sábado, dezembro 02, 2006

Casegas à deriva


Casegas completamente abandonada!
Idosos, aparentemente vão ser abandonados pela direcção actual, está já marcada assembleia geral para nomeação de direcção. Será o Centro de Dia e Lar entregue à Santa Casa da Misericórdia? Para onde iremos nós mais os nossos "velhotes" um dia? Para "cascos de rolha"?

Açudes, pontões e estradas mal construídas e/ou sem projecto (ou seja, obras de chico-esperto), jazem no leito da ribeira.
Máquinas que “construíam” (ou destruíram, vamos ainda ver) a estrada Paúl> Casegas, eclipsaram-se. Ainda ontem estive em cima da ponte do Ourondo para ver avistava alguma retro escavadora ou cilindro levados pelas cheias, mas não, devem ter ido mesmo pelas próprias rodas. Ainda estou a ver a hora em que se dá um acidente no lamaçal que deixaram na curva do Ribeiro das Maias.

Os jovens sem norte vão vagueando pelos cafés ou pelas instituições recreativas e culturais que definham, onde erosão causada pela ausência de apoio do poder local é evidente. Uns acabam o 9º ano, outros ficam pelo caminho ou fazem-se à vida “para serem homens” e ganhar uns trocos beber umas cervejas e comprar uns “marbors” (quando não os roubam)!
Longe vão os tempos em que havia o clima na aldeia de era importante ser doutor ou padre, enfim, concluir o ensino superior.
Que é feito da mística e do orgulho em dizer-se: “-Casegas é talvez a aldeia com mais gente formada do concelho”?
Não podemos todos trabalhar nas obras ou ser empreiteiros, até porque longe vai o tempo em que esta actividade teve melhores dias e trouxe melhores futuros!

Não terá o poder local responsabilidade nisto tudo? Onde estão as politicas para os jovens? A Cultura resume-se ao Grupo de Cantares (para os idosos e bem)? Que futuro prepara esta gente para Casegas? Estamos condenados ao abandono? Não querendo fazer futurologia, mas avisto num futuro próximo uma aldeia transformada em colónia de emigrantes reformados.

É desolante ver a nossa linda aldeia irresponsavelmente alienada á bicharada, onde reina a incompetência, o desvario e a politica obsessiva (à falta de mais visão e talento), do passeio e do muro, exercida por um poder moribundo e obsoleto que outrora se pavoneava rua abaixo e rua acima que nem um galo capão.

Se chamar a isto tudo "dizer mal", então esconda-se, pois a sua cumplicidade e conivência, envergonha quem aínda se preocupa com a terra.

Dá que meditar...

22 comentários:

Anónimo disse...

Eu vejo bem uma barragem no Val-miguel é a melhor maneira de conservar Casegas como està fazer um complexo turistico na margem plantar umas palmeiras meia duzia de sombreros spetados numas carradas de areia ficava mesmo fiche

ximenes disse...

De uma forma radical, à desertificação é um facto, a população esta cada vez mais envelhecida, isolada,para não dizer esquecida, nos confins do Conselho.
Os factores negativos, estão eminentes à vista de todos nos. As vias de comunicação, não são as melhores, para não dizer, horriveis.
Não existe algo solido, para fixar os mais jovens, é urgente inovar, e criar algo rigido, no intuito de, fixar a população ainda existente.
Estes factores podem ser contornados, e evitados para tal, a autarquia e todos os organismos existentes, têm de fazer um trabalho competente e ao mesmo tempo exaustivo, e dai tirarem os seus frutos.
Um desabafo

Anónimo disse...

amen meus filhos
aqui estào os 33 mandamentos do liberalismo e da mondializaçào
pena que nào esteja traduzido em portugues
quem foi que escreveu isto ?

Anónimo disse...

amen meus filhos
aqui estào os 33 mandamentos do liberalismo e da mondializaçào
pena que nào esteja traduzido em portugues
quem foi que escreveu isto ?

Anónimo disse...

