sexta-feira, agosto 10, 2007

Casa do Povo brinda Casegas com os "Velha Gaiteira"









Aos Velha Gaiteira, tal como prometido, cá está o filme partidinho aos pedaços.Obrigado mais uma vez malta! Foram espectaculares!
Para o Xico do Blog de S.Jorge obrigado pela reportagem e filmagens. Abraço!

23 comentários:

Anónimo disse...

desta tragam sempre!
Obrigado!

Anónimo disse...

so fazem barulho

Anónimo disse...

Só és ignorante

atumnespereira disse...

Já agora uma pequena história.
Este tipo de música de um gaiteiro e uns tambores eram muito tradicionais durante a Folia do Espírito Santo.
A Gaita de foles em Casegas chamavam-lhe gaita galhelha, que era uma corruptela de Gaita Galega. Durante as Várias celebrações, que envolviam jantares e em que o padre não era chamado havia cortejos pelas ruas ligando as casas dos mordomos Era a "Folia" e uma das quadras da Folia faz referência a alguns elementos destes cortejos.

O Divino Espirto Santo
O Divino Espirto Santo
Assentado numa Cadera
Os anjos levam-la croa
os anjos levam-la croa
o Alferes a bandeira

O "alferes" levave o "Guião" do Espírito santo e a coroa era levada por um anjinho (uma criança com menos de seis anos, vestida de branco). Fáz referência à escultura que está na Igreja, no lado esquerdo e que é uma representação da Santíssima Trindade. É uma escultura da escola de Coimbra, em pedra de ançã e deve de ser do sec XV, É uma das joias da arte que temos em Casegas.
Outra quadra da folia:

O Divino Espirto Santo
O Divino Espirto Santo
A pombinha quer fujir
Deixai-a fujir um pouco
Deixai-a fujir um pouco
que ela logo torna a vir

Nos anos vinte do seculo vinte muitos bispos do continente, proibiram as folias do espírito santo. Entre os Bispos censores estava o bispo da guarda. Uma ruada nocturna ainda se manteve durante algum tempo, mas depois as músicas da folia apareciam muitas vezes misturadas na ruada nocturna que se fazia quinta feira da ascenção. A banda de Casegas até à algum tempo atrás foi quem manteve viva a tradição da ruada nocturna da quinta feira da ascenção com a música dos "Passarinhos".

Se os passarinhos soubessem quando era ascenção,
Não comiam nem bebiam nem punham os pés no chão.

Já agora um recado para a banda.
Será que a banda, a quem devemos a manutenção desta e doutras tradições, não podia na noite de quinta feira da ascenção dar a ruada tradicional e levar essa gente para a rua a cantar os "passarinhos" ?

O culto do Espírito Santo, manteve-se nos Açores e no continente, só nalguns sítios onde ele estava misturado com outras coisas que a igreja não conseguiu acabar. Trazido para Portugal pela Rainha Santa, espalhou-se por todo o mundo onde os portugueses chegaram. A Ordem de Cristo, à qual pertenceu Casegas, foi a responsável pela difusão do culto. Por isso, não é de estranhar que um dos sítios onde ainda se mantém a tradição seja Tomar, cede da ordem de Cristo. A Festa dos Tabuleiros faz parte da Festa do Espírito Santo. Nas Alcáçovas (Alentejo), faz parte da Festa de Nossa Senhora da Esperança.
Só por estas evocações, foi muito saudável o "barulho" que eles trouxeram à freguesia. Essa, a desculpa de que este tipo de celebração "só trazia barulho" deve ser o que levou o Bispo a proibir-las. Parece que os "Bispos", ainda não morreram...

Anónimo disse...

para quem acha que isso é musica,ja a muito tempo que nao deve ouvir musica boa

Unknown disse...

Temos que repetir Manjedoura...
Obrigado Velha Gaiteira por uma tarde bem passada.

Anónimo disse...

anónimo, queres discutir o conceito de "musica boa" pessoalmente?
Queres começar por onde? Frank Zappa? Francisco Tarrega? Albeniz? AC/DC? Brigada Vitor Jara? Deep Purple? Led Zeppelin? Beethoven?
Não..não te estou a chamar nomes, é só pesquisares na net e verificarás que são mesmo nomes de bandas ou músicos?
Se continuares a achar que não é musica, fica-te mesmo pelas floribelas, morangos com açucar e aquela agora das chiquitas ou não sei quê! Ou então por esses discos riscados de tipos que se auto intitulam de "DJs não sei das quantas" que se dão ao luxo de comprar musicas a outros para depois as estragarem.
Santa ignorância...
Passe cá por casa que eu ofereço-lhe um dvd com uns GBs de musica com qualquer coisita decente!

Passe bem!

Rui Costa.

Festivaleiro disse...

Eu cá gostei bastante!

Anónimo disse...

Boa tarde.

Sr. Asno gostaria de lhe fazer uma pergunta.
Qual foi o motivo porque não publicou o cartaz da festa do anjo da guarda no blog? Será que há algum motivo especial ou foi simplesmente por birra?
Uma vez que publica todos os cartazes das festa realizadas em Casegas e muitas vezes també das festas das terras vizinhas.

Unknown disse...

