domingo, novembro 15, 2009

Ultima Hora: Eleições Lar / Centro de DIa



Apesar de a informação acerca do processo eleitoral para órgãos do Lar/Centro de Dia de Casegas ter sido escassa até então, não justificando mesmo um post, sabia-se apenas que existiam três listas:
- Uma em que predominavam nomes dos últimos candidatos PS à JFCasegas
- Uma em que predominavam nomes dos últimos candidatos PSD à JFCasegas
- Uma terceira com outras individualidades de Casegas, com alguma surpresas e com provas dadas de competência nas suas àreas profissionais, dentro do associativismo e outras, o que nos deixou a todos surpresos acho...
Apesar de tudo, vamos dar a informação possivel.

Tendo decorrido as eleições durante o dia de hoje, e feita a contagem, consta-se que ganhou a 1ª Lista, encabeçada por Teresa Marcelino.
Consta-se que ocorreram também algumas peripécias com uma das listas que não se poderia candidatar. Mas não podemos adiantar mais nada, uma vez que não se sabe o que se passou em concreto. Prender-se-ia a questão ao limite de mandatos estipulados estatutariamente?
Não sabemos,
aguardamos mais noticias mais sólidas.

Os votos do blog, e a julgar pelas atitudes observadas após a contagem das ultimas eleições à JFC, por parte de alguns individuos candidados (M e F), apesar de terem vencido...,os votos do Casegas Vai Nua, são os de ninguém se tenha deitado à ribeira abaixo.
Coragem caros, o mundo não acaba hoje.

Da lista vencedora, esperemos que não tenha saído à rua após a contagem com:
- o já tipico nestas comemorações "filhos da puuuta!!!"
- o "querieis mamar, tomai!! (fazendo manguitos)".
Eu nem sabia que se mamava neste tipo de cargos em Casegas, mas pelos vistos há quem saiba e está obcecado por tal teta!
-ou aínda levar a mão à desgarçada da "bitchana", numa posição meio escarrapachada e dirigindo-se nos seguintes termos a familiares de candidatos da oposição num rasgo de leviandade indecorosa misturado com lesbianismo fersureiro e baforento de bedume:
-"tu precisas é diiisteee!!!".
Esperemos que assim não tenha sido, e que tudo tenha decorrido com a dignidade que o acto e instituição merecem, provando saberem vencer com um "V" GRANDE, dando um par de "lostras" de luva branca a alguns personagens mais boçais (e outros que agem qual caprinos com cio ou touros enraivecidos) da nossa freguesia que nem sabem ganhar, nem perder...uma lástima!
Enfim, devaneios!

Cumprimentos asininos e bom trabalho a todos! Se conseguirem claro!

36 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente uma lufada de ar fresco no meio do pantanal para onde arrastaram a nossa Freguesia nos últimos 11 ou 12 anos. Aquilo já não se sabia acabava a Junta de Freguesia e começava o Centro Social e servia de quartel general e "dispensa" para as pseudo feiras da literatura e produtos locais que jocosamente alguém chamou de ExpoRamos. Era uma promiscuidade absoluta. Ultimatos e ameaças voltaram a ser o tom da campanha das listas perdedoras.No Domingo passado chamaram a GNR para "garantir segurança" na instalação dos Órgãos Autárquicos esquecendo-se que os pistoleiros estavam do lado deles. Pena foi terem chegado já depois de instalados os Órgãos da Autarquia. Para os que não tem memória curta quem é que pegou em armas num acto eleitoral livre que afastou o poder absoluto e bafiento de então? Só não sabem os mais novos e é ignorado pelos subservientes a quem "lavaram" a cabeça.
Sou contra a caça às bruxas mas é necessário averiguar o que por ali se passou nos últimos 10 ou 12 anos, onde se começou por retirar uma placa onde figuravam os nomes dos fundadores e se substituiu por uma outra a agradecer a duas pessoas a oferta de uma simples rampa em ferro para cadeiras de rodas. Comecem pelas obras, que estavam obrigadas a concurso como reza o artº 23º do D.Lei 119/83. Começou hoje uma nova era. É altura de apaziguar os ânimos e unir todos os sócios em volta dum projecto iniciado em 1990 por um grupo de Caseguense e cujo primeiro contributo foi parte do lucro da festa do Anjo da Guarda. É altura de se trilharem outros caminhos e incentivar quanto possível a autonomia e manutenção das pessoas no seu domicílio, através de mais e melhor apoio domiciliário e pensar que a institucionalização em Lar deve ser um último recurso e para níveis de incapacidade muito elevados. Institucionalizar os idosos é bloquear a sua capacidade de decisão, incentivando ao declínio. Existem programas apoiados pela Segurança Social e Autarquias para dotar de condições mínimas as habitações dos idosos. Arranjar a casa de quem precisa, porque não tem dinheiro, não dá votos, mas é dinheiro óptimamente gasto. Em meu entender a política a seguir deve ser claramente a de incentivar a autonomia e manutenção das pessoas no seu domicílio enquanto for possível.
Espero saibam decidir e ouvir e mãos à obra.

