domingo, junho 17, 2007

« A LIBERDADE VIGIADA»

António Balbino Caldeira, o autor do Blog "Do Portugal Profundo" foi constituido arguido, por ter sido o primeiro a falar no caso da licenciatura do Senhor primeiro-ministro. Recentemente o Director e jornalista do Jornal do Fundão, Fernando Paulouro das Neves, sobre o autoritarismo e o medo que começa a afectar muitos portugueses, abordou o tema em artigo importantíssimo, a "LIBERDADE VIGIADA", publicado no jornal de 31 de Maio, onde o próprio jornalista se interrogava: " VOLTAREMOS AO TEMPO DA IRONIA OCULTA OU EM VOZ BAIXA PARA NÃO INCOMODAR SUAS EXCELÊNCIAS".
Consideramos importante, não apenas para os autores dos blogues com rosto, mas para todos nós portugueses que se leia e se reflita sobre o artigo "OS BLOGUES E O VERDADEIRO PORTUGAL PORFUNDO" escrito por José Martins, referência que o EXPRESSO destaca esta semana ,mas publicado no blog do referido semanário, One web Show.

3 comentários:

Anónimo disse...

Liberdade proibida !
A liberdade é libre so no pensamento de quem pensa.
O melhor é jogar a televisão pela janela fora porque é ela que dà o sentimento de liberdade.
Utensilio do poder para manipular o povo.

PS

Unknown disse...

O conceito de liberdade é tudo menos claro e preciso; onde começa, onde acaba, quem poderá dizê-lo?

Não obstante uma regra parece vingar: para ser respeitado há que respeitar. Mas o que não poderá deixar de ser visto como extremamente preocupante é o crescente movimento de repressão sobre a liberdade de opinião e discurso.
E à censura nos media junta-se agora a censura à blogosfera, aquele espaço que uns definem como o reduto da impunidade mas que eu vejo como uma das derradeiras formas de liberdade de expressão.

E esta celeuma torna-se ainda mais preocupante se tivermos em conta a agravante que grande parte dos ataques à blogosfera provêm dos meios políticos. Ora a Política é domínio público e quem a faz tem que estar preparado para a crítica do povo. O Cidadão X ao assumir posição num cargo de chefia pública deixa de ser apenas o Cidadão X para passar a ser parte do domínio público e como tal sujeito ao escrutínio do povo.

E neste âmbito parece-me que normalmente aqueles que optam pela acção em tribunal são aqueles que vivem com a consciência mais pesada. Aqueles que vivem de consciência livre não temem as críticas, nem as denúncias; pelo contrário, respondem-lhes com a legalidade e correcção de um trabalho bem feito.
(o que me parece ser desencorajador, dado que a maioria responde geralmente com a tal acção em tribunal!)

Deveras preocupante mesmo esta nova forma de repressão e controlo.



Tonho parece-me que o link do Expresso não funciona. Deve ser reservado a utilizadores subscritores da versão online.
Assim sendo poderás informar-me sobre quem levantou o processo contra o António Caldeira?

Asno disse...

É uma vergonha!
E vejam, o ridiculo do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP)convocar o homem POR TELEFONE, para prestar declarações!
Que corja, regressámos à era da opressão.

Não há nada de errado com os links egas, tenta com este(se não conseguires diz):

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=399658