terça-feira, dezembro 25, 2007

A tradição já não é o que era....

Pois é, a tradição já não é mesmo o que era!
Tirei esta fotografia ontem no Adro da Igreja e, como se pode ver, à hora em questão não se via vivalma a aquecer-se. Será por não ter havido Missa do Galo? Ou será que a Fogueira de Natal já não desperta os sentimentos de outrora?

(P.S. Infelizmente a foto saiu tremida mas sempre dá para ter uma ideia!)

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigado pela foto faz lembrar velhos tempos pena nao poder estar presente,feliz natal.

Anónimo disse...

Como poderá a tradição continuar,se as florestas cada vez ardem mais?
Mas, pelo que vejo na imagem, não foi por falta de troncos que junto da fogueira falta o calor humano.Pois é, o espírito de Natal de outrora vai-se perdendo com o progresso.Junto da fogueira(após a missa do Galo), reuniam-se as pessoas, aquecendo-se no mesmo calor, iluminadas pela mesma luz, conversando, murmurando, rindo, enfim,convivendo... Presentemente, cada um "olha para o seu umbigo"...
As novas tecnologias vieram alterar em parte, os hábitos e costumes de todos nós, e as relações pessoais vão sofrendo significativas alterações, reflectindo-se na perda de muitas tradições.
É pena a juventude deixar morrer muitas das tradições dos nossos antepassados... A desertificação,a ausência de incentivos à permanência dos jovens à terra natal, contribui para tudo isto, para além do desinteresse total de muitos.
Já falei demais; resta-me desejar a todos um Ano Novo cheio de progressos.