terça-feira, janeiro 30, 2007

Lá se vai mais uma...



Foi uma espécie de tristeza misturada com nostalgia e revolta que senti ao observar esta barbárie cometida num dos edifícios da propriedade do Dr. Reis Brasil.

Aos anos que reparo na qualidade da construção e da pedra daquele edifício, que poderia ser restaurado. Não por os edifícios daquela propriedade, terem sido construídos pelo meu avô, se bem que tenha algum mérito na arte do assentar da pedra, entre muitas outras (até porque soube apenas hoje que tinham sido feitas por ele), mas porque era uma construção bonita e fácil de recuperar “rejuntando” apenas a pedra…

Disto já não se vê, alguém explique ou faça ver aos proprietários, o valor que tem aquela construção!

Não gostam como está o Karpinteiro? Então para que é a merda do chapisco?!

Vejam a casa do Ti Zé Brás, foi demolida e vai ter de ser construída de raiz…No seu lugar, irá certamente, nascer uma casa com pedra cortada à rebarbadora, mas isto porque a pedra era miúda e não dava para recuperar…do mal o menor, é o possível!

Seja iniciativa do Senhor Zé Felício, ou dos proprietários, alguém ilumine aquela gente, por favor…!

Já ouviram falar em turismo rural?

É caso para dizer: “Nosso Senhor só dá nozes a quem não tem dentes” ou ainda, “Quem não sabe não mexa, deixe estar!”.

Olhem, que Santa Teresinha me perdoe… Mexam na “pindrica”!

7 comentários:

Anónimo disse...

Que pena!
"DEUS dá mesmo nozes a quem não tem dentes."

Anónimo disse...

A indignação é um direito, e temos que o exercer. O património, seja local seja alargado, é sempre de todos e a todos compete preservar. O município, quando o gosto é estragar como vejo, tem as suas responsabilidade pois tem posturas para o efeito.Reis Brasilnunca consentiria no que vejo. Há que arrear-lhes com forte censura e ensinar-lhes, porque se os descuparmos com o facto de se tratar de questão cultural cuja sensibilidade ainda não lhes chegou, então tudo desaparecerá dessa linda terra e nunca lá teremos nada. Qualquer aldeia de Espanha, para não ir mais longe, é um exemplo do que é preservar o património cultural. Se tivese dinheiro mandaria os actuais proprietários estagiar numa dessas aldeias.
A qualidade de vida passa também por saber manter, embora inovando.

famel disse...

k horror! isso d caiar as casas era sinal de riqueza m ha muitos anos atras...mts...mts! pensava k tds já sabiam k o patrimonio edificado deve ser mantido, e o casario em xisto é tradicional e é a imagem de marca das nossas aldeias! não faça isso sr. proprietário...deixe estar a casinha em pedra!

Asno disse...

"Novos ricos"...que fazer...?

Anónimo disse...

Casegas ainda não aprendeu a dar valor ao patrimonio que tem. Ao longo dos anos muitos erros foram cometidos e muito patrimonio foi totalmente destruido. Desconhecimento..... talvez... mas não sei... na minha opinião será mesmo BURRISSE. Nao sabem aproveitar o bem que têm.
muitas aldeias por este pais fora são hoje autenticas aldeias historicas e verdadeiros recantos de conforto e descanso...
Puxa será que ninguem vê o potencial dessa aldeia.?????
Mas para isso acontecer muitas mentalidades teriam de mudar, e mesmo muita coisa... começando pela junta de freguesia e quem tem estado á frente dela estes anos. Nunca ninguem fez nada por isso.
Eu tambem admito que desde que sai daí não fiz muito ou nada. Mas nao sou eu que vivo ai.
Porra minha gente mexam esse cú e nao deixem acabar com o pouco que existe nessa aldeia perdida entre as serras..... SE não só sobram as pedras da calçada...

Festivaleiro disse...

É pá, a verdade é que em dominio privado cada qual faz como quer.

Mas lá que é triste, é!

Anónimo disse...

não é assim tão linear...