terça-feira, janeiro 16, 2007

Morreu o Ti Horácio da Casa do Povo

Morreu o Ti Horácio da Casa do Povo.

A notícia corre rápida numa manhã fria de Janeiro quando a Aldeia ainda dormia. Apenas uma ou outra chaminé deixa escapar o fumo da lenha que arde e aquece as casas ainda habitadas mas que vão já escasseando. Numa Terra onde há muito deixou de se celebrar a alegria do nascimento da vida, uma vez mais ecoa o som angustiante e triste do sino que anuncia mais uma morte.
Morreu o Ti Horácio da Casa do Povo
Morreu um Homem bom.
Há quinze dias foi o Zé Alves que abruptamente nos deixou. O amor à Terra trouxe-o de volta ao nosso convívio após longas décadas emigrado em França. Remexo nas minhas recordações de infância e recordo a alegria e mestria com que dirigia a “ junta de bois “ que lavravam as terras férteis do Favacal com bandos de “lavrandeiras” a banquetear-se de insectos e vermes que o arado ia revolvendo, ou puxavam pachorrentos mas enérgicos o carro que transportava as colheitas e que o chiar do eixo nos ajudava a localizar. Fervilhava então a minha Terra de gente e de vida que o chilrear dos pássaros musicavam. Deixou-nos também para sempre no primeiro dia do ano. Sentimos a tua falta.
Todos os anos a “Ponte” onde deixámos fluir os nossos mais íntimos e ambiciosos sonhos, mas que também liga a vida à morte é ponto de passagem para uma viagem sem regresso dos que para sempre nos vão deixando, e como Marguerite Yourcenar interrogo-me se “ ninguém ainda sabe que tudo apenas vive para morrer, ou se morre para renascer”.
Choro a morte do Ti Horácio com quem convivi nos últimos 30 anos.
Vivíamos então os primeiros anos da revolução de Abril e as ruas da minha Aldeia que se vinham então esvaziando num constante fluxo migratório, voltaram a animar-se com o regresso dos seus filhos que um dia viram interrompido o sonho Africano.
Com ele e outros, conheci a outra África que os manuais escolares não nos davam a conhecer e entendi a nostalgia que sentiam pela terra prometida.
Não resisto contar como foi a chegada do Horácio a Angola. No porto de Luanda aguardava-o o Nuno Vaz e no regresso à pensão após o desembarque avistaram uma moeda no chão que o Nuno mandou apanhar ao Horácio. Prontamente o Horácio responde-lhe: Então ainda agora cheguei e já queres que comece a trabalhar? Era certamente a moedinha da sorte, disse-mo um dia, pois jamais voltou a encontrar uma outra qualquer.
Prontamente ao chegar agarrou as oportunidades de trabalho que lhe surgiram e foi motorista de táxi e transporte público. Nas horas livres arroteou as terras de família já invadidas por giestas e urzes, donde retirava parte do sustento para a família. Reformou-se entretanto e perante a magreza da pensão arranjou trabalho no Bar da Casa do Povo e como condutor da carrinha do Centro Social. Na Casa do Povo soube merecer a amizade de gerações de jovens que choraram a sua morte tão prematura. Respeitou sempre as diferenças e foi acarinhado por isso. Norteou a vida pelos mais nobres valores, onde destaco a humildade e honestidade. A mesa , onde habilmente jogava cartas e dominó está agora amputada.
Que a tua alma descanse em paz Horácio. Os amigos jamais te esquecerão e deixo a minha homenagem e gratidão lembrando como disse Fernando Pessoa que “ morrer é apenas não ser visto. Morrer é a curva da estrada”

Casegas 16 de Janeiro de 2007

César Craveiro

26 comentários:

Anónimo disse...

É, sem dúvida, uma HOMENAGEM muito merecida. O "TI HORÁCIO" era um SENHOR...

Anónimo disse...

Fiquei chocado com mais esta morte. O Ti Horácio ainda era jovem, mas, enfim, temos que nos habituar a conviver com a morte. Ela não escolhe idades.

Anónimo disse...

porque sera que nem houve coragem para tirar a bandeira da casa do povo de casegas para a rua no cortejo funebre. este digno homem serviu tanto e tao oferecidamente esta casa que n o merecia????
acho que este blog esconde o lado escuro da NOSSA casa do povo!!!!! passou de inferno a hotel de 5 estrelas sem motivo a criticas...