Anónimo disse...

A informação que chegou ao Asno carece de correcção. Duas das listas" as derrotadas" estavam conotadas com a Junta de Freguesia e os candidatos à mesma pela lista do PSD e que gravitam em torno duma órbitra quase a despenhar-se na grande cratera cabeus.
Uma outra, a vencedora, integrava efectivamente pessoas que fizeram parte da lista candidata às Autárquicas apoiada pelo PS

Sócio 1457 disse...

Parabens a quem venceu e para quem perdeu os meus cumprimentos pelo trabalho efectuado tenha sido ele bom ou mau.
Contudo gostaria de aqui frisar neste comentário que todas as promessas efectuadas pela lista vencerora seja cumprida e que não seja mais uma para uns "tachos".
Apesar de alguns nomes da lista vencedora não merecerem creditos creio que quem tanto criticou, quem tanta politica de bota abaixo utilizou neste blog, tem agora a oportunidade após a vitória de realmente mostrar o que valem.
O trabalho não será fácil para quem venceu...quanto a mim vou ficar atento a este novo rumo anunciado para o lar de idosos de Casegas... Mas quero deixar bem frisado tb aqui...calado não ficarei quando as coisas não tiverem mal e no local próprio que é assembleia me irão ouvir porque muito se tem de mudar para que os nossos idosos tenham um futuro melhor.

Anónimo disse...

Creio que o que o lar da nossa terra precisa é de gente formada e com competencias para tratar de idosos. è muito triste que tomamos conhecimento de uqe os idosos estão a ser tratados pessoas sem qualquer formação... cozinheiras e pessoas leigas a cuidar dos idosos? sinceramente os idosos merecem melhor tratamento...Cuidar de idosos não é para todos como muitas delas referem naquela casa. Peço à lista vencedora que tenha em atenção a esse facto...e mais respeito por quem vive naquele lar... Muitas das empregadas encontram-se ali por "tachos" t~em o rei na barriga...eu quero posso e mando... Cozinhar para idosos não é cozinhar para adultos, comida cheia de gordura, meses a fio sempre a mesma comida sem variedade nenhuma... Sinceramente tenham dó de quem vos criou porque muitos já morreram naquele lar...Não querendo apontar o dedo a ninguem... mas a maioria das empregadas pertençe/apoia à lista vencedora por isso se essas mesmas empregadas mudarem de atitude só posso concluir que faziam as coisas de proposito... É NECESSÁRIA UMA RENOVAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS... Santos da terra não fazem milagres e à muita gente por lá que quer virar santo.

Anónimo disse...

Querem um lar melhor esta lista vencedora? ACORDEM PARA A VIDA...Nunca o conseguirão pelas seguintes razões:

São necessários principios básicos para se Cuidar de Idosos:

1º - PACIENTES IDOSOS SÃO TRATÁVEIS: doença na velhice não é meramente uma ocasião para lamentação, mas sim um chamado para intervenção.

2º - CUIDADOS AOS IDOSOS REQUEREM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: somente uma abordagem multidisciplinar integrada consegue com que um idoso com incapacidades múltiplas retome a um funcionamento normal ou perto do normal.