No rua só silêncio, nada mais, nada menos.
A sirene das ambulâncias e das viaturas da emergência Médica apressam-se a socorrer uma população envelhecida e doente. Faltam alunos na Escola, a curto prazo condenada ao encerramento , quando escasseiam as vagas para internamento no Lar ou frequência em Centro de Dia.
Caminha-se hoje entre casas desabitadas, algumas já com telhados caídos e portas esbarrondadas. Descaracterizada pela desertificação, Casegas está condenada a desaparecer. A emigração, à procura de melhores condições de vida, levou para longe os que podiam fazer rejuvenescer uma Terra cheia já de tão pouco.
Resistem os idosos que acreditam que a calma seja a cómoda serenidade de uma vida de trabalhos. Mas, e quando já não houver resistentes ? .
Para além do mês de Agosto passado sem sobressaltos entre mergulhos na ribeira e umas imperiais bebidas por metade do preço que se paga por terras de França, parece nada mais atrair os nossos emigrantes que dizem não pensar regressar à Terra .
A nostalgia e uma calma deprimente faz-nos crer que o fim se aproxima a passos largos . Do campos férteis, outrora cheios de vida e côr, restam os “chães” e courelas destruídos pela turbulência das águas que esventram os montes queimados e que tudo arrasta á sua passagem.
As Aldeias do Interior definham vítimas de desleixos a que os governantes locais ( Autarcas) não são indiferentes . A inexistência de políticas de fixação das populações não é mais que o espelho duma classe Autárquica técnicamente muito limitada e politicamente incompetente, já para não falar do seu nível cultural que, esse, é de bradar aos céus .
Penso que o meio rural tem futuro com outras políticas sociais, económicas e culturais, rentabilizando de forma harmoniosa o seu património e as suas múltiplas pontencialidades naturais.
.
E agora que os tempos de devaneio e abundância chegaram ao fim ?

Anónimo disse...

Poderoso jaquim! É a unica coisa que tenho a dizer deste teu coment. Poderoso!!

Anónimo disse...

Eu acredito que os velhos tempos vao voltar, quando nao sei, mas vira o dia em que alguem vai recordar o que se passa nesta epoca, e que num certo ponto todos nos tentamos melhorar.

Anónimo disse...

raiva
patriota
culto
ignorante
burro
parvo
malvado
inferno
satanas
raiz
cargao
pegua
lobo
erro
teixugo
pitom
lagarto
mula
reles
fedodento
borra-giestas
antiatico
rasista
reles
spanta-chibas

Asno disse...

Se isto tudo é para mim, muito obrigado, não era necessário maçar-se tanto.
Ah..."rasista" escreve-se assim r-a-c-i-s-t-a.
Cumprimentos asininos.

Anónimo disse...

Nem me passou pela cabeca

nao nao isto é do meu livro de palabras cruzadas
e nao é r-a-c-i-s-t-a é rasista "do verbo rasar"

o s é uma letra de origem

mas esta ( Cumprimentos asininos!!) nao acredito que fostes tu

se fostes nao és quem eu pensso!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

lapso! lapso!lapso! lapso!

Unknown disse...

Lá diz o povo: "águas passadas não movem moinhos". Essa é a minha única certeza made, de que não mais voltaremos a ver os velhos tempos. E ainda bem, porque reviver momentos aureos há muito passados não deve ser ambição para ninguém.

Pelo contrário, a esperança reside na inovação, na renovação, na redescoberta: a solução reside apenas no futuro e apenas no futuro a encontraremos.

O que eu quero dizer com isto é que apesar da crescente desertificação existe ainda uma hipótese de voltar a trazer vida às ruas de Casegas. E essa solução passa por um aproveitamento ponderado e inovador dos recursos naturais da nossa aldeia, tantas vezes desperdiçados de forma estúpida e imbecil. Caso contrário Casegas acabará por definhar lentamente, como tantas outras aldeias de um interior esquecido e perdido no nada.

E do coisa estou certo: é preciso o contributo de todos para solucionar este problema. De todos sem excepção!

Unknown disse...

Quanto à questão do Centro de Dia Asno, outra coisa não seria de esperar... Ou não estivessemos nós já habituados às acções grotescas de algumas gentes de Casegas.

Infelizmente para essas pessoas nem todo o Zé Povinho é saloio e ignorante! Mas aqui entre nós, os que não se calam, talvez seja preferivel ser saloio e ignorante do que estúpido, bronco e arrogante!

E pensando bem talvez não seja tão mau ter a Santa Casa da Misericordia por lá... não tenho conhecimento dos meandros do negócio, mas talvez assim deixassemos de nos deparar com situações de aproveitamento e ludibriação dos nossos idosos.

Unknown disse...

Sei também que existem muitos caseguenses (e outros!) que vêm ver o "nosso" blog e a esses gostaria de deixar uma mensagem em particular: esta problemática é crucial para a sobrevivência e futuro de Casegas.

É interessante ler o que aqui se discute não é?! e que tal contribuirem também, comentando, sugerindo, colaborando!

Anónimo disse...

Acorda rapaz salta do barco

A mundializacão leva tudo de rastos

Apaga a cultura dos povos

Não és um ser humano

Tu és um numero

Um consumidor em potencia

Consome ££££££!!!!!

consome $$$$$$$$$$!!!!!

consome £££££££££!!!!!

consome $$$$$$$!!!!!

consome £££££££!!!!!

consome $$$$$$$

Acorda acorda acorda acorda acorda

Unknown disse...

Há quem se contente em ser um número. E há quem lute por fazer a diferença.

Se te consideras um número azar o teu. Porque eu estou aqui a lutar pela diferença, acordado!

Já agora, esqueceste-te do símbolo do euro.

Anónimo disse...

O euro não existe

O euro é virtual, tu sabes que não hà governo na europa com poder para fabricar euros

Na europa quem manda é o banco europeu

A mão direita dos CAMONS governo mundial

Qualqer um de nos mesmo no fundo do nosso conselho Casegas ;Sobral, S.Jorge da Beira todos são consomidores

comes tudo em saquinhos productos quimicos cheios de asucar,

comes no Mcdonalds no maior restaurador mundial (((((uuuummm!!! mai bom !! ))))) mai burro sim

fumas marlboro cheio de amoniac nicotina e muito mais paresses um cowboy

vais ver uns filmes no cinema passas o tempo a ver telenovelas na televisão para não teres ideias e não te revoltares contra o sistema para não seres creativo e para seres um numero a dormir


tens um carro para queimar gasolina

tens um telefone para dizer"""épa estou aqui! ,estou ali!"""
antes não havia telefones e o contacto entre os homens fazia-se naturalmente!!!!!!
agora tu tens um telefone sais de casa com o bicho colado hà cabeca nem ves o teu visinho

Abandonas a tua terra para ir consomir para a Covilhã , Lisboa ......................................!
com tanta riqueza a desenvolver no nosso cantinho como o turismo rural, artesanato ,com tantos terrenos ao abandono cultivar legumes bio ,parques de campismo e muito mais

Da vontade de viver na natureza aos citadinos

TONHO disse...

Caro Egas:Essa de entregarem o Lar de Idosos à Santa Casa da Misericórdia, foi apenas uma estratégia engendrada para os actuais orgãos directivos se perpectuarem no poder desta instituição.Estes flanos são grotescos, sem dúvida, mas são mestres na arte de ludibriar.Como não podiam ser reeleitos e podendo aparecer uma lista nova para os órgãos da instituição, só havia uma maneira de contornar a questão. Era fazer chantagem sobre os "velhinhos" como eles os apelidam, amedrontá-los, e provocar todos aqueles que pudessem oferecer alguma oposição. E assim aconteceu. Como não apareceu nehuma lista, segundo os estatutos, eles foram eleitos pela assembleia geral para um novo mandato, que penso ser de três anos. Eu assisti a esta assembleia, pois sou sócio da instituição. Não vou contar aqui o que se passou nesta assembleia, penso que não me ficaria bem, nem eu mesmo seria capaz de traduzir através de palavras ao que realmente se passou. Disseram-se coisas, pura e simplesmente vergonhosas numa sala onde estavam presentes os ditos"velhinhos".

Asno disse...

Olha...um achado!!!!!
"O TONH0", um sócio inconformado numa assembleia do centro dia, é de facto inédito!

Unknown disse...

Tonho essas coisas não sei, mas não me espanta nada que tenhas ouviso muitas barbaridades. E pagava para as ouvir... :)

Mantenho que talvez não fosse assim tão mau a Santa Casa tomar conta do Centro de Dia, excepto, reitero, EXCEPTO se isso não significasse a permanência de uns certos e determinados senhores.

Mas, infelizmente, também não estou a ver muita gente de Casegas interessada em pegar naquilo!! Corrijam-me se digo alguma mentira.

TONHO disse...

Para bem dos idosos, também penso que não era má a ideia de entregar o Lar à Santa Casa da Misericórdia.Por muitas razões, como é evidente. Mas, será que a ideia não foi lançada pelos responsáveis, apenas para atormentar consciências? Estas coisas não deviam assim ser lançadas para o praça pública. Os responsáveis deveriam ter cuidado com aquilo que dizem, pois estamos a tratar de assuntos sérios e para mais com pessoas que se encontram, pela idade, debilitadas. Concerteza que em Casegas não é fácil arranjar pessoas para dirigir o Lar. Estamos por isso de acordo. Eu acho que seria uma boa ideia, desde que a instituição fosse dirigida por pessoas competentes.

Anónimo disse...

Caros conterrâneos vocês até podem ter muita razão quando dizem que a nossa terra está no abandono. Eu pergunto será que você já contribuio para algum melhoramento? e será que eu própria também já fiz? criticar é fácil...Porque não colaboramos todos nesse melhoramento? em vez de ser só criticar e nada fazer?Porquê os mais novos não tentam ajudar aqueles que tentam dar o melhor que sabem? Porque não damos todos a mão e nos apoiamos?
Não chega criticar é preciso colaborar cada um como sabe e como pode.