terça-feira, outubro 10, 2006

Contributo de um Caseguense em referência ao post anterior

"É com satisfação, que leio esta noticia, os senhores da Covilhã, quando foi para dar agua a Casegas, nunca apareciam. Nos anos de seca, que muitos de nos se lembram, tínhamos de ir ás fontes de cima, de baixo e ás quelhas, buscar agua para encher o pote. Canalizada, só o presidente da junta, o padre e um professor (sem medo). Depois, do 25 de Abril, teve o povo (que quis) pagar as tubarias, abrir as valas, comprar o contador e depois a junta só cobrava a água. Como a água do pomar, já não dava, lá foi o povo explorar a do recanto. O terreno para construção do posso, dos tanques e passagem da tubaria, foi doado. para despesas, pois a câmara não ajudou tanto como devia, pagou um tanque, deu as manilhas e pouco mais, foram vendidos, a quem quis,1000 metros cúbicos a 1 escudo. Depois, não sei porque, pois de certeza, muita gentinha boa, não chegou a consumir os metros que tinha pago, lá resolveram fazer negocio entregar as águas de Casegas, de mão beijada, à Covilhã.
Como não estou ai desde essa data estou desactualizado, vou-me informando lendo os jornais, da Covilhã e fundadoras de Casegas nunca vem muita coisa. Agora, devido ás novas tecnologias, o blogg tem sido a fonte de maior interesse. Aos participantes muito obrigado e força para a frente, para traz mij'a burra.
Só uma opinião, se os senhores da Covilhã querem levar tanto dinheiro por metro, porque não limpam as contas com os caseguenses? Primeiro deviam avaliar o que o povo fez, pagar a quem merecia e depois que levem o preço de lei. Quanto a minha opinião, as aguas de Casegas deviam permanecer caseguenses."
(Amigo de Casegas)

E que contributo!
Obrigado "amigo de Casegas"!
É pena que contributos destes não apareçam mais vezes e que ande por aí toda a gente escondida, a ler bloggs com ar de comprometidos com alguma coisa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há quanto tempo não ouço falar nos Amigos de Casegas. Amigo de Casegas... só amigo, ou também pertenceu à (LAC), Liga dos Amigos de Casegas ? Pena ter morrido tão precocemente (a LAC claro) e cuja obra que realizou ou não realizou ( eu só me lembro de uns almoços em Lisboa) a maioria dos Caseguenses desconhece. Alguém que conhece o trabalho da LAC não poderia aqui divulgá-lo ?
O amigo, permita-me que o trate assim, parece ter algum conhecimento das coisas, mas ignora outras que muitos como eu se lembram.E sobre a rede de águas de Casegas conheço duas situações. A primeira em que a gestão da rede de águas era feita pela Autarquia Local e onde passavamos a maior parte do tempo a remendar a canalização, e sem água nas torneiras, ou se a havia nem o esquentador funcionava com a baixa pressão e caudal que a percorria. A segunda em que a Câmara construiu uma nova rede, a meu ver com algumas falhas, e que compensou os Caseguenses pelos investimentos que tinham feito isentando-os do pagamento dos ramais e taxas de ligação, assim como custos diferentes no valor dos consumos de água, daqueles que eram então praticados no resto do Concelho. Acho que a água no Concelho da Covilhã está caríssima mas mesmo assim prefiro abrir a torneira e ter água. Gostei que tivesse lembrado como o caciquismo de outrora dava benesses aos mais poderosos permitindo-lhes ligação directa à rede de águas e o Povo regressado a casa após um duro dia de trabalho de sol a sol tinha de pegar no cântaro e ir à fonte para fazer o caldo e pouco mais. Preocupa-me é que o caciquismo se esteja a instalar novamente 32 anos após Abril.