3º - UMA INTERVENÇÃO NA VIDA DE UM PACIENTE IDOSO DEVE SER PRECEDIDO POR UMA AVALIAÇÃO ABRANGENTE DE TODO O SEU FUNCIONAMENTO: é o que se chama de avaliação geriátrica ampla, ou seja, não somente avaliar o idoso em relação à sua saúde, mas também fazer avaliações de seus recursos sociais e financeiros, bem como sua independência para as atividades para a vida diária.

4º - O CUIDADO AO PACIENTE IDOSO REQUER UM NOVO TIPO DE SERVIÇO: ou seja, um profissional habilitado em gerontologia, que possa implantar e gerenciar um plano de cuidados para o idoso, que tenha em conta as limitações, as necessidades e o "status" funcional, bem como os recursos disponíveis na comunidade.

5º - CUIDAR DO IDOSO REQUER FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA: o idoso é um tipo de paciente especial, tratado de maneira própria e especial por profissionais especiais, formados em geriatria e gerontologia.

6º - NÃO SÓ OS PACIENTES IDOSOS SÃO TRATÁVEIS, COMO TAMBÉM EDUCÁVEIS: os idosos são capazes e estão interessados em aprender informações vitais sobre sua própria experiência de envelhecimento e são hábeis em aprender sobre como melhorar o auto-cuidado.



Estas são poucas de entre muitas outras razões pelas quais nunca conseguirão melhorar nada...dar emprego aos da terra é muito bonito...mas deixam muito a desejar...Até podem mudar as instalações... mudar a comida...mudar o visual da "casa"...mas continuará "podre" e pobre o Lar enquanto os nossos idosos continuarem a ser Cuidados por pessoas leigas com formações sem créditos nenhuns... O dinheiros dos idosos e dos socios tem sido para governar apenas as empregadas e afins enquanto que o mais importante de tudo são recursos Humanos capazes de Cuidar de Idosos e não recursos Humanos como os que estão presentes que apenas sabem cuidar de "lixo"...

socio disse...

esta de parabens a lista vencedora pois tiveram um comportamento exemplar pois apesar de serem provocados portaram-se a altura e demonstraram um nivel elevadissimo de bom comportamento e uma sensibilidade extrema pois com gente assim quem sai a ganhar sao os nossos idosos porque é neles que tem que pensar força e que façam um bom trabalho e nos os socios tambem nao devemos esquecer as nossas obrigaçoes pois so com o apoio de todos se consegue atingir os objectivos que neste caso sao bem esclerecedores força e contem com o nosso apoio

Menino Do Monte disse...

Por Fim Terminou a ditadura , os que pensavam que tinham tudo, começaram a perder a base que os elegeu durante tantos anos. Viva Casegas

"Especialista na problemática da questão derivada da tese baseada na gerionticidade das ideias" disse...

Não desconsiderando a óbvia necessidade de uma formação adequada, ao ler o que por aqui se escreve fico com a ideia de que qualquer dia é preciso um doutoramento para saber cuidar de um velhote.

Doutoramento em Geriartria. Soa-me bem. Poderia até criar-se a especialidade em Geriartria do reumático, por exemplo.

Faz-me lembrar a história do Senhor que Varria Ruas e que de um dia para o outro passou a Técnico Superior de Higiene e Limpeza, sendo que as funções se mantiveram. Isto sem desprimor para o Senhor cuja profissão é de louvar.

Anónimo disse...

