sexta-feira, julho 20, 2007

ETNOLOGIA, Pequenas histórias de Casegas



Durante todo o ano, era necessário abastecer a casa de água, mas no verão, a água de beber, tornava-se absolutamente essencial. Para a ir buscar e manter fresca, usavam-se vários tipos de bilhas e cântaras. As mais comuns, eram estes dois tipos de cântaras que apresento. O de uma asa e o de duas que em geral tinha uma malga que se usava para tapar a boca e para beber. Estes dois tipos de cântara eram produzidos pelos oleiros do telhado. Em todas as casas de Casegas, da mais umilde à mais rica existia um movel, a cantareira, que servia para guardar estas cântaras da água. Estavam em algumas casas colocadas estratégicamente ao lado da porta da rua, ao fundo das escadas e uma malga de água não se negava a ninguém. Era um costume, os netos irem buscar àgua para as suas avós e água de beber ia-se buscar pela fresca. Ou de manhã, ou então depois do por do sol.
A terceira foto, é de uma cântara de trás de Serra e os oleiros também se deslocavam até casegas para vender as suas produções.A pasta cerâmica, é mais amarelada, enquanto que a do telhado é vermelha

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitas vezes la fui eu á fonte de baixo para encher o cantaro da casa do meu avó. Que saudades tenho de aquela altura da minha juventude.

Abrantes

atumnespereira disse...

sim claro. Água da fonte de baixo era para beber.Agora, encontra-se poluida e é uma pena...