Unknown disse...

O "Ti" Horácio era sem dúvida um homem bom. Uma pessoa amiga, um Homem de Casegas.
Recordo com tristeza o primeiro dia que entrei na CPC e já não era o Ti Horácio que estava atrás do balcão. Recordo também que muitas eram as vezes que tinha que ficar à espera alguns minutos para que ele se levantasse da mesa onde todos os dias jogava a sueca e o dominó com os companheiros de sempre para vir atender ao balcão. Até isso recordo com saudade. Um Homem honesto a quem a CPC deve muito.
Recordo-me de o ver passar todos os dias ao volante da carrinha do Centro Social. Nunca mais lhe poderei dar as boas tardes ao vê-lo passar.
Recordo-me do famoso "nack, nack" aquando da brincadeira dos Hope Voices Eucaliptus no 1º Festival da canção. Para sempre, no meu imaginário, ouvirei o Ti Horácio dizer aqueles "nack nack" característico.

Até ao dia em que nos encontrarmos na curva da estrada...

Unknown disse...

Kocas_20 lamento que escolhas um post que pretende ser uma homenagem ao Ti Horácio para vir dizer isso. Mas devido ao teor das tuas acusações sinto-me compelido a responder-te, não só pela minha amizade para com o Ti Horácio, mas também por ser dirigente da CPC e gestor deste blog.

Antes de mais fica sabendo que nem tudo lembra às pessoas. E se achavas (e bem!) que isso devia ter sido feito, porque não falaste com os dirigentes da CPC. Certamente que eles teriam dito que sim.

Fica também a saber que, no que depender de mim, o Ti Horácio não ficará sem uma homenagem da parte da CPC. Uma homenagem sincera e a fazer no devido tempo, para que não resulte num fiasco por mau planeamento.

Continuo sem perceber essa do hotel de 5 estrelas! E se tens alguma crítica a fazer à direcção da CPC então não argumentes que é o Casegas Vai Nua que é faccionista. Pois essa é a primeira crítica da tua parte que aqui surge. E nunca os comentários em posts sobre a CPC foram aqui apagados. E se és sócio, começa a pensar seriamente em ir às Assembleias para em local privilegiado poderes fazer as tuas críticas.

Anónimo disse...

E porque este post pretende ser uma Homenagem ao Ti Horácio, gostava de deixar aqui uma sugestão à CPC, como sócio que sou.
Gostava de ver colocada no Bar da CPC uma foto ampliada do "Ti Horácio", faz todo o sentido. Há muitas formas de o homenagiar, sem ser o "raio" da bandeira... Dizer mal e criticar quem faz alguma coisa pela terra há muito quem o faça, por mão à obra é que "tá quieto". O "Ti Horácio também era funcionário do Centro Social e não vi a Bandeira do mesmo no funeral, noentanto, acredito que o corpo dirigente não vá deixar de o homenagiar! Mas o alvo do kokas_20, é mesmo a CPC ou os seu dirigentes.Oh Kokas_20, a CPC comprou uma palma de flores, não a viste? Tinha que ser mesmo a bandeira?!

Anónimo disse...

No funeral de algém que deu tanto á CPC, era a bandeira que devia ter estado presente.
Foi um lapso lamentável.

Anónimo disse...

Lapsos há muitos...porque será que ninguém falou antes? Ou melhor, na altura? Já sei, para agora virem práqui morder....até parece que foi um crime!

Anónimo disse...

ao funeral do ti zé carvalho, também tocou banda?
alguém disse alguma coisa?
lamentável é estes beatos falsos virem para um post destes tecer estes comentários.Que falta de respeito!
Eu também lá vi uma coroa da Casa do Povo.
E se a bandeira é aquele farrapo que costuma estar na mesa das assembleias, acho muito bem que não tenha saído á rua.

Anónimo disse...

pois entao commo ultimo coment neste post que realmente egas deve ser uma homenagem, entao relembro que por mais que me esforce em perceber n te entendo, a bandeira e um simbolo presente... que n custava nada transporta la, na altura n disse porque nao estive em casegas nesse dia. em relacao ao "ze carvalho" a banda nao tocou mas foi a bandeira!!!!! certo????