PACIENTES IDOSOS SÃO TRATÁVEIS : doença na velhice não é meramente uma ocasião para lamentação, mas sim um chamado para intervenção.
CUIDADOS AOS IDOSOS REQUEREM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR : somente uma abordagem multidisciplinar integrada tem uma chance realista de retornar um idoso com incapacidades múltiplas a um funcionamento normal ou perto do normal.
PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA SE TRABALHAR COM PACIENTES IDOSOS
UMA INTERVENÇÃO NA VIDA DE UM PACIENTE IDOSO DEVE SER PRECEDIDO POR UMA AVALIAÇÃO ABRANGENTE DE TODO O SEU FUNCIONAMENTO: é o que se chama de avaliação geriátrica ampla, ou seja, não somente avaliar o idoso em relação à sua saúde, mas também fazer avaliações de seus recursos sociais e financeiros, bem como sua independência para as atividades para a vida diária.
CUIDADO AO PACIENTE IDOSO REQUER UM NOVO TIPO DE SERVIÇO - O GERENTE DE CASO: ou seja, um profissional habilitado em gerontologia, que possa implantar e gerenciar um plano de cuidados para o idoso, que leve em conta as limitações, as necessidades e o status funcional, bem como os recursos disponíveis na comunidade
O PAPEL DA FAMÍLIA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO CUIDADO AO PACIENTE IDOSO!
CUIDAR DO IDOSO REQUER TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA : o idoso é um tipo de paciente especial, tratado de maneira própria e especial por profissionais especiais, treinados em geriatria e gerontologia.
NÃO SÓ OS PACIENTES IDOSOS SÃO TRATÁVEIS, COMO TAMBÉM EDUCÁVEIS: aqui, afirma-se que os pacientes são capazes e estão interessados em aprender informações vitais sobre sua própria experiência de envelhecimento e são hábeis em aprender sobre como melhorar o auto-cuidado.

ONDE É QUE EU JÁ LI ISTO? Copiou bem? Parece que não.

Parece que para o anónimo melhorar a comida, as instalações e não sei que mais, é irrelevante. Como é que alguém se pode sentir bem numa casa onde predomima o cheiro a urina e onde a qualidade da alimentação é deplorável?
Não descarregue o seu azedume nos trabalhadores que não têm culpa de ser mal orientados.

socio 1457 disse...

Meu caro especialista na problemática não sei de que... Leigos como tu é que cuidam de velhotes... Quando Souberes o que é Cuidar de Idosos... podes comentar comentários como o que aqui deixaste não tem valor nenhum.

Rafael Efraim Alves disse...

Não posso deixar de comentar o post acerca das questões da intervenção de um técnico de saúde que trabalhe directamente com velhotes(termo nada cientifico,mas de consideração).
Tudo o que foi referido são algumas permissas para ter uma instituição que forneça, aos seus residentes, bons cuidados de saúde. Obviamente que faltam outras linhas de orientação para o trabalho com os idosos e a sua comunidade.
Como também já foi referido nestes post, a institucionalização é de facto o ULTIMO recurso a usar, podendo haver uma grande intervenção na comunidade, fornecendo apoios aos idosos nas suas casas (não só comida e limpezas e afins),uma intervenção sistémica com apoio domiciliário com diferentes técnicos e valências.
O lar pode ser uma "fonte de rendimento" para uma comunidade,
existem programas de financiamento Europeu para projectos de saúde, à que saber onde e como ir busca-los. Programas de empregabilidade, programas de melhoria de condições, programas para projectos inovadores, programas para empreendorismo jovem.
Agora Pá frente e trabalho é que é preciso, siga a banda!

Anónimo disse...

Mal orientados os empregados? lol lol...

Anónimo disse...

mas uma vez não posso ficar indiferente ao post colocado pelo anonimo das 4:32: mal orientados as empregadas? Dá vontade de rir...Não se trata de orietação mas sim de formação...Deixar cair idosos durante a noite...braços partidos...pernas partidas...comida fora de horas... entre outros aspectos que nem vale a pena nomear...Chama-se a isto tb irresponsabilidade tambem...Quando se chama alguem delas à responsabilidade em determinadas situações...ninguem assume...toda a gente se descarta...Sr anónimo se cheira a urina em sua casa é claro que vai limpar e não é preciso orientação nenhuma...procure lá às empregadas se por acaso comem a comida que elas fazem? Sinceramente...

Anónimo disse...

