segunda-feira, abril 30, 2007

Adeus Acenssão...!


O sorriso de boa disposição estampado no rosto era uma constante, apesar de uma vida inteira de trabalho árduo do campo, a caminho do Cascalhal com o T´xquim dos Bigodes e finalmente já mais só no seu lar e no quintal que deixou semeado e também, uma companhia aqui em casa.

Até estranhava quando não ouvia a Acenssão subir as escadas acima e me perguntar: “Tão a tu mãe?” ou "Amanhã quero um burlhão!"

Uma mulher admirável, “desembaraçada” e inteligente! Duvido que haja alguém da mesma idade em Casegas e com o mesmo “desembaraço” e inteligência. Ultrapassava os mais adversos problemas sozinha…lembram-se do post do Almocreve(Clique para relembrar)? Ela metia-se no autocarro, ia à ”Câmbra”e ao urbanismo e vinha de lá toda contente, que era lá bem tratada…quando não conseguia resolver qualquer coisa cá, lá ia ela, metia-se no autocarro para fazer frente aos “engravatados”.

Vou ter saudades de quando vinha aqui para o meu lado para lhe mostrar o blog e trazer fotos para o post do seu também falecido T´Xquim dos Bigodes (clique para relembrar) ou só para dizer <<ó Ri Jorge, manda lá um “meil” pó meu Zé para o Canadá…>>.

Foi-se esta semana, teimosa e bem disposta e apesar dos problemas de coração, morreu a trabalhar até ao último dia. “Teve uma morte santa”, como diz o povo, não deu trabalho a ninguém, antes pelo contrário, sempre voluntariosa!

Adeus Acensão e obrigado pela tua humildade, boa disposição e companhia…

O funeral realizar-se-á amanhã, Segunda-Feira...

Eu, como sempre, não a irei acompanhar, prefiro ficar com a imagem dela aqui ao meu lado, a querer que lhe mostrasse sempre mais da “Intrenet” e do blog…

Até sempre companheira!

3 comentários:

Anónimo disse...

Era boa mulher...Vai descansar em paz certamente!!

Anónimo disse...

Nutro grande carinho e afecto pelas MÃES de Casegas.Foram pessoas sofredoras, porque a vida não foi fácil, nomeadamente, para elas. Além de terem de colaborar e cooperar com os maridos no amanho da terra essas Mães ainda tinham a seu cargo a educação dos filhos. Eram elas que cuidavam mais de nós conjuntamente com os nossos avós. E que grande educação nos deram ... Sei que o Txquim dos Bigodes e a Acenção não tinham filhos. No entanto a Acenção nunca deixou de ser uma grande Senhora. Era muito amiga da minha mãe e os meus pais sempre a consideravam muito. Era pessoa humilde e por isso eu tinha grande respeito por ela. Ultimamente foi várias vezes ao meu encontro quando sabia que eu estava em Casegas .Apenas pedia para a ajudar a tratar de problemas burucráticos na Covilhã.Sabem que as reformas destas pessoas,as que mais trabalhavam, eram e são uma miséria.
Da última vez que falou comigo, apenas queria que a ajudasse a tratar da burocracia para fazer a escritura de venda de um terreno. E lá lhe expliquei tudo... Mas como tinha que fazer a habilitação de herdeiros por morte do Ti Xquim lá lhe tentei dizer os passos que tinha que dar. E escrevi-lhe num papel.
Nunca pensei que, sozinha e com os papéis cozinhados por mim, conseguisse tratar de tudo.
Uns tempos depois quando voltei a Casegas, foi ter comigo, muito sorridente. O que eu pensava ser difícil de transpor, face á sua idade e á sua solidão, ela conseguiu. Fiquei estupefacto e maravilhado por ter sabido que ela tinha conseguido tratar de tudo, com base na cábula que lhe arranjei. Fiquei muito contente por saber que era pessoa muito desenrrascada.
Recordo este último episódeo com a Acenção.
Obrigado Acenção pelo teu sorriso de contentamento e pela toda a tua Bondade.
Adeus ... ... ... ...

Anónimo disse...

Fiquei com lágrimas nos olhos ao ler esta notícia,apesar de não ter tido uma ligação muito estreita com ela.No entanto os poucos anos que com ela convivi,deu para perceber que era uma pessoa integra,simples,muito fiel às suas crenças e princípios.
Por tudo isto,era uma Grande MULHER!
Descansa em Paz!