Cortes, a de Unhais da Serra, a de Erada, a de Casegas. Mais a de Porcim e a de S. Jorge da Beira, autênticos berços da truta arco-íris - selvagem como tu! - de febra fortificada em consequência do leito frio por onde se espraia e da alimentação variegada que despreocupadamente vai saboreando, ao contrário do que sucede com as espécies reproduzidas em vivei­ro.”

(Gabriel Raimundo-Herdeira de Colombo na Ilha dos Amores)




2 comentários:

Anónimo disse...

Boa sorte ao livro e parabéns ao autor.

Asno disse...

Não sei ler mas vou comprar!
Anónimo, arranja um nome.