segunda-feira, julho 30, 2007

NOVOS USOS PARA COISAS VELHAS

Este objecto, que existia em todas as cozinhas dos nossos antepassados, chama-se saleiro e como o nome indica servia para guardar o sal. Perdeu a sua função e hoje ninguém guarda o sal em tais apetrechos. Restam então a este objecto, algumas funções para que não se perca. Uma, objecto decorativo. Duas, servir de lenha numa noite de inverno. Três, encontrar outra função e que a desempenhe de forma cabal. De todas prefiro a terceira. Hoje, trazemos sacos de plástico de todos os supermercados e a maior parte das vezes acabam andando de gaveta em gaveta atulhando tudo. O antigo saleiro é um óptimo guardador de sacos de super e nele estão sempre à mão. Prontos para usar. Descobrir novos usos para objectos em desuso é salvar a memória que eles encerram.


1 comentário:

DiasBrancoBernardoCosta disse...

Ou uma casota para Hamster,João!
Virada ao contrário!
lol
Já quase não me lembro de ver estes saleiros...reconheço-os, mas não sei de onde...talvez de casa do meu avô "T´xquim Bernardo" que também era terrivel para fazer todas estas "macacadas..."

Hoje dou valor e tenho saudades da existência dos artesãos que de tudo faziam e do nada alguma coisa.Contentamo-nos agora, com uns "restos" resistentes não menos valiosos que os de outrora...de momento estou-me a lembrar de Ti com alguma comoção (desculpa não me ter despedido quando te fui por à Guarda, tenho esta estranha reacção com pessoas por quem tenho apreço) e do "Tonho Prêra", teu irmão, um "artesão engenhocas" intemporal que certamente um dia será objecto de um post...e tu também (então o teu...txi...meter a bagagem tua, toda num post, não vai ser fácil...)!

Obrigado da parte que me toca neste espaço, por nos ires trazendo estas recordações...

Abraço de Casegas para Espanha, João!
E mais uma vez: despacha-te que fazes cá falta!!!