O único cartaz que foi colocado aqui de uma terra vizinha foi o do Sobral, e foi colocado por mim.
Mais lhe digo que se tal aconteceu foi porque o mesmo cartaz estava disponível em formato digital, ao contrário de outros cartazes, como os da festa do anjo da guarda e o da festa da junta.
Cartazes relativos a festas que decorram em Casegas serão aqui colocados sempre que forem disponibilizados à equipa do blog em formato digital.

A verdade é que a mesma equipa não tem sempre a disponibilidade para ir recolher material para colocar no blog. E é por isso que existe o correio do leitor! Porque é que o Sr Anónimo não o enviou?

Anónimo disse...

por acaso até havia em formato digital.
mas se ouvesse boa vontade da parte dos senhores do blog tinham perguntado. se bem me lembro o ano passado o cartaz foi colocado neste mesmo blog e foi uma foto que alguem tirou a um cartaz que estava fixo. mas enfim quando a vontade é pouco há sempre uma descupla

Asno disse...

O blog publica o que entender publicar.
Na minha modesta opinião, quem quer é que anda, dobra a língua e pede divulgação. Quem não quer...deixe-se estar.
Francamente...era mesmo o que me faltava, ir pedir divulgações por aí para por no blog...!
E o rabinho lavado com água de malvas, não?

Unknown disse...

Ora fique o anónimo a saber que de facto o ano passado o cartaz foi colocado graças à disponibilidade do Manjedoura para ir tirar uma foto do mesmo.
Ora nem todos têm máquinas digitais nem tempo para andar por aí a tirar fotos.
E reitero mais uma vez: se o Anónimo tinha acesso ao cartaz da festa em formato digital então tivesse-o enviado para o blog através do correio do leitor.

Unknown disse...

Neste blog parece que os colaboradores é que têm que fazer tudo e mais alguma coisa, desde que haja sempre espaço para os anónimos maldizerem e criticarem o que fizemos e o que não fizemos.
Quem quer ter direito de crítica que se registe e passe a contribuir assiduamente!

Queres um exemplo anónimo?! Olha para o Blog do Sobral. Toda a gente envia para lá material que possa ser publicado e a média de comentários em cada post é bem superior à nossa.

Faz pela vida

DiasBrancoBernardoCosta disse...

Para o anónimo comodista:
Para sua informação, pooooor acaso até o pedi, mas por esquecimento ou outro motivo qualquer, não me foi facultado.Dessa parte está arrumado.
Agora, se me perguntar os porquês de não insistir em pedi-lo ou de me dar ao trabalho de ir tirar fotos, posso responder-lhe pessoalmente e dou-lhe "umas boas desculpas", tirando os motivos que o senhor anónimo já sabe concerteza.

Aparte isto, partilho da opinião do Asno e do Egas, quer dizer, durante todo ano, nem pelo blog aparece, contribuem, ou participam de alguma forma ou até dizem que o blog é uma merda...e agora têm a lata de vir para aqui exigir batatinhas?
Não me gozem!
E vejam é se arranjam um nickname pelo menos!

Anónimo disse...

talvez o ano passado o cartaz tivesse interesse em estar publicado para algumas pessoas e este ano não

Anónimo disse...

é mazé acabar com akela com akela romaria familiar da merda

Anónimo disse...

já agora acabasse com tudo nesta terra

Anónimo disse...

acabar nao,tem que ser é cada vez mais forte

Unknown disse...

Ora viva!
Um grande abraço para o pessoal da Casa do Povo pelo convite e pela hospitalidade. Um abraço especial ao Rui Costa.
Para todos aqueles que gostaram da nossa musica (recriações de temas tradicionais do nosso país) um enorme bem haja.
Aos que dizem que só fazemos barulho fica desde já a garantia que para a próxima tentaremos fazer ainda mais barulho (há ouvidos mais teimosos), sempre em forma de musica tradicional, musica do povo, bastante mais perto das gentes que o barulho (ou musica??) que a televisão cospe para cima dos mais desprevenidos. Não precisamos de electricidade nem holofotes para fazer a festa. Basta boa gente. E foi isso que encontramos em Casegas.
Bem haja pela partilha. Fizemos uma bela festa! Até breve!

Ricardo Santos (Velha Gaiteira)

Anónimo disse...

acabar com akela
romaria familiar da merda é o que muita gente quer, porque dor de cotovelo e comichão na garganta ha muito que tenha. agora que queira trabalhar há muito pouco.
a festa ser mais forte nao depende de quem a faz, mas sim de quem ajuda ao dar esmolas, ao comprar rifas, ao consumir na festa ,,,,,,,,,,,, enfim a festa é feita da boa vontade das pessoas.
e se muitas pessoas em vez de criticarem ajudassem, a festa seria muito melhor "e mais forte".
por isso falem menos e trabalhem mais.

Anónimo disse...

é assim mesmo "casegas"! Um belo recado para os 50 mordomos que ocupam todos os anos o cartaz!

Unknown disse...

Ricardo, não foi por falta de boa música que não se fez a festa.

Infelizmente estava imenso calor, o que não convidava a sair para a rua. E também não é menos verdade que as pessoas são ainda pouco dadas a este tipo de música e à sua significância!
Uma vez mais obrigado pela vossa presença e até breve!