segunda-feira, junho 11, 2007

Correio do Leitor

SANEAMENTO BÁSICO

Nos últimos dias verifiquei que junto à Ponte se construiu uma caixa de intercepção do emissário de esgoto com uma saída aparentemente directa para a ribeira.

Para quê e porquê, é uma pergunta que se impõe?

Parece-me que os responsáveis pela Junta de Freguesia, tão apressados em explicações e acções quando os interesses são mais restritos, se mostram lestos quando o interesse é colectivo.

Preocupado, como muitos outros Caseguenses, com o deficiente funcionamento da ETAR que provoca desequilíbrios no sistema, procurei informar-me.

E que me foi dito?

Que estão a construir um descarregador de tempestade.

É certo que em dias de maior pluviosidade é frequente a saída nas caixas entre a ponte e a estação de tratamento (ETAR), de águas da chuva misturada nos efluentes, certamente pela ocorrência de infiltrações em zonas mal tamponadas, mas em grande parte porque de forma “ilegal” muitos residentes ligaram à rede de esgotos as descargas de águas não residuais.

Tecnicamente é essa uma das formas de resolver o problema da afluência de águas pluviais na rede de esgotos/ETAR, mas será que a ligação à ribeira é feita em conduta sifonada para não deixar sair os cheiros?

Terá a caixa feita no centro da via, em blocos e vigas de pré-esforçado, resistência suficiente para suportar o peso das viaturas?

Saberão também os responsáveis pela Junta de Freguesia que a Águas da Serra empresa que explora e faz a manutenção da ETAR, traz de outras Freguesias cisternas de águas residuais que despeja na nossa estação de tratamento e que vão parar à ribeira sem o devido tratamento?

SÓ NOS FALTAVA MAIS ESTA.

Por "Joaquim até ver"

Obrigado Joaquim até Ver! Afinal Casegas não é uma terra só de comodistas, alguém se vai preocupando TAMBÉM COM OS OUTROS!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ah valente... é assim mesmo que se escreve...pena é que quem "manda" faz orelhas moucas...porque lhes convém!
E tb é pena, que para outras coisas já não seja tão cego... até andam a ver demais...Continua, que, como costumo dizer:
ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO DÁ ATÉ QUE FURA.
PARABENS!
DENUNCIAR OS INFRACTORES, ENQUANTO SE PODE...

Anónimo disse...

Será que li bem ?!...
Estão a trazer merda de outras Freguesias para Casegas?
E os representantes do Povo andam calados ?
Que anda a fazer o “regedor” e o chefe de esquadra ?
Valetas...

Anónimo disse...

Podiam pensar em fazer umas valetas que conduzissem a merda de outras freguesias directamente para a ETAR de Casegas, assim, sempre poupavam uns trocos à empresa Águas da Serra que evitava o tranporte da referida merda.