sábado, abril 21, 2007

Se as árvores falassem

Correio do Leitor enviado por "Joaquim Até Ver"

No últimos anos os nossos autarcas, não sei se contagiados com os maus exemplos que por aí abundam, elegeram o Fernando a podador-mor, quiçá orientado por algum capataz licenciado na Independente em “Copas mal formadas e gomos adventícios.”

Um dos plátanos que está junto à fonte da Eira tem os dias contados e os outros não vão ter melhor sorte. As árvores excessivamente podadas ficam quase sempre deformadas e susceptíveis a podridões.

No lameiro da ribeira, as podas praticadas contrariam a forma natural das árvores, e jamais veremos a exuberância e esplendor dos “prunus serrulata” e “liquidambar styraciflua”, algumas das espécies ali existentes.

____________________________________________

Seguem-se alguns excertos do texto "Se as árvores falassem"*, da autoria do Dr. Francisco Coimbra, e que é uma lição sobre as árvores no ambiente urbano.:

«As árvores que dignificam as nossas praças e avenidas e embelezam os nossos jardins e parques são um elemento essencial de qualidade de vida, autênticos oásis no "deserto" que são tantos dos nossos espaços urbanos actuais. E, no entanto, é por demais evidente a ainda quase absoluta ausência de sensibilidade para o papel da Árvore em Meio Urbano. (...)

De facto, é inacreditável como certos preconceitos sobre a poda de árvores ornamentais estão arreigados nos responsáveis pela sua gestão e manutenção. É frequente ouvirmos dizer, como justificação, que as "podas" radicais, ou "rolagens", rejuvenescem e fortalecem as árvores, ou que são a única forma económica de controlar a sua altura e perigosidade... quando, na verdade, devia dizer-se de uma poda o mesmo que de um árbitro: - tanto melhor quanto menos se der por ela! (...)

1. A poda drástica rejuvenesce a árvore?- NÃO! (...) O facto de, após uma operação traumática, as árvores apresentarem uma rebentação intensa - como tentativa "desesperada" de repor a copa inicial - não significa rejuvenescimento, mas sim um "canto-de-cisne", à custa da delapidação das suas reservas energéticas.(...)
2. Fortalece-a? - NÃO, a poda radical é um acto traumatizante e debilitante, uma porta aberta às enfermidades. (...)
3. Torna-a menos perigosa? -NÃO, estas "podas" induzem a formação, nos bordos das zonas de corte, de rebentos de grande fragilidade mecânica, pois têm uma inserção anormal e superficial no tronco. (...)
4. É a única forma de a controlar em altura? - NÃO, a quebra da hierarquia -que estava estabelecida entre os ramos naturalmente formados - permite o desenvolvimento de novos ramos de forte crescimento vertical, mas agora de uma forma desorganizada e muito mais densa! (...)
5. É mais barata? - NÃO, se a gestão do património arbóreo for pensada a médio e longo prazo! (...)»

Bem, e melhor que o Professor Gonçalo Ribeiro Telles, ninguém o poderá expressar:

«Qualquer supressão de que resulta um aspecto definitivamente mutilado da árvore deve considerar-se inadmissível visto comprometer definitivamente a finalidade estética da planta ornamental. É preferível nesse caso a supressão pura e simples do indivíduo. Apenas se exceptuarão os casos raros de indivíduos ligados a factos históricos ou quando se pense que seja possível uma reconstituição aceitável da planta.
Normalmente os cortes devem fazer-se de modo a não se notarem. O maior elogio que se pode fazer a um podador de árvores ornamentais é que não se perceba que a árvore foi podada. A forma da árvore é perfeita e portanto não é necessário corrigi-la no sentido estético nem fisiológico.»

«Se não há espaço para a árvore é preferível plantar só o arbusto, ou mesmo só a flor e não contar depois com a tesoura para manter com proporções de criança o gigante que se escolheu impensadamente.»

in "A Árvore em Portugal" de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles (Assírio & Alvim, 1999. 2ª ed.) p. 161

6 comentários:

Anónimo disse...

E quand vireinds a valetas in paraleles asmintedas, atão é q´inds fker pasmeds. Mesm à alfrepidesca!
Esperaind que log veinds!

Anónimo disse...

No calor de Eleições e das promessas eleitorais , com o argumento que o pólen fazia mal a uma ”apoiante”, lá se abateu um dos plátanos que estava ao fundo da Quelhinha.
A tacanhez e ignorância estão agora a liquidar os restantes a coberto de podas inúteis e já o Verão vai adiantado quando se beneficia da sua sombra.
No Verão as poucas árvores que estão nos taludes da estrada para o Ourondo bem anseiam por uma pinga de água mas parece que só chega para um “ jardinzeco” que está no Chão do Moinho.
Muita sede passam também as árvores do lameiro da ribeira com a água ali tão perto.

E o jardim da Igreja?
E o jardim da capela de Santo António ?
E as árvores do recinto do anjo da Guarda ?

Triste sina a nossa.

.

poemas sobre as árvores
_______________________________________________________________________________


Cada árvore é um ser para ser em nós


Cada árvore é um ser para ser em nós
Para ver uma árvore não basta vê-a
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscente
uma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

António Ramos Rosa

Anónimo disse...

No Paúl cortaram o plátano vitima de embate de condutor descuidado, para não dizer outras coisas (com todo o respeito pelas familias), mas por que carga de água foi a árvore cortada?

Anónimo disse...

Cambada de broncos.
Amputaram os nossos plátanos e agora com os paralelos aplicados com cimento que água chegará às raízes ?

Estamos entregues aos bichos

Asno disse...

Bem, eu não diria paralelos aplicados com cimento...Por acaso também constatei, mas diria mais cimento. Não existe qualquer paralelo! A não ser quem aplicou o cimento ou deu orientação para tal aberração. Esses sim os verdadeiros paralelos!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

A existência de blogues que denunciam este tipo de situações é um primeiro passo para mudar esta situação...que é difícil de mudar, não apenas pela ignorância dos que nos governam, mas porque estas "podas" são aceites pela maioria da população:
- Por vezes por "bons "motivos, ou seja, porque acreditam que estas fazem bem às árvores (embora na realidade estas vão provocar a morte lenta da árvore);
- Outros por pura maldade e estupidez: porque as árvores lhes tapam a vista para a marquise do vizinho; porque os pássaros lhes sujam os carros; porque as folhas entopem as sarjetas...enfim, tudo serve de desculpa...

Já agora, para desmistificar a questão das alergias... a poda das árvores aumenta a floração das mesmas, logo a produção de pólen! Além de que as plantas que provocam mais alergias são as gramíneas, como os cereais, mas ainda ninguém ponderou a hipótese de se deixar de plantar o centeio e o trigo!

Acresce que por vezes as árvores são mal escolhidas na hora de serem plantadas; ou então, plantam-se demasiadas para o espaço existente; é a tradicional falta de planeamento à portuguesa!

Continuem a denunciar esses atentados e a fazer ver às pessoas porque estão erradas.