Braços partidos, pernas partidas não será um exagero? É verdade que os idosos não são "sacos de batatas" e deve ter-se todo o cuidado e carinho com eles, mas também não podemos ignorar que os doentes com osteoporose fazem fracturas com facilidade. Pelo que diz leva-me a pensar que o Lar é um serviço de traumatologia e ortopedia de algum hospital.
E a comida fora de horas não acha que é culpa de que dá ordens? Se os que obedecem entram ao serviço tarde e todos práticamente à mesma hora é claro que o pequeno almoço não pode ser servido às 9H. E depois que se esperava se algumas pessoas admitidas mais recentemente foram para lá com a finalidade de ouvir " bufar" e contar o que por lá se diz ou dizia? E se não têm formação como diz, de quem é a culpa? Na minha modéstia opinião a culpa é de quem a não promove e tinha obrigação de a promover. Milagres na qualidade da alimentação também ninguém faz com a fraca qualidade dos produtos que são adquiridos, já para não falar nos "caqueiros" que usam no serviço domiciliário.
Acredito que é possível melhorar de imediato muita coisa, pois como diz a canção, para pior já basta assim.

Anónimo disse...

Sr.anonimo das 9.03h nao descarto a falta de formação nem poderia como é óbio mas que importancia tem tudo isso sem uma orintação como deve ser. E ja agora permitame que lhe diga que é um exagero quando falam ou comentam aqui em braços partidos e pernas partidas pois so tenho conhecimento duma fractura de um braço porque a pessoa que partiu a perna foi em casa de familiares e a responsabilidade dos proprios que depois de ter acontecido tal fatalidade encaminharam de sueguida a pessoa em causa para o lar quando tinham intenção de tela com eles por uns dias.qundo fala em cheiros de urina deve pensar que tipo de funcionarias eles admitiram ate ha pouco tempo atras,se as comidas chegam tarde é mais falta de orientação e nao uma falta de formação.Quanto á comida digame o que faria se lhe cortassem no orçamento e o limitassem punha dinheiro do seu bolso não verdade e ja agora tirando um caso ou outro todas la comem.por isso menos criticas e mais trabalho e tambem pode se puder ou tiver formação

Anónimo disse...

Pois pois desculpas com orçamentos reduzidos...ai se as moscas daquela cozinha conseguissem falar...tanta variedade de comida que se pode fazer com massa...arroz..carne... Antes de falar Sobre comida, sr anónimo das 8.26, tenho a perguntar-lhe se já olhou para a comida que alí é feita? Todas lá comem? A mesma comida que servem aos idosos? lol... Cheira-me que anda mal informado mesmo...90% da comida que é dada aos idosos está cheia de gordura... Aspecto horrível por vezes... todas as semanas a comida é igual...até se consegue adivinhar...Massa na sopa...massa no segundo prato...Arroz com ossos em vez de carne... Neste blog à muito que se pretende denegrir a imagem de quem dirige qualquer coisa... só tem conhecimento duma fractura de um braço? Hum... Quer-me parecer que não anda bem informado!...Informe-se bem e vai ver que não é só essa fractura...

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 11:02... teorias da Osteoporose agora é que não...Engraçado é que a culpa é sempre de quem dá ordens... Se por acaso esses senhores que dão ordens mandassem as empregadas atirar-se para um poço acham que elas iam? Sinceramente... As pessoas que foram admitidas para "Bufar" como o sr diz nem precisavam de o dizer porque basta ser familiar de um idoso que lá resida para observar certas e determinadas coisas não muito agradáveis de ver... desde empregadas com familiares na cozinha... "Caqueiros" no serviço domiciliarios... o que é que a falta de qualidade da comida que o sr refere tem a ver com eles?... Promover formações!!!! gostei dessa...quer fazer das empregadas fisioterapeutas, enfermeiras, médicas... Contudo não lhe tiro a razão de que se podiam promover formações ás empregadas... mas o problema não esta nas formações meu caro "watson" está nos recursos humanos...Pode-se melhorar muita coisa sim mas sim mas a canção que escolheu deixou-me na expectativa... Sugeria-lhe antes... Quando as empregadas não tem juizo, o idoso é que paga!

Anónimo disse...

Ainda nem tomou posse e já mandou cobrar as quotas do centro de dia... Começam bem começam... Vira o disco e toca o mesmo... Peço urgentemente que comprem um "pitó" novo para aquele lar...

Anónimo disse...

Parece que o gosto pelas novelas tomou conta da nossa terrinha, e apenas muda o cenário pois em muitos casos os actores eram ou são os mesmos.
Vamos deixar gerir e exigir melhor a quem ganhou o acto eleitoral, e meter na cabeça que muito e melhor se podia ter feito a começar pelos meios financeiros gastos em obras de vão de escada,de concepção técnica errada, com recurso a materiais inadequados etc etc... E era tão fácil dar uma espreitadela no despacho normativo 12/98 de 25 de Fevereiro para conhecer as normas reguladoras da instalação e funcionamento de lares para idosos.
Por acaso alguém duvida que uma refeição acondicionada e transportada numa "marmita" térmica e não em "caqueiros" chega ao utente em melhores condições ?!!! E "formação adequada" não é exigir licenciaturas a quem delas não precisa para ser uma profissional competente e motivada capaz de pôr em andamento a vontade.
Não vamos confundir as coisas e estou plenamente de acordo que os recursos humanos do Centro têm de ser seleccionados criteriosamente.

Anónimo disse...

Pena que esses crite´rios de seleccionamento vai continuar a ser para taxos de novo...

Anónimo disse...

Talvez o dinheiro das quotas seja para comprar o "pitó" novo. Mas será que é verdade o que diz o anónimo?
Se é, começamos mal com os novos eleitos a assumirem actos de gestão antes de serem empossados, assim como vamos mal, muito mal mesmo, quando sabemos que "os actuais" andam a "estoirar" o dinheiro que por lá existe a fazer despesas de última da hora, que ultrapassam a gestão corrente e são éticamente condenáveis.
Temos de estar atentos a compromissos assumidos depois das eleições e particularmente à contratação de alguma clientela que estava preparada para ajudar à festa e que agora já começa a dar pancadinhas nas costas dos vencedores.
Bem sabemos que não estavam preparados para perder, mas a vida é assim e em democracia o poder é efémero.
Quanto a "tachos" prefiro os novos, mas de alumínio fundido ou aço inox que bem falta parece estarem a fazer falta naquela casa, pois pelos vistos os que por lá andam a servir já não têm asas e pegas nas tampas.

Anónimo disse...

Agora quem ganhou que mostre o que é realmente capaz de fazer.
Mas ao que parece quem muito fala pouco acerta.
=Amiga dos Caseguenses=

Unknown disse...

Eu acho que aqui fala-se de mais.
Antes de dizer seja o que for façam o teste das três peneiras de Sócrates

Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:
- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não, Sócrates... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.

E Sócrates sorrindo concluiu:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:
•Pessoas sábias falam sobre idéias;
•Pessoas comuns falam sobre coisas;
•Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

marte disse...

Não tenho por abito fazer comentarios em nenhum dos blogs que visito porem hoje ao faser uma visita a este e porque ja nao o fazia ha mais de um mes repugna-me e acho que é uma vergonha o que por aqui se diz pois se fosse tao facil trabalhar como é de vir para aqui com insultos e mentiras casegas seria actualmente uma aldeia super desenvolvida pois a respeito das acusações que aqui se fazem em relação ha futura direcção do centro de dia é de uma leviandeza incrivel pois como podem acusa-los de estarem ja a cobrar quotas e outras coisas mais se ainda nem tomaram posse isto so pode sair da cabeça de pessoas que nada fazem a nao ser tentar denegrir a imagem de quem quer trabalhar,pois digo isto porque ontem no almoço da banda r.e musical de casegas ouvi os tres principais elementos da futura direcção comentarem entre eles que apenas vao ignorar esse tipo de comentarios pois diziam eles e muinto bem nao podemos cair no mesmo nivel dessa gente claro que so pessoas deste genero é têm este comportamento e nao vao na onda das mas linguas,quem viu casegas e quem a vê é incrivel a maldade e a arrogancia de gente que se deixou arrastar por gente sem escrupulos por gente que na verdade nao pensa em casegas mas sim no seu proveito proprio,é incrivel o separatismo que existe na nossa terra hoje em dia e se nao vejam que estando convidado o Sr. presidente da junta nem compareceu e nem se fez representar por nimguem fizeram o mesmo quando foi da omenagem aos mineiros na casa do povo de casegas eu da minha parte acho que estes Srs nao respeitam ninguem nem sequer as pessoas que os elegeram mas enfim eles la saberao pois pelos vistos qualquer comportamento ou atitudes lhes fica bem eu da minha parte acho vergonhoso.Seria bem mais bonito se todos se respeitassem e deixasem trabalhar quem ainda quer faser alguma coisa por esta terra em lugar de faser acuzações deixem ideias contrutivas que eu tenho a certeza que esta gente sabera aceitalas de bom grado.

