sexta-feira, julho 13, 2007

Zona de Caça de Casegas caducada

Portaria nº 740/2007, de 20 de Junho, dá conta da caducidade da zona de caça de Casegas, Covilhã, em virtude da Associação de Caçadores, Pescadores e Agricultores de Casegas não terem renovado o pedido da concessão daquela zona de caça ...

(clique para aumentar)
E isto é bom ou mau?

10 comentários:

Anónimo disse...

Tantas horas de caça furtiva, não deixaram vagar para a renovação do pedido. Isto um homem não é de ferro...

Anónimo disse...

caça e pesca...
E como só pescam pra lá do lagar da ponte (reserva!!!), não lhes dá estorvo as construções e vedações em cima das passagens publicas

Anónimo disse...

É bom!Ninguém gosta de ver os seus terrenos invadidos por estranhos.Que vão caçar dentro das suas propriedades.Esta é a minha sincera opinião.

atumnespereira disse...

O que isto quer dizer, não é que em Casegas não se vai poder pescar ou caçar. Mas sim, que a área do limite de Casegas pode vir a ser, a zona de caça de uma associação do Paul, ou de outra aldeia vizinha e os caçadores e pescadores de Casegas passarem a ter que pertencer a uma associação que é de outra localidade para exercerem o direito de pescar e caçar nos seus próprios terrenos.

Asno disse...

Só uma pequena achega...
Em Casegas sempre por lá andaram uns gajos armados em Homens de Cromagnon, que existiram há uns cerca de 25 mil anos atrás, que teimam em sobreviver de uma certa economia recolectora de víveres, desrespeitando os desequilíbrios ambientais ou até mesmo os seus pares que pescam por lazer (outros...Porque não jogam à bilharda?).
Sempre ouvi dizer: "de velhinho se volta a menino...", mas porra, também não é preciso regredir 25 mil anos!!!
Há cada calhau!!!

Anónimo disse...

Por falar em calhau!Cada vez hão-de existir mais,porque esta terra já nem os emigrantes querem para cá voltar,isto pertence e apenas pertencerá aos que cá estão,enquanto sobreviverem e enquanto pensarem que são os donos do mundo (Casegas).

Anónimo disse...

Talvez seja melhor passarmos a pertencer à área do Paul,é uma terra em franco desenvolvimento ao contrário de Casegas.

Anónimo disse...

Sempre tive alguma discordância sobre os fins e funcionamento das Zonas de Caça Associativa, que mais não são em muitos casos, senão um “couto” privado onde algumas dezenas de caçadores usufruem em exclusivo do direito de caçar um recurso natural como é a caça, numa vasta área delimitada por umas placas que chegam a entrar até pelas áreas urbanas adentro.
Em muitas delas, e a de Casegas não era excepção, nada, ou mesmo pouco se fez ou fazia para proteger as espécies e era habitual mesmo assistir a discussões entre sócios “ que se ouviam na rua “ que se acusavam entre si da prática de caça furtiva e clandestina.
É verdade que a Associação de Caçadores neste momento possuía escassa meia dúzia de sócios de Casegas e todos os restantes eram oriundos das Freguesias de Sobral e Paul.
Não me preocupa o fim da concessão da Zona de Caça, pois como diz o atumnespereira não se vai deixar de poder caçar ou pescar. Preocupa-me sim, é que Associações de Freguesias vizinhas, legalizem o direito exclusivo de caçar e pescar na área de Casegas. Claro que isso só é possível com o consentimento dos proprietários dos terrenos mas começa a ser preocupante a forma e a ligeireza como os proprietários de Casegas se entregam nas mãos de Associações vindas de outras terras atraídas pela vasta área com aptidão florestal da nossa Freguesia.
A Associação do Paul precisa de pelo menos 1000 ha de área contínua para criar uma ZIF (Zona de Intervenção Florestal) e lá mandaram um “ enviado especial “ a Casegas convencer os proprietários a assinarem “ de cruz” os documentos necessários.
A Associação de Pescadores do Paul legalizou uma Zona de Pesca que maioritariamente utiliza o domínio público hídrico que divide as Freguesias de Casegas e Ourondo e alertado os Presidentes das Juntas de Casegas e Ourondo, quanto sei, o Autarca de Casegas, teria dito aos Serviços da Direcção Regional de Agricultura que o incomodavam apenas os pescadores em cima do pontão à saída do Paul para Casegas quando passava com o seu carro.
Também a Zona de Caça Municipal criada no Sobral entrou pelos limites de Casegas na Zona do Tojal e sei que o assunto foi debatido numa reunião da Assembleia Geral da Associação de Caçadores pelo Presidente da Mesa que denunciou a situação e pediu medidas para reparar o “abuso”.Uma vez mais quem tinha competências para intervir assobiou para o lado.
Com tristeza vejo a minha terra a subalternizar-se a Freguesias vizinhas e os meus conterrâneos a alienar por valores irrisórios o património que os seus antepassados lhes legaram e tanto lhes custou a construir.
Envergonhem-se pelo menos….

