sexta-feira, agosto 31, 2007

A Estrela não pode morrer!....

Olá caros leitores

Sei que muito se tem escrito e se continua a escrever sobre a nossa Serra da Estrela, mas, deixem que vos diga, que se continuarmos a escrever sem nada fazer, corremos o risco de perder de vez este património que é de todos nós.
É com uma enorme tristeza que encontro uma Serra desfalcada do seu património florestal, (toda a zona das Pedras Lavradas por exemplo) devido a incêndios sucessivos; “algarveada” no topo, com lixo e esgotos a correr a céu aberto; mini estâncias de montanha sem condições de laborar; aldeias de montanha; estradas esburacadas e passeios manhosos a parecer Beirute depois da guerra; centros comerciais ampliados na Torre (vulgo barracas, o primeiro já existia) e um edifício degradado do lado poente da torre a uns 100 metros da mesma; a cabine inferior do projecto teleférico Piornos-Torre, que parece não querer abandonar o local… enfim, uma falta total de valores e um desrespeito enormíssimo pelo meio ambiente.
Em Primeiro lugar a minha maneira de ver a Serra de Estrela compreende, a extinção\ demissão do agente responsável pela tutela do Parque Natural, por inoperância e falta de valores morais e éticos.
Defendo também projectos de telecabines de Alvoco da Serra e Unhais da Serra, para que se possa subir sempre que há muita ou pouca neve. Sou favorável à construção de um túnel, pelo menos que efectue a ligação perdida entre a Covilhã e Seia, ficando o estudo do local a cargo de técnicos responsáveis. Quem o irá pagar… talvez os mesmos que vão pagar uma terceira ponte sobre o Tejo em Lisboa, um Aeroporto da Ota ou mesmo um TGV!
Defendo uma reflorestação urgente de toda a Serra com espécies autócnes, pois são mais resistentes ao fogo, dando especial atenção ao carvalho (eucaliptos nem vê-los, quanto aos que existem deveriam ser arrancados pelas raízes).
No que se refere ao turismo todos aqueles desportos onde o motor impulsionador é o nosso coração, com especial relevo às caminhadas de montanha (uma vez que a neve tende a rarear devido ao aquecimento global), passeios de Btt, observação/ contemplação da natureza, acampamentos em locais propícios… enfim, toda uma série de actividades, onde o respeito pela natureza dá o mote.

Tenho a certeza que muito mais havia a dizer, por agora fico por aqui. Opinem se quiserem.

Sem comentários: