quarta-feira, outubro 25, 2006

Dilúvio em Casegas...Partidas da Mãe Natureza (castigo???)

(clique nas fotos para aumentar tamanho)

Hoje, às 7h00 da manhã, não se atravessava a ponte. Os marrecos do Leonel, parece que se safaram, o mesmo não se pode dizer das galinhas do Ti Zé Pacheco, que, ou as encontrou o Noé e vão ali na arca, ou "foram-se" mesmo coitadas...


O Tonho Bernardino (ali ao longe), mais uma vez em destaque, fazia surf sob uma tampa de esgoto do outro lado da ponte.

Em baixa e a destacar: nos "geisers" das tampas de esgosto, saía bagaço de uvas dos senhores "fazedores" de aguardente. Uma vergonha! Penso que deviam ser mais conscientes!

Ai tanta...!

Uma ligeira bonança e o rasto da destruíção...

10 comentários:

famel disse...

kem se riu c isto td foi o gajo do surf e os animais da arca de noé :)

Anónimo disse...

Caramba! la foi o lixo acumulado durante o verao pela ribeira abaixo, agora sim da para tomar uma banhoca sem lixo nos pez.

Anónimo disse...

Que atrai os Caseguenses para a ponte em dias de cheia ? Que beleza tem as águas revoltas e tumultuosas que tudo destroem á sua passagem ? Por razões profissionais ontem pela manhã e após uma noite de chuvas diluvianas atravessei pelo menos meia dúzia de pontes nos Concelhos da Covilhã e Fundão e gente aos magotes a ver passar "os navios" só na ponte em Casegas. Nas pontes do Ourondo, Silvares, Castelejo,Meimoa,Pedrinha,Cortes, Paúl e outras mais nem vivalma a "mironar" a natureza destruidora. A explicação veio de quem me acompanhava. Sabes esta gente em Casegas não tem nada que fazer para além de esperarem o carteiro que lhes traz o vale da reforma ou infernizarem a vida aos Médicos que têm passado (sem saudades) pelo Posto Médico. Não vês as gentes do Paúl entretidas a observar as cheias da Ribeira porque se levantam para trabalhar. E não é que tive de lhe dar razão. As gentes da minha Aldeia viraram a espectadores/empatas . Empatam o trânsito junto à Ponte em dias de cheia; empatam a circulação das viaturas dos bombeiros quando o fogo destruidor nos flagela. Que raio, não há nada mais útil para fazer?

Anónimo disse...

E qual é o mal ó sr Piscolino? As pessoas não têm culpa que o sr acorde mal disposto pra ir pro trabalho! se tinha pressa acorda-se mais cedo! Nem era pelas pessoas... era até pelo mau tempo! já era de prever que demoraria mais tempo a chegar ao trabalho do que é custume... Não precisava de vir chamar de desocupados os reformados deste país, que por acaso até se levantaram mais cedo que o sr. Eu cá até acho natural... ao menos ainda mostram algum interesse e curiosidade em saber o que se passa á sua volta e na sua terra, ao invés de se fecharem nas suas casinhas, a tomar os remédinhos que o doutor passou, só a espera que a morte chegue...

MUL@ disse...

Castigo?! Foi pro outro que andou a fazer casas onde não devia e a mexer em muros que não lhe pertenciam, "deus lha deu, deus lha levou", "quem semei ventos, colhe tempestades"....

Anónimo disse...

Infelizmente, seria uma grande perda ver a nossa ponte desabar perante a força das águas, mas até gostava que isso acontece só pelo prazer de ver os mirones irem água abaixo!

Isso é que era grande! E se o Manel T. fosse lá no meio melhor ainda!

Só se safava o Tonho que é um surfista e pêras!!

Anónimo disse...

Olha lá ao Manuel T. das duas uma: ou também tavas na ponte ou então não vives em Casegas!

Porque todos aqueles que vivem em Casegas conhecem a verdadeira realidade: que muita preguiça abunda por lá! Alguns pactuam com ela, outros não!

De facto, as gentes de Casegas têm um gosto pela mironice e cuscovilhice particularmente apurado. Quem não se lembra de ver as nossas colinas cobertas de chamas e mesmo assim muitos eram os que permaneciam impavidos e serenos no meio da estrada!

Chamas a isso ocupação?!

Manda-te mas é da ponte para baixo num dia de cheia!

Anónimo disse...

AI que a família parra de uva também é do tipo stressado... Ó meus amigos... querem lá ver que estes senhores quando encontram alguém que não partilha das suas opiniões desejam logo que se matem? isto a mim já me parece carecer de alguma medicação para controlo da agressividade... Não moro em Casegas, mas o sr gervásio também parece que nunca deixou a sua terrinha! Em todo o lado há empatas, cusquices e diz que disse... Boas pessoas, curiosos mirones, preguiçosos e trabalhadores... só que uns vão sobressaindo mais do que outros conforme as circunstancias... Se havia "espetáculo natural" naquele dia porque não ir dar uma espreitadela?! e eu até aposto que o sr nesse dia bem que para lá deitou os mirones como os outros... pena foi a pressa pro trabalho se não ainda la tinha perdido mais uns 5 minutos... E já que estão todos tão contra as espreitadelas, da próxima passem lá de olhos fexados porque pelos vistos as palas de burro não foram suficientes para dirigir o olhar só em frente... até tiveram tempo de quem sabe, até tirar umas fotos para recordação...

Anónimo disse...

Trabalhar?! Este homem tá doido!! Eu é que lá trabalho!! Mas por acaso até já sai das fronteiras de Casegas. De facto, de vez em quando vou dar umas voltas até ao Sobral e ao Ourondo e quando calha também aproveito a benesse do Sr Pinto e vou de carreira até à Covilhã!!

E é claro que estive na ponte nesse dia! Um homem tem que se manter ao corrente de todas as novidades. Mas atenção, que eu encostei-me a um canto para deixar passar o Zé Piscolino, que o gajo é um perigo a conduzir.

P.S As fotos são do manjedoura! Esse é que não tem nada para fazer :)

Anónimo disse...

:) Ora nem mais... gente descontraída é o que se quer! Dê cá um aperto de mão sr Parra e considere-se cumprimentado de modo a esquecer qualquer esboço de afrontamento passado!

E quanto a esse sr Mangedoura não sei se trabalha muito ou pouco mas que fique esclarecido que munca insinuei que o sr pudesse ser um desocupado... pelo contrário há que agradecer ao sr as fotos e a sua publicação permitindo a que não mirou a cena, de a mirar bem agora no conforto das suas casas!