Anónimo disse...

Augusto ...quero deixar-te o seguinte pensamento tb...fala só quando aquilo que tens para dizer for mais importante que o teu silêncio...

Anónimo disse...

Sr augusto...Vá ver o livro de cotas e vai ver que encontra lá cotas recebidas recentemente...Sinceramente...pena que deixe que lhe atirem areia para os olhos.

Anónimo disse...

mas qual é o mal de haver cotas pagas recentemente? o que vos aflige? o facto do Quim Tó dar continuidade às tarefas de que estava incubido, ou o facto de a lista onde ele está ter ganho as eleições? Teresa, Quim Tó, César e outros mais, força vocês vão conseguir...

Anónimo disse...

Segundo cálculos já habitaram a Terra 96 bilhões de seres humanos , e as 5 principais causas de suas mortes foram , Religiões , doenças , guerras , fome e catástrofes naturais.

E como há pensamentos e pensadores para todos os gostos lá vai o meu contributo para a causa.

"Conceitos errados, levam a caminhos dolorosos. Conceitos certos, levam a longos caminhos. E idéias sem conceitos; não te levam a lugar nenhum"
Izabelle Caroline Luque Real

Anónimo disse...

O Sr joaquim António que me venha dizer que não deu autorização para cobrar cotas que domingo canto-lhe uma cantiga na assembleia de tomada de posse. Ainda hoje vi o livro de cotas e lá constam quotas cobradas recentemente...Duvidam?... Façam favor de questionar na assembleia e irão ver... Só se deixa enganar quem quer...

Anónimo disse...

Vamos continuar nos tachos... tou mesmo a ver...alguns até já deixaram o trabalho para ir para o centro de dia trabalhar...e outros começam a estar na lista de espera...já estou a ver a cena...lol...Vira o disco e toca o mesmo!

Anónimo disse...

O que acho na maior parte destes comentários deste blogue,são comentários de pessoas que não tem ideia por vezes da realidade da instituição, pois ao fazerem comentários maldosos da instituição só, estão a prejudicá-la.Não se vê ninguém preocupado a dar sugestões de melhoria para o lar, como por exemplo, tratar-se da Certificação da Qualidade (e aqui está tudo contemplado no que foi falado e criticado neste blogue),a qual a segurança social dentro em breve vai começar a exigir, e sem a CERTIFICAÇÃO da norma ISO 9001:2000 ( Sistema de Gestão de Qualidade) acaba os apoios financeiros...Portanto deixam-se de comentáros maldosos e pensam mais na INSTITUIÇÃO e a POPULAÇÃO a que se destina, pois é um bem precioso para a aldeia, sem esta muitos dos idosos estariam entregues a sua merçê...
VAMOS LÁ A TRABALHAR EM PROL COMUM...dando sugestões proveitosas e não destruidoras porque,isso é fácil de fazer e uma das sugestões é procurarem apoios através do Quadro Comunitário do POPH- Programa Operacional Potencial Humano, onde poderão ir buscar algumas ajudas para melhorar o serviço prestado pela a Instituição.

Anónimo disse...

