domingo, julho 29, 2007

Isto das caminhadas também tem que se lhe diga

Eis-me de volta depois de longa ausência. E tudo porque ontem alguém decidiu ir fazer festança lá para o lado da minha rica ribeirinha, forçando-me a despertar da minha pachorrenta hibernação.
Parece-me também que alguns no fim deste texto são capazes de desejar que eu continuasse a dormitar, mas sinto-me compelido a compartilhar connvosco algumas das descobertas que fiz assim que pela manhã decidi ir rever os cantos à aldeia, após demorada ausência.
Pois bem...

Caminhadas, passeios pedestres ou trekking, sem dúvida, actividades de ar livre e um desporto de natureza.

CONCORDO:
-Que é uma actividade que pode ser praticada em grupo e por pessoas de todas as idades.
-Que não requer conhecimentos de cartografia ou orientação quando se pratica acompanhado por alguém que conhece a área.
-É um bom anti-depressivo para combater o stress quotidiano.
-Permite o conhecimento e sensibilização do meio ambiente, promovendo a protecção da natureza.
-Que estimula a observação do meio natural e sua fauna e flora.
-Que fomenta a amizade e conhecimento cultural através das suas gentes, costumes e tradições.

Não sendo um praticante regular do “pedestrianismo”, algo que o ser humano outrora fazia diariamente para se deslocar de um lugar para outro, reconheço que mais que um desporto e actividade de ar livre, o desenvolvimento do hábito de realizar passeios a pé, pode constituir uma fonte de reabilitação e conservação de vias e caminhos e dos valores patrimoniais, culturais ou naturais, a eles associados.

As antigas vias de comunicação do meio rural constituem parte de um património que gradualmente vai desaparecendo em virtude de múltiplas causas (abandono, falta de uso, etc) . Estas vias podem adquirir actualmente um valor importante sob o ponto de vista de educação ambiental e as caminhadas agora transformadas em “moda” deviam ser precedidas de uma simples pergunta :
O QUE PODES OU NÃO DEVES FAZER PARA SALVAR A TERRA? MUITO CERTAMENTE.

ASSIM É QUE NÃO….

Quando hoje pela manhã, preocupado com a ferrugem que se acumulou nas minhas articulações durante este período de ausência, decidi fazer a minha caminhada obrigatória, dei comigo a calcorrear uma “pequena” parte do percurso da caminhada nocturna que ontem se realizou na Freguesia.

Encontrei um trilho sinalizado com 5 garrafas de água em plástico, 1 lata de Ice tea, 1 lata de cerveja, 1 garrafa de cerveja em vidro, 1 copo de iogurte de beber, 1 saco de plástico.
TUDO ESPALHADO AO LONGO DO CAMINHO.
PALAVRAS PARA QUÊ ?
É ESTA A “ARTE” RUPESTRE QUE QUEREMOS DEIXAR ÀS GERAÇÕES VINDOURAS ?

PORQUE NÃO TRANSFORMAR AS CAMINHADAS NUM DESAFIO ALICIANTE, COMO ACTIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA ?

SÓ CAMINHAR E ENCHER A “BARRIGUINHA”?
FRANCAMENTE É MUITO POUCO.

14 comentários:

Unknown disse...

Este Calhondra é um osso duro de roer.
Sempre pronto a apontar os defeitos de Casegas.

E é claro que a ser verdade é lamentável.
Talvez o núcleo de caminhadas aproveite as "achas"/ideias que aqui lanças. Só iriam engrandecer e melhorar o seu desempenho.

Anónimo disse...

"É um bom depressivo..." Penso que queria dizer Anti-depressivo...

Anónimo disse...

Por acaso o senhor "Zé T Calhondra" já reparou que após qualquer refeição do pessoal das caminhadas, seja ela no lameiro da ribeira, sede da Casa do Povo, ou outro sitio qualquer, o espaço fica sempre completamente limpo e como alguém dizia devidamente higienalizado.
Agora se durante o percurso é largado o lixo que o senhor fala, então esse é da responsabilidade de quem o lá deixa, porque educação ambiental, aprende-se com o crescer e não através de um grupo de pessoas que apenas pretende melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos Caseguenses.
As caminhadas actualmente são a unica actividade em casegas que leva pessoas pelo menos de todo Distrito de Castelo Branco á nossa bonita terra.
Se nunca foi a nenhuma, fica aqui o convite para o final de
setembro para ver senão fala de "trilho sinalizado com lixo"

Se o senhor se identificar a seguir identifico-me

Anónimo disse...

Combinado!

-Eu sou o anónimo!
-E tu, qual deles és?

Arranje mas é aí um nickname, que não custa nada, em vez de vir para aqui "espicaçar" contributors.
Isto para que não tenha que acabar com os não registados.
A comunidade blogueira agradece!

cumprimentos asininos.

Asno

Asno disse...