Anónimo disse...

Ò Anónimo, então a bandeira é "aquele farrapo"??
Então foi por isso que não foi ao funeral!!

Anónimo disse...

Tem que ser muito estúpido e "lerdo" algém que diz que a nossa bandeira ou a de outra qualquer colectividade é um "farrapo".

Anónimo disse...

Vocês de Casegas sempre foram muito inovadores....então têm um "farrapo" como bandeira da CPC?
Gostava de assistir a uma assembleia!!

Anónimo disse...

Sinceramente! ... Só em Portugal é que se gastam energias com coisas que não prestam ... Por isso é que somos um país do 4.º mundo. Não é? Arrangem é soluções para resolver os problemas financeiros da Casa do Povo.

Festivaleiro disse...

Antes de mais um abraço para o Ti Horácio. Que Deus o tenha.


É pá, eu acho que a coroa de flores é uma boa homenagem da parte da Casa do Povo.

A bandeira não é um farrapo. A bandeiras tá em farrapos. Existe uma grande diferença. a verdade é que os anos pesam em cima da Bandeira da Casa do Povo e ela não se encontra nas melhores condições.

Zé Carlos este tipo de discussões tanto se faz em Portugal como no resto do mundo. Já alguma vez visitaste, por exemplo os fóruns de discussão associados ao portal da União Europeia? E quem diz esses diz blogs e fóruns de outros países.
Mesmo assim apoio-te no apontar de "energias" para ajudar a casa do povo a tapar o buraco.

Anónimo disse...

ó "prof." mete os titulos no...sabes?

Asno disse...

Senhor kokas20, mais respeito sff.

Anónimo disse...

A mortõ é o último hino à vida.
Para quê chorar, se a morte é o acordar para outra vida.

Ti Horácio serás para sempre lembrado nos nossos corações, porque um homem bom, nunca se esqueçe.

Que a tua alma descance em paz.

Anónimo disse...

A morte é o último hino à vida.
Para quê chorar, se a morte é o acordar para outra vida.

Ti Horácio serás para sempre lembrado nos nossos corações, porque um homem bom, nunca se esqueçe.

Que a tua alma descance em paz.

Anónimo disse...

Pois é kokas (Simao Pires), para dizeres parvoices, mais vale estares calado, gostaria de saber porque dizes que a cpc é um hotel de 5 estrelas?
Pensava que tinhas mudado, mas afinal continuas o mesmo ignorante.

Unknown disse...

pois senhor alguem ignorante talvez seja o senhor... sera dificil de perceber que nao passa de um contraste???
antes tudo criticava e agora... pufff, caiu no esquecimento... nao ando aqui nem alem para agradar a quem passa!!!! peco desculpa se o desiludi

Anónimo disse...

Pois é BOT@AZ CONTINUAS A SER O SIMÃO CAMPAINHAS.

Anónimo disse...

xiii....o que era suposto ser uma homenagem passou ao debate da actualidade....cresçam todos

Anónimo disse...

Era mais honesto de certeza que a que lá está, plo menos bebia e pagava a dele e qd era precizo a dos outros!

Anónimo disse...

é verdade "minis" o ti horácio era uma pessoa muito amiga, honesta .... enfim era uma excelente pessoa.
é uma pessoa que faz muita falta à nossa humilde freguesia.

Anónimo disse...

Minha gente.....tenham vergonha.... o que deveria estar a ser uma pequena homenagem merecida ao Ti Horácio passou simplesmente a ser um lavar de roupa suja...
tenham juizo e respeitem a dor da familia e guardem esse lavar de roupa suja para outro lugar.
Vão ás assembleias e la digam o que tem a dizer. mas agora chegarem a isto por causa de uma bandeira.... tenham dó da paciencia do bom leitor...se a bandeira saiu ou deveria ter saido agora nao importa...
juntem-se todos e façam uma homenagem justa ao Ti Horacio, que muitas horas deu a essa casa
E acreditem q irão sempre a tempo.
e acima de tudo apoiem a familia.
Para a familia um especial beijo e acreditem q as pessoas só morrem se nos deixarmos.
Um beijo para a São que foi com quem eu cresci e a minha melhor amiga na altura.Desejo tudo de bom.