Parece que anda por aí um ou mais "migrantes" a dizer que as eleições foram uma fraude.
Tem razão o dito cujo, pois as listas que perderam, apoiadas por gente que se diz perdida de amores " tardios" pela Terra, pseudo intelectuais da treta, promotores de obras ilegais em zonas "non aedificandi", beneméritos a título não sei de que, preparavam-se para se perpetuar nos cargos arrasando tudo o que era Lei, Estatutos e Regulamentos.
Por acaso não era uma das listas perdedoras que propunha como candidato à presidência da mesa da A.Geral uma pessoa que nem sequer era sócio e foi substituído durante o decorrer da Assembleia por outra pessoa? Por acaso não era uma das listas perdedoras que integrava sócios em situação de inelegibilidade?
Já agora, não ficava bem aos vencidos terem aparecido na tomada de posse, incluindo o da teoria da fraude? Já agora não seria normal que todos os membros da Direcção anterior e da empossada se encontrassem para fazer uma transição pacífica?
A ISTO SIM, CHAMA-SE FRAUDE, MAU PERDER E IRRESPONSABILIDADE.
Concordo com os anónimos e Cª que afirmam que o mais importante é a Instituição e os fins que ela prossegue, mas há coisas que têm de ser ditas e esclarecidas, pois de labirintos chegam os que por lá foram construídos.
Já agora alguém me diz se por lá apareceu o anónimo que ficou de ir cantar uma cantiga ao Joaquim António na tomada de posse do Domingo passado? Espero não tenha ficado afónico.

Anónimo disse...

"Foi o Senhor Ramos que requalificou o Centro de Dia, construiu e ampliou o lar para Idosos, fazendo um projecto global para legalização desta Instituição". Preto no branco assim o afirmou no "pasquim" que circulou na Freguesia uma apoiante do Sr Ramos nas últimas Autárquicas. IGNORÂNCIA OU SUBSERVIÊNCIA ?
Construiu ?!!!! Ampliou o quê ? O que é que legalizou ?
A seu tempo se espera conhecer a verdade, mas consta-se que a herança recebida é muito pesada. Contratos de trabalho sem termo e desnecessários para a Instituição com o objectivo claro de angariar votos para a Junta de Freguesia, e por certo sem deliberação da Direcção, o que viola claramente a alínea d) do artigo 29º dos Estatutos QUE ATRIBUEM Á DIRECÇÃO e não ao seu Presidente competências para contratar os trabalhadores da Instituição (...) / processos levantados pela autoridade para as condições do trabalho cujas coimas ascendem a largos milhares de euros e devidos ao não cumprimento das leis laborais / Funcionamento ilegal do Lar por inobservância das obrigações legais e normas de segurança /
QUAL A SITUAÇÃO FINANCEIRA HERDADA ? QUANTO CUSTARAM AS OBRAS DE VÃO DE ESCADA ? QUAL O VALOR EM DONATIVOS RECEBIDOS ? QUAL O VALOR MENSAL DA COMPARTICIPAÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL ? QUAL O VALOR PAGO MENSALMENTE PELOS UTENTES ? QUANTO É QUE A INSTITUIÇÃO PAGA MENSALMENTE DE SALÁRIOS E OUTROS ENCARGOS ? QUE LUCROS FORAM ENTREGUES Á INSTITUIÇÃO ORIUNDOS DAS FEIRAS DOS PRODUTOS LOCAIS ? A QUEM PERTENCEM OS TRAJES DO GRUPO DE CANTARES ?

SERÁ QUE O VAMOS SABER ? Esperamos que sim para um cabal esclarecimento dos sócios.

E não seria também útil conhecermos os relatórios pouco abonatórios que os serviços de segurança social elaboraram sobre a instituição ?

Anónimo disse...

Alguém me diz se o Sr Alfredo entregou as chaves das casas do Ti Zé Filipe, da Dona Graça e outras ?
Ainda bem que o aliviaram de algumas missões pois o peso daquela pasta que carrega diariamente devia estar a prejudicar-lhe a coluna.
Já na falta muito para o ver só ao Domingo a caminho da missa.
É a vida...

Voz da consciência disse...

Cuidado com a caridade que por aí anda a rondar a porta de alguns idosos dependentes, que não possuem já as suas faculdades físicas e mentais.
Esperamos que outros interesses não estejam por detrás desta súbita onda de caridade e caridosos.
É caso para dizer que isto cheira a esturro.

Voz da consciência disse...

Circulam por aí rumores de testamentos alheios que andam nas mãos de uma personagem sinistra da nossa recente e negra história.
E onde pára o dinheiro que estava debaixo do sofá e na carteira ? E as roupas e objectos de valor? Mas há mais...
A verdade vai saber-se e não tardará muito. Estejam atentos e tentem adivinhar quem eram as vítimas e os beneficiários. Não foi difícil pois não?