É claro que não sou o Zé tó calhondra, nem faço ideia de quem seja, mas repare como é importante ter um nickname e não deixar ficar só "anónimo". Desta forma sabe a quem se dirige.
Mas também devo dizer-lhe, se tem problemas em identificar-se, só pelo que escreveu, penso que tem um problema bem mais grave...

Anónimo disse...

Se não estou errado, julgo que foi «Vergílio Ferreira» que teria dito que: “A razão é um elástico. Vê se consegues não a esticar muito para não rebentar. “

Presumo que este (a) anónimo (a) devia ir no pelotão da frente e não reparou no rasto de resíduos que iam ficando para trás ou ia atrás com a luz apagada por causa dos mosquitos.
Mas ficamos a saber que “o pessoal das caminhadas” deixa sempre limpinho os locais onde come o farnel.
Mas então aquele pessoal que foi espalhando detritos ao longo do percurso não tem nada a ver com as caminhadas? Iam por sua conta e risco? Não se inscreveram e pagaram para o jantar? Não seria boa ideia distribuir um simples panfleto com as regras básicas a observar por quem usufrui dum espaço que é de todos e que devemos preservar?• Uma coisa “aprendemos” é que há um grupo de pessoas que acha que ao organizar passeios pedestres estão a melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos Caseguenses. Poluir pelos vistos é dar qualidade de vida, e a educação ambiental “aprende-se à medida que vamos crescendo”. Exactamente assim: tal como nos cresce a barriguinha, nos falta a vista e nos cai o cabelo, quando formos crescidos seremos todos perfeitos ambientalistas.


Deixo-te um conselho caro (a) anónimo (a) : A melhor forma de não ouvires o que ouves e te incomoda é não o ouvires e não estiques o elástico….

A água poluída da Ribeira deve ter dado cabo do juízo ao malandro do Calhondra.

Festivaleiro disse...

Faço minhas as palavras do Portela do Talhador...

Anónimo disse...

Peço desculpa em nome da Casa do Povo e do Núcleo de Caminhadas nela integrado, pelo sucedido. Iremos dar o nosso melhor para tentar evitar essas situações ou atitudes condenáveis mais difíceis de controlar quando se trata de grupos maiores e com a agravante se ser à noite.
Obviamente não poderei concordar com quem tente desculpabilizar estes actos, seja com quaisquer argumentos, ou tentativas de lateralização descontextualixadas.

Por isso peço desculpa. De certeza que melhoraremos e obrigado pela chamada de atenção.

Anónimo disse...

e tu ò zé tó calhondra , não foste lá dar nenhuma cagada nesse tal trilho?????????

bem me parece que terás ido!

Anónimo disse...

por muito que leio.... detalhei que os das caminhadas só destribuiram àgua... ou será que eu serei difrente e so me coube àgua... bem estarei errado, mas penso que águinha é que é boa!!!

Unknown disse...

Muitos foram os inscritos na caminhada que durante o jantar beberam cerveja, sangria, sumos, etc. Por isso o anónimo só foi diferente porque quis.
Quanto aos abastecimentos distribuídos durante o percurso não posso dar detalhes, mas pelo menos sei que durante o jantar foi isso que se passou.

Festivaleiro disse...

Fiz em casa. Gosto mais de fazer em casa: assim sempre posso levar umas revistas para a retrete e limpar o rabiosque com papel macio, daquele da Renova que também tem creme amaciador :P

Anónimo disse...

Tão certinhos estes caminhantes e ainda há quem ouse criticá-los. Não vêm que estão empenhados em tratar da saúde e bem estar dos nossos patrícios? Eu posso «testemunhar» que já plantaram centenas de árvores ao longo dos taludes dos caminhos para disfrutarem da sombra acolhedora e da libertação do oxigénio vital para a vida; que limparam nascentes de água para saciarem a sede ; que identificaram e registaram espécies da fauna e flora em vias de extinção; que promoveram acções de sensibilização para os problemas ambientais.
Quem diz que só promovem almoçaradas, jantaradas e caminhadas?
Tirando o caminheiro que ia à frente já "tocado" e com a garrafa de vinho a tiracolo, todos fomos já sensibilizados pelos responsáveis do núcleo, para os males do efeito de estufa, da poluição atmosférica, da camada e ozono, do lixo perigoso, das chuvas ácidas, da vida selvagem em vias de extinção, da poupança de água e energia, da poluição dos lençóis de água subterrâneos e do excesso de lixo.
Também não podem fazer tudo caramba!...

Anónimo disse...

lá isso sim, presente no jantar da caminhada com muita cerveja entre outras bebidas..
mas francamente criticar as caminhadas quando são uma das poucas actividades feitas em casegas que trazem alguma gente de fora...
não creio que o lixo foi feito pelos caminheiros , pelo contrario ele já la devia estar... (((((((ou até uma invençaõ esse lixo)))))
mas durante o percursso da caminhada foi agua que deram...
nem sei porque tanto criticas pah!