sábado, setembro 16, 2006

Linho II



Espadana (noutros sítios é espadela e o acto espadelar), é como que uma catana de madeira. Servia para finalizar a limpeza das fibras e as limpar de todos os restos de casca do caule da planta. Era a terceira fase ou tormento por que passava o linho. A segunda fase, de que não tenho foto do instrumento, era a tascagem. A tasca (noutros sítios de Portugal chamam grama e à acção gramagem), era feita aproveitando a bifurcação de uma árvore. Os ramos serviam de patas e o tronco servia para fazer o instrumento (era quaze uma burra de cortar mato em ponto pequeno). Abria-se um rasgo de secção triangular a todo o comprimento do tronco. De outro bocado de madeira, fazia-se uma faca grossa, de secção triangular que encaixava no rasgo do tronco. Essa "faca", era preza pela extremidade (Como as facas de cortar bacalhau das mercearias), e permitia comprimir os caules de linho de forma a que as cascas que já estavam partidas do trabalho do masso comessavam a soltar-se. O operador do instrumento, geralmente uma mulher, passava toda a paveia de linho de uma ponta à outra dando-lhe golpes com a tasca. Quando via que as cascas da planta já estavam bem partidas e a soltarem-se, com a faca da tasca fechada sobre a paveia, obrigava esta a passar pela grama o que provocava a saida da maior parte das impurezas e material sem valor para a tecelagem. Este instrumento não deichava as fibras de lonho limpas nem soltas na totalidade e por isso seguiam para espadanar. Embora noutros pontos do país existam apoios próprios para espadanar construidos de madeira e muitas vezes insculpidos, em Casegas usava-se um cortiço, como o das colmeias, só que construido para esse fim (era mais alto, para se adaptar à altura da espadanadeira, e era mais estreito que os para abelhas), usando a cortiça de um ramo mais fino e que não dava para fazer uma colmeia. O acto de espadanar, consistia em sujeitar com uma mão a paveia de linho e com a outra, armada com a espadana, ir inflingindo golpes fortes por forma a que no final se obtivesse uma madeixa de fios que, embora limpos, ainda não se encontram totalmente soltos. Pois soltar essas fibras é trabalho para outro instrumento.

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