domingo, outubro 15, 2006

DAR AS MÃOS À GUINÉ BISSAU


Acabei de chegar, recentemente, da Guiné – Bissau aonde estive em missão de trabalho. Vinte e seis anos depois regressei a este país onde em 1980 exerci a docência no Liceu de Bissau. Além do essencial para o dia a dia e para essa docência, há vinte e seis anos, para além dos poucos bens pessoais, apenas transportava comigo uma gramática de língua portuguesa, disciplina que ia leccionar, e uma esferográfica. Lembro-me de tudo como se hoje fosse.
E fiz esta viagem de trabalho, agora, com agrado, com muita satisfação, já que me fez recordar todo o empreendimento que realizei e toda a envolvência vivida e sentida nesta Terra, que, infelizmente, continua muito sofrida. E foi gratificante voltar, porque foi na Guiné Bissau que iniciei a minha vida profissional, aqui cresci mais e mais me humanizei. Marcas profundas que nunca mais esquecerei.
Feita esta viagem, agora noutras circunstâncias e com outros meios, até porque transportava comigo uma máquina fotográfica digital, constatei e registei que o povo desta terra continua como sempre. Trata-se de um povo humilde que transportando, embora, o peso da vida que vive, continua a ter o sorriso de sempre para com os portugueses. Encontrar sem dúvida a mesma terra e o mesmo povo, gentes boas, mas, agora com os problemas agravados pelas convulsões políticas dos últimos anos.
Urge, hoje, cimentar e estabilizar as instituições do Estado para que maior desenvolvimento surja, e tudo isto passará também por nós, a comunidade internacional e em particular Portugal.

Demos as mãos à Guiné - Bissau.
Tonho

3 comentários:

Asno disse...

Bem vindo TONHO! Demorou mas regressaste da missão secreta

Dou-te os meus parabéns pelo teu gesto.
Concordo plenamente, até porque portugal não está livres de culpa no cartório no que toca à situação económica de muitos países africanos.
Há que retribuír pelo pilhado a África!

finadamina disse...

Bom regresso Tonho

Unknown disse...

Bem-vindo Tonho!