Anónimo disse...

Apoiado Joaquim até ver,bem haja,continue já que ninguem nesta terra tem coragem de enfrentar a realidade.

atumnespereira disse...

Desculpem-me conterrâneos, mas a nossa eterna falta de coragem para enfrentar advercidades e lutar pelos nossos direitos também se nota neste blog. A maldita praga dos anónimos, dos que não se querem comprometer, dos que dizem que sim pela frente e de seguida dizem não pelas costas.dos cobardolas.
Quando esses senhores chegarão à conclusão de que se não têm coragem de enfrentar as situações nas ocasiões então o melhor é não falarem. Reduzirem-se à sua insignificância.
Senhor Asno, publique regularmente as instruções para as pessoas se poderem inscrever. Todos os meses uma vez. Quem, ainda assim teimar em vir escrever como o anterior comentador "anónimo disse" - Apoiado Joaquim..., e não assine com um nome ou um pseudónimo que não seja publicado.
As pessoas, que por problemas tecnicos ou outros tenham que "postar" como anónimo, devem colocar um nome ou um pseudónimo no fim do texto. Não é intolerância, é falta de pachorra para gente mediúcre. Quando, de uma vêz por todas, compreendem que num diàlogo, se todos se chamarem anónimo se torna impossível seguir a linha de pensamento de cada interlucutor?
Vamos deixar boicotar o diálogo?
Os senhores do apoiado Joaquim e que não dão a cara badamerda para eles. Como badamerda para os que estando na missa, quando o padre fêz uma pretença consulta ao povo sobre umas determinadas obras de "restauro" não disseram nada e criticaram quem disse. Como badamerda para quem podendo actuar para que determinadas coisas não acabem e outras comecem se esconde atrás do "Anónimo". Como disse Almada Negreiros de Júlio Dantas, no célebre manifesto e trocando Dantas por anónimo:
O anónimo cheira mal da boca, se o anónimo é Português eu quero ser espanhol. Morra o anónimo morra
Pum!
E de uma vêz por todas.
E que viva o Almada Negreiros e que se foda Saramago (pesso desculpa aos leitores do blog e à minha mãe em particular. É a primeira vez que escrevo esta palavra na minha vida, mas alguma vêz tinha que ser).
Que num delírium tremes que lhe deu em vésperas do seu casamento em Granada. resolveu dizer aos espanhois que portugal devia acabar como uma província de Espanha como a catalunha e formar-mos um novo país. A Ibéria.
Amulher de D. João IV, quando os Conjurados lhe foram oferecer a possibilidade de ser o novo rei de Portugal disse-lhe:
Mais vale rainha por um dia do que duqueza toda a vida.
Eu, que vivo e trabalho neste momento em Madrid, cidade de que tanto gosto, prefiro mil vezes aturar os trafulhas de Lisboa aos trafulhas de Madrid.
Um abraço a todos os caseguences de boa vontade.